TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Acadêmica: Andressa Siqueira de Oliveira ( 465643 )

        Profº Alelis Izabel de Oliveira Gomes        

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia ( PED 0543 ) – Psicologia da Educação e Aprendizagem

05-11-2012

RESUMO

A psicologia é a responsável por conhecer e compreender o ser humano, em todos os seus aspectos e a todo o instante, pois o ser humano está em constante transformação. Estudaremos sobre a Psicologia na Educação e os fundamentos dessa disciplina, uma visão histórica da área, suas teorias e conceitos e a Psicologia na Educação na realidade Brasileira e seus limites e dificuldades enfrentadas.

Palavras-chave: Uma visão histórica da área. Psicologia na Educação. Psicologia na Educação na realidade Brasileira.

1 - INTRODUÇÃO

A palavra psicologia é de origem grega, e quer dizer Estudo da Alma. A ciência do comportamento humano. A psicologia tem como função compreender e entender o ser humano e o funcionamento de sua mente, com o tempo passou a ser chamada de ciência que estuda o comportamento do ser humano em todos os seus aspectos.

A psicologia da educação estuda o psicológico dos problemas do dia-a-dia na educação, e tem como o proposito estudar as mudanças que acontece com os seres humanos que participam das atividades educacionais, e auxilia a todos que estão à volta do aluno para que ele tenha um melhor rendimento. A psicologia na educação não atende somente nas escolas onde os alunos irão aprender, mas também nos lugares onde ela convive com outras pessoas e se modifica através do ambiente em que está.

Hoje a psicologia é vista como um apoio aos professores, coordenadores e todos que estão ligados a educação, pois ela os auxilia a ter um melhor rendimento com os alunos, ajudando na elaboração de trabalhos que ajudem a eliminar a dificuldades que alguns alunos tem em alguns matérias. A psicologia tenta auxiliar no aspecto mental e emocional do aluno, fazendo com que ele descubra suas habilidades e aprenda a lidar com suas dificuldades.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 UMA VISÃO HISTORICA DA ÀREA

A psicologia surgiu através da filosofia e das ciências naturais, pois a filosofia procurava decifrar o funcionamento da mente, as ciências naturais tentava compreender os mecanismos corporais que eram conduzidos pela mente. O primeiro indício da psicologia foi a adoção de um método cientifico, que foi usado para tentar resolver os problemas psicológicos. O primeiro laboratório de psicologia do mundo foi criado por Wilhelm Wundt, em 1879. Em 1892 foi criada a APA, Associação Psicológica Americana. Daí então foi surgindo os primeiros conceitos da psicologia, o primeiro foi Ciência do Comportamento, pelo psicólogo William McDougall.

A Ciência quer dizer conhecimento, e a palavra Psicologia quer dizer o estudo da alma ou espirito, sendo assim Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais. A psicologia em geral tenta determinar o objeto, os métodos que são usados no estudo e os princípios gerais.

Já a Psicologia da Educação surgiu nas primeiras décadas do século XX, através da necessidade de um profissional que pudesse auxiliar a comunicação e entre a psicologia e a educação.

2.2 PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A psicologia da educação tem a função de estudar os processos de ensino e de aprendizagem, tentando entender e compreender a mente do aluno.

Segundo Anastácio Silva (2003),

[...] a psicologia da educação se define como uma ciência que estende o conhecimento psicológico ao entendimento do processo educativo do individuo e do trabalho escolar; ela se constitui em um campo de conhecimento que direciona sua produção para a investigação das condições educativas ligadas ao desenvolvimento do ser humano ( p. 2 )

Como o proposito da psicologia é contribuir para o progresso da humanidade, um dos primeiros campos que a psicologia achou como contribuir foi na área da educação, onde ela ajudaria a se formar seres humanos que soubessem e intendesse sua própria mente, e que pudessem proporcionar um bom rendimento escolar e assim contribuir com o progresso da sociedade.

Através da psicologia da aprendizagem, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia das diferenças e a psicometria, a psicologia da educação atingiu seu estatuto cientifico. O estudioso da psicologia da aprendizagem americano Thordinke, dizia que as propostas educacionais tinham que ser baseadas nos estudos das pesquisas científicos. O estudioso Claparède dizia que a pratica pedagógica devia estar baseada nos conteúdos sobre o desenvolvimento humano, através dessa ideia se fez a base para a constituição da psicologia do desenvolvimento. Por fim a psicologia das diferenças e a psicometria era a união do estudo e da medição das características humanas, ajudando a educação com técnicas para serem aplicadas nos alunos pra o reconhecimento das capacidades deles.

Para Goulart (2000) o especialista em psicologia educacional, estava preocupado com o futuro da educação, segundo ele jamais seria possível melhorar a educação se as disciplinas relacionadas à educação fossem descaracterizadas:

[...] A psicologia da educação compreende, pois, a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente a educação e a investigação de problemas relacionados a pessoas sob ação educativa. (GOULART, 2000, pg14).

A psicologia escolar surgiu para compreender o porque certas crianças tinham alguns fracassos no sistema escolar, então surgiu outras disciplinas interligadas para auxiliar como a psicopedagogia que surgiu para ajudar no tratamento de algumas dificuldades de aprendizagem especificas.

Hoje tanto o psicólogo como o psicopedagogo pode atuar como pedagogo e vice versa, pois as disciplinas estão interligadas uma a outra e são utilizadas como especializações uma das outras.

2.3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA REALIDADE BRASILEIRA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com