TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A Psicologia tem papel de grande importância no processo de aprendizado, pois por meio desta ciência o educador pode compreender o complexo processo do aprendizado e como ele se processa na mente humana.

O processo de aprendizado é único e demanda uma observação individual de cada indivíduo, de sua história e de sua capacidade de assimilação, compreensão e fixação daquilo que lhe é apresentado. O Homem é uma obra de arte individual lapidada ao longo de sua vida , obra esta que jamais se finda e é modificada diariamente com os conhecimentos que o mundo lhe oferece.

Cada ser tem dentro de si uma maior ou menor capacidade de compreensão e aprendizado, a habilidade de aprender, explorar, descobrir e compreender é individual e foi estudada pela teoria da atividade ou arousal. Cabe ao educador compreender o educando e buscar formas de estimulá-lo e adequar o conteúdo a realidade de cada grupo .

O aluno é responsável por uma parte importante no processo de conhecimento e aprendizado, ele é o artesão de sua própria obra. Para Piaget o princípio fundamental dos métodos ativos está na compreensão. Para ela compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção. O indivíduo por meio de sua ótica desconstrói o saber e o forma dentro de si de forma individual.

 

Nos anos 70 a teoria do aprendizado por descobrimento ganhou força. Nela o aluno busca por seus próprios meios o conhecimento .  A mente de cada ser é a única ferramenta responsável por sua compreensão e fixação do conhecimento por ele adquirido.

A Psicologia  analisa o aprender como aprendizado extrínseco e intrínseco. Eles são desencadeados por meio de motivação de mesma natureza.

A Motivação Extrínseca vem de motivação externa ao indivíduo, seja ela positiva ou negativa, ou seja, o indivíduo muda seu comportamento e suas ações com base no conhecimento adquirido para ser premiado por seu comportamento ou para não ser punido, castigado. A punição ou premiação serve como combustível motor para o desenvolvimento do ser. Este tipo de motivação tem um problema, a retirada do estimulo ou desestimulo de ação do indivíduo faz com que o mesmo deixe de agir da forma que se esperava, por seus atos são exclusivamente para ganhar ou deixar de ser punido por algum motivo e não pela mudança do comportamento, o que faz deste tipo de motivação um tipo volúvel onde o comportamento do indivíduo finda, findada a motivação.

A Motivação Intrínseca vem de uma motivação interna ao indivíduo, ela está relacionada com a forma do ser, dos interesses ou gostos de cada ser. Ela independe de motivação, temor de punição ou recompensa, a tarefa representa um interesse do indivíduo, como algo que seja de seu interesse ou gosto. A motivação está intimamente ligada a sua personalidade. Esta motivação é constante pois independe de qualquer fonte de estímulo ou desestímulo, seu fim é ela mesma e sua recompensa é a realização pessoal do indivíduo e a satisfação do dever cumprido

Rogers nos apresenta uma forma de ensino/ aprendizado que é o ensino não diretivo. Nesta forma o ensino está centrado no aluno. O Não diretivismo constituí uma linha de pensamento pedagógico onde são os alunos quem escolhem o que será objeto de seu estudo. Para este pensamento a intervenção adulta no processo de aprendizado limita a capacidade de escolha das crianças e retarda o amadurecimento das mesmas podendo por última consequência até mesmo acarretar problemas psicológicos nos educandos.

Diante das realidades apresentadas pelas correntes pedagógicas juntamente com o estudo da psique humana o educador pode adequar as teorias à realidade de seu educando. Não há uma receita mágica para se educar, cada caso é um caso e as vezes aquilo que é de grande valor para um aluno não servirá de incentivo à outro.

De toda forma a psicologia vem junto a pedagogia unir forças em busca do melhor resultado no processo de aprendizado e da evolução do ser Humano.


Teoria

Aspectos Conceituais

Contribuição para o âmbito da Educação

Verbal Significativa

Nesta o novo conhecimento adquirido relaciona-se com o conhecimento prévio do  indivíduo

As idéias novas só podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais. O educador deve buscar as fontes de conhecimentos primárias do educando para  sedimentar o novo conhecimento

Genética da Aprendizagem

Jean Piaget que busca explicar como se desenvolve a inteligência humana. Esta teoria é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Para Piaget o homem desenvolve sua inteligência e o exercício a aprimora. Assim a contribuição da teoria de Piaget na educação é que o educando deve ser constantemente estimulado e exercitado para que possa alçar voos mais altos na esfera do conhecimento.

Sóciocultural

Nesta teoria o aprendizado ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.

A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Os professores e adultos que fazem parte da realidade do  educando são de extrema importância no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com