TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de aula

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DA AULA – 04:

  1. Na atuação docente, penso ser importante e necessário refletir sobre esta citação de Paulo Freire:

“Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos? [...] Preciso, agora saber ou abrir-me à realidade desses alunos com quem partilho a minha atividade pedagógica. Preciso tornar-me, se não absolutamente íntimo de sua forma de estar sendo, no mínimo, menos estranho e distante dela”. (FREIRE, 2003, p. 137).         (Valor = 1.5)

        Nesse sentido, elabore um texto de 15 linhas argumentando como o professor que atua na EJA poderá desenvolver sua metodologia de trabalho.

- lembre-se de elaborar o texto de acordo com a sua compreensão sobre o assunto estudado. Se for fazer citação teórica do guia de estudo ou outro material pesquisado, faça de acordo com as normas da ABNT.

Resposta:

A formação de professores para a EJA é essencial para que haja uma educação de qualidade, pois somente desta maneira o educador será capaz de elaborar didáticas que resultem bons desempenhos em sala de aula, garantindo a permanência desses alunos na escola. Mostrando-os a importância de continuar seus estudos, a fim de que se tornem cidadãos críticos e reflexivos para que possam interagir de forma participativa na sociedade. A necessidade de metodologias diferenciadas voltadas para esta modalidade de ensino é essencial para que ele garanta a permanência desses alunos na escola. Usando técnicas e recursos que os façam sentir parte desse novo mundo, o mundo de conhecimentos e oportunidades. A prática da interdisciplinaridade é uma técnica que pode contribuir para esse objetivo, visto que relaciona os conhecimentos de áreas distintas de uma forma global. Cabe ao professor, estimular esses alunos a reconhecerem na educação a ponte para a liberdade, para seu desenvolvimento intelectual perante a sociedade. O educador deve obter recursos didáticos adequados a realidade desses educandos. O conhecimento que o educando traz de fora da sala de aula é importante para o seu aprendizado quando relacionado com o conteúdo de modo a torná-lo crítico e reflexivo na sociedade, considerando tanto sua comunidade em sua volta quanto o mundo como um todo. Trabalhar na EJA, assim como em qualquer outra modalidade de ensino, requer preparação. O professor precisa refletir sobre sua prática educativa e buscar por novas perspectivas de ensino e aprendizagens.

ATIVIDADE DA AULA – 05:

1. Alfabetizar ou letrar pessoas jovens ou adultos ou qualquer outro educando(a) está relacionado com a forma de planejamento e metodologia desenvolvidas nas aulas, procurando proporcionar não somente a alfabetização do código linguístico para decifrar as palavras da escrita e da leitura, mas que possa, ir além dessa perspectiva reducionista de ensino. Ou seja, um contexto tradicional sem ter a reflexão, para um ensino crítico e contextualizado, capaz de codificar as letras de forma significativa / reflexiva / letrada.                                                 (Valor = 2.0)

  1. Desse modo, cite uma atividade específica que caracterize o processo de alfabetização e outra atividade que caracterize o letramento para ser desenvolvido em turmas de EJA.

Resposta:

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento o, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

*O alfabetizado conhece as letras, o alfabeto. Sabe ler, escrever e copiar.         

Atividade: Organizar as sílabas e formar palavras, exemplos....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com