TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Vigotski

Lev Semenovich Vigotski, nasceu na União Soviética, logo após a Revolução de 1917 e a teoria Marxista. Tornou-se referência na Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Social, e para a Educação.

        A teoria de Vigotski é fundamentada na Psicologia que estuda o homem e seu mundo psíquico, tendo como característica hábitos de vida que o homem possui ao longo de sua existência. Atualmente, o estudo do mundo psíquico fica impossibilitado de ser realizado, pois o mundo está ligado ao mundo externo “mundo material”, não conseguindo separar um do outro, pelo fato de suas necessidades, emoções e desejos serem frequentes, com o objetivo de serem realizadas.

        Quando o indivíduo satisfaz suas necessidades, surgirão novas necessidades que terão que ser satisfeitas. Sendo um ciclo de transformação constante de necessidade e atividades, [...” Esse processo histórico é construído pelo homem e é esse processo histórico que constrói o homem”].

        O homem autônomo não é aceito na Psicologia Sócio Histórica, pois defende que o indivíduo se desenvolve ao longo de sua vida, com relações interpessoais e através da sua atividade instrumental, as ações de cada indivíduo são definidas pela forma de organização da sociedade.

        O homem só pensa, age ou toma atitudes, porque há alguma situação ocorrendo no momento, deste modo o pensamento e a linguagem andam de mãos dadas. A linguagem é o fator principal na formação do indivíduo, dando origem na formação social, e sendo modificado constantemente, pois ela é mediada por emoções, sentimentos e significados.

         A cultura está ligada no desenvolvimento humano, o indivíduo se desenvolve atuando na natureza com sua atividade, sendo assim a vida determina a consciência do homem, e as mudanças de cada indivíduo ocorre através das condições sociais da vida.

         A aptidão do homem está relacionada ao fato de ter a capacidade de desenvolver várias aptidões, esse desenvolvimento só é obtido através da relação com o outro, pelo contato com a cultura e as atividades desenvolvidas neste meio. Quando há mediações das elações sociais e das atividades desenvolvidas, o homem se individualiza, tornando-se homem, desenvolve suas possibilidades e significa seu mundo.

        A subjetividade é uma ponte que integra o interno e o externo, sendo “neutra” , como dimensões de subjetividade, o interno e o externo se integram e desintegram de várias formas.

        Concluímos que, para a Psicologia Sócio Histórica conhecer o indivíduo, é preciso conhecer o seu mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com