TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  24/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: Psicologia III

PROFESSORA: Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira/Lealce Mendes da Silva

TUTOR À DISTÂNCIA: Karla Daniely Marques Raimundo

TUTORES PRESENCIAIS: SILVIO RODRIGUES DE LIMA, MARCIA FERNANDES DA SILVA SANTOS

NOME: Rosania Goulart Ramos 13.1.9773

Qual a noção de sujeito apresentada pela psicanálise?

A psicanálise não estuda desenvolvimento afetivo ou emocional e sim a constituição do sujeito do inconsciente.

B) Reflita acerca dos impasses na aprendizagem escolar a partir do diálogo com a psicanálise.(Sugestão: O capítulo “A aprendizagem segundo Freud” do Texto 7: Freud e a Educação - O mestre do impossível discute o desejo de saber)

Freud vai além de descrever a qualidade do psiquismo e de que maneira o psiquismo funciona, ele concebe que há uma formula de funcionar nossa mente e que ela é determinante nas nossas ações, na nossa conduta e na nossa maneira de estar no mundo.  Freud mostra a complexidade o homem, a dificuldade de individuo encontrar soluções simples e lineares das questões e  impasses existenciais e que muitas vezes as possibilidades de saída deste impasse é o sujeito descobrir qual é realmente o desejo dele, as motivações que fazem ter certos impasses e ter certas tendências na vida.

Segundo o  texto Freud e a Educação - O mestre do impossível discute o desejo de saber, levanta questões importantes como a relação professor – aluno, surgindo assim alunos pensante, desejosos de saber, capazes mesmo de produzir teorias. Freud foi um mestre da educação que através de seus estudos e teorias abriu caminhos para uma reflexão sobre o que ensinar e o que aprender.

Muito focado nas suas pesquisas ele descobriu novos fatos sobre o inconsciente, a vida psíquica e o papel dos desejos, dos instintos. Destas descobertas nasceu uma ciência “a psicalise” uma parte da psicologia, como novo método de tratamento de neurose. Freud mostra que o homem não é transparente a sua própria consciência e razões. Muitos dos seus desejos e fantasias esta guardado no inconsciente, aquilo que não esta na consciência. O inconsciente é um espaço próprio do ser humano, formamos ideia que em cada individuo existe uma organização coerente de processos mentais o EGO. Ele representa a razão e o senso comum, um contraste com o IDE que contém as paixões.

Tudo que é consciente esta relacionado a percepção do que é interno e externo. Ide Traduzido do alemão è isso é um elementar estranho que não tem controle, já o EGO é representante do mundo externo da realidade. O super Ego também consciente seria a censura dos desejos e punções que sociedades e cultura impõem ao Ide impedindo de fato realizar plenamente os instintos

Também no texto Ego e o Ide de 1923, o ideal do super ego responde a todo que esperado da mais alta natureza do homem. À medida que uma criança cresce o papel do pai é exercida pelos professores e outras pessoas colocadas em posição de autoridades. Suas proibições e injuções permanecem poderosas no ideal do Ego e continuam sobre a forma de consciência a exercer a censura moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com