TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da educação

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2][pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                          PEDAGOGIA

LAURE ANNY BARROS SILVA MELO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

[pic 3]

Luís Eduardo Magalhães

2010

LAURE ANNY BARROS SILVA MELO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Psicologia da Educação I

Prof. Daniele Pedrosa Fioravante

Luís Eduardo Magalhães

2010

1) A partir de todo conteúdo estudado na disciplina, procure compreender os comportamentos de Pitú e Marquinhos. Procure situá-los nos períodos de desenvolvimento cognitivo de Piaget e indique quais as características principais do comportamento de cada um deles de acordo a estas fases.

      Marquinhos:

 operatório - formal (12 anos em diante) Estruturas cognitivas

 alcançam um nível mais elevado, construção da autonomia.

Marquinhos começa a descobrir seu corpo, esse modo de agir acontece no período operatório formal, ou seja a partir dos 12 anos, na maioria das vezes, os brinquedos são deixados de lado, porquê o indivíduo já está se reconhecendo pra uma nova fase de sua vida.

Pitú:

operatório – concreto(07 a 12 anos) .A criança é capaz de classificar, agrupar, tornar reversíveis as operações e pensar sob diferentes perspectivas.

Pitú ainda brincava, mas já tinha aprendido a pescar, nadar, fazer arapuca, soltar papagaio, etc.

Nessa fase a assimilação e acomodação ocorrem por meio de operações mentais e Pitú já assimilava e acomodava bastantes coisas, porém estava um pouco confuso em relação ao comportamento do seu irmão Marquinhos.

2) De acordo a Piaget, como deveria agir o professor de cada um destes personagens, de modo a propiciar a aprendizagem significativa em cada uma das etapas em que eles se encontram?

Esse é um difícil desafio que muitas vezes o professor em sala de aula enfrenta, mas o melhor é sempre abrir um espaço para o diálogo, tentando explicar esses novos acontecimentos que cada criança vai passar.

Tanto no caso de Pitú, como no caso de Marquinhos, provavelmente seria um professor já do Ensino fundamental (1º ao 9º ano), pois estas crianças já deveriam ter entre 07 e 15 anos.

O professor deve levar em conta as etapas da vida de cada um, as circunstâncias culturais, históricas e sociais e as experiências particulares de cada indivíduo.

Piaget estabelece fases para o desenvolvimento e diz que todo mundo  tem condições iguais para aprender.

No caso de Pitú, provavelmente o professor ainda deverá trabalhar com o concreto, pois, segundo Piaget, nessa fase a criança, não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar a abstração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com