TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Sensibilidade

Delimitação do tema: Sensibilidade na Educação Infantil

Pergunta de Pesquisa: O que podemos aprender e auxiliar as crianças sobre a sensibilidade na fase infantil, dentro do contexto escolar?

A base para essa construção é considerarmos, enquanto educadores, que a criança ou o adolescente são dotados de inteligência e sentimento, que aprendem através do amor, do exemplo e pelas próprias experiências vividas seria a vinculação positiva entre ensinam-te, aprendem-te e objeto do conhecimento. Através dos valores humanos consegue-se aguçar os sentimentos dos educandos, a fim de trabalhar o desenvolvimento da sua autoestima, além de aprender que as outras pessoas também são dotadas desses mesmos sentimentos, nesse processo construtivo, pais e educadores devem respeitar a sensibilidade de cada sujeito, considerando que uns são mais sensíveis que outros, além de que a intensidade dessa sensibilidade pode variar numa mesma pessoa, dependendo do fato ocorrido.

Objetivo geral e Objetivo especifico:

Objetivo geral:

 A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz e criativo. O Sistema adotado favorece a reflexão tornando o aluno descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente modificando-o.  Assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

Objetivo especifico:

 Perceber se os professores da Educação Infantil utilizam ou não a sensibilidade como recurso pedagógico; Analisar se a qualquer tipo de sensibilidade contribui ou não para o Ensino aprendizado da criança; Descrever a interação aluno/ professor e aluno/ aluno se utilizado ou não como recurso pedagógico; Analisar qual contribuição que a sensibilidade causa na Educação Infantil. Portanto, de acordo com os autores consultados, desempenha um papel importante, na medida em que através dela, a criança pode expressar seus sentimentos e emoções, desenvolver acuidade e o senso artístico, percebendo-se como autores em um mundo que faça sentido, tornando-se assim, cidadãos capazes de manter com o mundo uma relação prática, sensível, afetiva, eficiente, solidária e feliz.

Metodologia da pesquisa:

Pesquisas bibliográficas:  

 Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998), Lima (2002) e Brito (2003). (Vygotsky, 1998, p 94)

Pesquisas de campo:          

O que parece-nos essencial na relação ensinar-aprender é que se reconheça a afetividade do aluno como uma dimensão inseparável, indissociável da inteligência, promotora de desenvolvimento, e que o educador tenha, ele mesmo, clareza de sua própria sensibilidade enquanto educador, considerado na função de professor ou de pai, ou seja, na condição de educador, em seu estatuto de adulto. Analisando e discutindo a realidade. Em um primeiro sentido, pode-se dizer que a sensibilidade intervém nas operações da inteligência; que ela estimula ou perturba; que ela é causa de acelerações ou de atrasos no desenvolvimento intelectual; mas que ela não será capaz de modificar as estruturas da inteligência como tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com