TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  21/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia

 A psicologia trata-se do estudo do comportamento e como o homem e o seu bem-estar são os interesses principais desta ciência, é do comportamento humano que se tratará aqui.

As histórias de vida caracterizam-se por vários processos de desenvolvimento físico e mental. Estes desenvolvimentos podem encontrar, em sua trajetória, diversos fatores favoráveis e desfavoráveis. Recebem influências dos variados grupos sociais, o estudo da psicologia constitui-se, no interesse do conhecimento das funções psicológicas básicas, no interesse de saber como estas funções se desenvolvem, no interesse de saber o que é facilitador ou impeditivo deste desenvolvimento, no interesse de saber como propor tratamentos para os fatores impeditivos do desenvolvimento em todas as fases da nossa vida.

 No caso da psicologia do desenvolvimento, é preciso que se entenda como as questões relacionadas ao desenvolvimento humano foram tratadas no passado, como elas evoluíram para que possamos tomar decisões a respeito de perspectivas futuras.

A psicologia está interessada pelo ambiente onde vivemos, pela organização da nossa vida e cidade, por nosso desempenho na escola e perante a sociedade, pelo modo como os professores desenvolvem suas tarefas, pela nossa escolha profissional, pelo nosso relacionamento com a família e com os amigos, pela nossa adaptação e satisfação profissional, e pelos nossos desapontamentos e frustrações. O campo da psicologia é muito vasto.

Uma maneira de entender o amplo campo da psicologia é saber as diferenças de suas duas grandes tradições: o interesse em saber o que é a nossa mente, a nossa capacidade de conhecer, e a outra é o interesse em saber como e porque somos diferentes uns dos outros e respondemos de modos diferentes as influências ambientais que nos cercam no nosso dia-a-dia. Por exemplo, Por que uma criança vai para a escola e aprende as lições com a maior facilidade e outra apresenta uma grande dificuldade no seu aprendizado?

A Psicologia é uma ciência que procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro.

Bibliografia: 

A múltipla irrupção da psicologia- Arthur Arruda Leal Ferreira

Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva

Histórica- Márcia Elia da Mota

Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia1 - Lenita Gama Cambaúva, Lucia Cecilia da Silva, Walterlice Ferreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com