TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas participativas de pedagogia e trabalhador social

Projeto de pesquisa: Práticas participativas de pedagogia e trabalhador social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO.

Nesta ATPS a equipe analisou á importância do Serviço Social na sociedade nos dias atuais, em um segundo momento foi enfatizado as definições de Filantropia e Assistencialismo e quais suas relações com o Serviço Social.

Outro momento foi discutido á questão do mercado de trabalho do Assistente Social, e por ultimo foi abordado um estudo aprofundado em ralação da demanda, espaço de trabalho, quais os desafios que essa área nos proporciona.

A pedagogia da Participação e a Prática da Assistente Social.

O Serviço Social brasileiro, nesse sentido busca-se resgatar a força de pensamento desde ator italiano no “fazer”, nesta profissão á partir do que expressa a litera0. Quando Gramsci passa a ser um marco teórico no exercício profissional do serviço social, assim, a perspectiva socioeducativa assumida pelos profissionais do Assistente Social. Ea, analise do estatuto do Serviço Social na sociedade contemporânea tem sido feita a partir de três ângulos deferentes no interior da tradição marxista.

Um projeto da pedagogia e emancipatoria e o Serviço Social.

O Serviço Social um poder independente das instituições da agencias com base em um conhecimento técnico cientifico e um conjunto de valores que identifiquem á vida. O Assiste Social tem a função de modificar a forma de atuação em decorrência de demandas que lhe é colocada e da necessidade de responder as exigências e as tradições da sociedade.

Perfil Pedagógico da ajuda ligado às ações do Serviço Social.

O perfil que o Assistente Social possui na atualidade é uma soma das experiências que os outros profissionais das áreas observam ao longo de pouco mais de um século. Hoje vando em consideração á demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder as as contradições da sociedade capitalista.

A ação em prol de pessoas que necessitam de alo trabalho do Assistente Social consiste em provocar transformações no cotidiano para promover resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo a união das dimensões instrumental técnica, política, pedagógica e intelectual da intervenção profissional. A política de saúde é toda ela permeada pelas expressões do controle social, seja exercido em favor do Estado ou em favor da sociedade. A prática profissional do assistente social também passou por um movimento similar, uma vez que a profissão surgiu demandada pelo capitalismo para intervir junto aos trabalhadores de maneira a difundir e fortalecer a ideologia dominante e, atualmente, se mantém, ainda que reproduzindo as contradições próprias do sistema capitalista, como profissão que atua sob a ótica da garantia de direitos à classe subalterna, intervindo na realidade para que se execute o que está posto em lei. A importância das práticas de controle social por parte do assistente social na sociedade contemporânea vai muito além da execução de demandas postas, significa alcançar um patamar em que o fazer profissional ultrapasse a mera demanda institucional e atinja um nível em que a participação cidadã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com