TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

As contribuições do jogo na educação e desenvolvimento das crianças.

Os jogos constroem uma forma interessante de aprendizado, são usados como recurso pedagógico não apenas na matemática, mas em várias disciplinas, como fonte de recursos didáticos para resolução de situações problemas que envolvem valores como, respeito, paciência, amizade, cooperação, ganha e perda, e etc. Assim, permitem que sejam abordados de forma atrativa que favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. As situações - problemas exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilita a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas, pois se trata de um jogo, onde todos os participantes estão envolvidos e posicionam seus sentimentos e anseios, nas atitudes propostas no jogo. Destaca-se o desafio como alternativa para incentivar a criança a buscar soluções diferentes dentro de um problema matemático, levando-o a ultrapassar e vencer seus limites. Os Jogos sempre despertam curiosidades na maioria das pessoas quer pela simplicidade de suas regras quer pelo desafio de descobrir a melhor maneira de vencer o jogo.

 

Conforme Piaget (1984, p. 44),
 
O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade.
 
Friedman (2000, p. 41)
 Considera que “os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e internacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo”.

 Jogos interativos e suas características:

[pic 1]

Alguns pesquisadores e educadores utilizam jogos e ou brincadeiras para divertir e desenvolver habilidades dos seus alunos. Muitos alunos são introvertidos e possuem dificuldade de falar em público, brincadeiras em conjunto os ajudam a melhorar o convívio com as outras pessoas e colegas de sala.

Algumas brincadeiras como xadrez e damas desenvolvem o raciocino lógico matemático e até mesmo estratégico, já que, além de mover as suas peças, o principal truque do jogo é saber com uma margem de erro, onde o seu adversário vai mover a peça.

Atividades que estimulam as crianças a correr podem ajudá-las a se tornar menos ociosas, uma vez que a humanidade está ficando cada vez mais sedentária e até mesmo obesa, casos que já vem desde a juventude.

Os jogos não devem se tornar o único meio de aprendizado, no entanto, eles são sim uma válvula de escape para alunos que possuem dificuldade de aprender a matéria da maneira “convencional”. Fazendo-os se exercitar por meio de brincadeiras, aprender a memorizar, a fazer contas matemáticas, entre outras, são objetivos que se pode alcançar por meio das brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com