TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto político pedagógico

Seminário: Projeto político pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB 9394/96, Diretrizes, PCN, etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a instituição se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da instituição.

1 Introdução

Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil e o papel do professor dentro desse espaço lúdico, que pode desempenhar uma função importante para o resgate de atividades lúdicas para as crianças, proporcionando atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual e social das crianças.

Para realizar este estudo foi realizado uma entrevista com uma criança que pode nos revelar o seu ponto de vista sobre a brinquedoteca, e o que isto representa para ela. Após às respostas obtidas, foi possível fazer uma análise e perceber o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino, e a contribuição dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança.

Porque nada mais motivador para a criança aprender do que brincando, podendo explorar sua imaginação, desejo, possibilitando o descobrimento de si mesmo, de suas capacidades.

2 Desenvolvimento

Brincar é fundamental para criança se socializar, é pelo que nós chamamos de brincadeira, que a criança aprende a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre as pessoas e os pepéis que assumem; é através da brincadeira que o ser humano aprende as regras e princípios de vivencia social.

Em outras épocas, e durante muito tempo, o brinquedo foi visto como atitudes de lazer, que poderia ser nocivo à moral, e à formação de um adulto íntegro. A criança era vista como "miniadulto" ou "adulto em miniatura". Não havia o reconhecimento da imaginação, da criatividade e das curiosidades como elementos da infância.

Hoje, o brincar é resgatado na escola como um instrumento facilitador do professor no processo de ensino-aprendizagem. O brincar infantil é tão importante que se tornou um direito da criança adquirido por Lei.

A Declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1956), em seu princípio VII, ao lado do direito à educação, enfatiza o direito ao brincar:

“A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.” (ONU, 1959).

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza no seu artigo 4:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária. (BRASIL, 1990).

E, no Artigo 16, parágrafo IV, reafirma especificamente sobre esse direito: “O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se.” (BRASIL, 1990).

Apesar de estar comprovado por vários estudiosos que o brincar contribui de forma significativa para o desenvolvimento infantil e ser um direito da criança adquirido por lei, esta atividade está sendo tirada das crianças .

O que podemos perceber atualmente é que muitas crianças são privadas desse direito, às vezes por terem que trabalhar para ajudar no sustento da família, outras vezes, pela a falta de tempo dos pais que trabalham em tempo integral, deixando os filhos aos cuidados de outros que não tem a preocupação com o que os mesmos estão preenchendo o seu tempo livre. As crianças passam muitas vezes o período que não estão na escola na frente da TV, games, computadores, etc.

Ao chegarem à escola, normalmente se deparam com salas de aula numerosas, na qual a professora tem que dividir seu precioso tempo com vários alunos, ao saírem para o recreio tentam aproveitar ao máximo este tempo tão esperado, entre a refeição e as brincadeiras, quando voltam para sala de aula estão ainda mais agitados. Voltando se para essa realidade comum do dia a dia destas crianças, nota se que estão carregadas de energia que precisam ser extravasadas.

A intenção com a brinquedoteca escolar é proporcionar um espaço de qualidade para que o lúdico faça parte do desenvolvimento dessa criança; para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser crítico reflexivo.

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, quando uma criança brinca, ela entra em contato com suas fantasias, desejos e sentimentos, conhece a força e os limites do próprio corpo e estabelece relações de confiança com o outro.

Ao questionarmos uma criança de dez anos, em relação à brinquedoteca obtivemos a seguinte resposta:

A brinquedoteca é uma sala na escola onde as crianças brincam com brinquedos. Na minha escola onde eu estudo tem uma brinquedoteca, mas eu cho que lá deveria ter brinquedos que as crianças gostam e a gente poderia ficar mais tempo, a professora leva a gente só uma vez na semana e pouquinho tempo ainda, algumas vezes, quando estamos de castigo, agente fica na sala de aula. Tem muitos brinquedos: tem peças de montar, jogo de xadrez , boneca, carrinho, bonecos de animais, mas a maioria estão muito quebrados (Jonathan).

Ao analizarmos esta resposta podemos perceber que nem sempre as pessoas que atuam por meio de brinquedos e jogos estão seguras quanto ao papel que devem desempenhar. Em algumas instituições, o brincar é, muitas vezes, desvalorizado em relação a outras atividades, consideradas mais produtivas. A brincadeira acaba ocupando o tempo da espera,do intervalo. No entanto, valorizar a brincadeira não é apenas permiti-la, é proporcionar momentos agradáveis para as crianças.

A brinquedoteca deve ser um ambiente acolhedor, instigante, interessante, convidativo, deve ser preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de jogos, brinquedos, atividades lúdicas e brincadeiras que, possibilitam o desenvolvimento educacional e social das crianças por meio de atividades lúdicas e brincadeiras.

As crianças podem escolher o que querem fazer na brinquedoteca ou participar de propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com