TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação

Por:   •  18/10/2022  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

Fórum   -   Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem  

Questão B)  Quais são as relações, aproximações e/ou diferenças entre

a Psicologia e a Educação?

Resposta:  Para entendermos como estão relacionadas ou as diferenças entre a Psicologia e a Educação, vamos mencionar as definições de ambos de forma sucinta, sendo: a Psicologia o estudo científico da mente e do comportamento, em diversas áreas de desenvolvimento humano, clínico, social e processos cognitivos. E do outro lado, temos  a Educação que é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, para alcançar um determinado proposito. A princípio, existem certas semelhanças nos temas no que se refere  a extensão dos assuntos ou das vertentes, porem nós enquanto seres humanos num processo continuo de aprendizagem, consideramos esses estudos indispensáveis. O Fato é que não temos uma formula capaz de nos fazer sentir, identificar ou lidar automaticamente com determinadas situações ao ponto de resolvermos nossas questões emocionais, sem que haja ajuda externa ou autoconhecimento, logo: como poderemos entender e resolver os conflitos de outras pessoas?

A psicologia pode nos ajudar a responder esse questionamento, mediado por seus conceitos, um deles é a inteligência emocional. Por meio desse conceito podemos obter a motivação e a autoconfiança, acarretando em um aumento na competência profissional. Como resultado: temos a empatia, capacidade para sentir e entender as outras pessoas e nos permite ter uma boa coordenação em situação de conflito. Pensando por essa vertente, a Psicologia e a Educação estão diretamente relacionadas, porque para educar/ensinar, o mediador do saber, utilize-se de conhecimentos psicológicos e metodologias de ensino, para abordar o aluno e suas vivencias, somente após esse contato, é possível se fazer entender e transmitir o conteúdo. Promover o desenvolvimento psicológico permite que a escalada se perpetue com a aplicação de conhecimentos derivados de estudos e pesquisas realizados fora do âmbito escolar.

Entretanto, notamos que o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, também favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Esse favorecimento não faz da escola um elemento decisivo para esse desenvolvimento, pois apesar de reunir muitas e diferentes crianças num mesmo espaço, ela atua como facilitadora no momento de avaliar a aplicação de princípios psicológicos, contudo, é primordial conhecer à dinâmica da instituição de ensino.

Uma vez que a realidade escolar se torna conhecida, a Psicologia atua junto a Educação, atreves dos educadores, que não mais se  preocupam apenas  com a absorção de conteúdo pelos alunos, mas se propõem a entender as realidades e expectativas dos mesmos, ou seja , os educadores tornam-se estimuladores da afetividade e das reações emocionais construtivas e consequêntemente, a junção desses fatores ira propiciar melhorias na forma que instituição se apropria dos conhecimentos e os promove, culminando em  apoio  ao trabalho da equipe escolar, uma vez que, criatividade, curiosidade dos educadores serão  compreendidas como demonstrações esperadas no desenvolvimento infantil, abolindo a ideia arcaica de repreensão, trazendo um novo direcionamento. A psicologia se insere de forma concreta no campo da Educação, ela colabora com seus saberes e permite que todos envolvidos no processo, colham frutos de mudanças reais através da pratica de saberes unificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com