TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da educação

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Behaviorista e Aprendizagem

A escola behaviorista e constituída por estudiosos que consideram a psicologia como a ciência do comportamento. Eles procuram compreender o comportamento para prevê-lo e ate modificá-lo, quando necessário.

A palavra correspondente a comportamento é behavior, sendo os psicólogos chamados de behavioristas. O primeiro psicólogo considerado behaviorista foi o cientista norte-americano John B. Watson, em 1912.

Quanto ao comportamento são conjuntos de reações ou respostas que um organismo apresenta ás estimulações do ambiente. Estimulo é qualquer alteração do organismo, eliciada por um estimulo.

Os behavioristas acreditam que só é possível conhecer os estímulos que atingem os organismos e as respostas que estes dão aos estímulos, e acham impossível conhecer experimentalmente os processos internos que fazem parte com que determinado estímulo leve a uma dada respostas.

A aprendizagem significa modificação de comportamento ou aquisição de novas respostas ou reações. Quando se fala em condicionamento de reações,menciona-se como fundamental o trabalho do cientista Pavlov com cães. Pavlov abria, em cada animal uma fístula próxima ás glândulas que permitia medir a quantidade de saliva produzida pelo cão.

Quando o cão recebia alimento, a secreção salivar era abundante. Pavlov  fez com que toda vez que o cão recebia alimento uma campainha soasse, pareando dois estímulos, som e alimento, após algumas refeições precedida do toque da campainha, Pavlov observou que os cães salivavam abundantemente só de ouvir o som da campainha, mesmo quando não recebia alimento. Esse reflexo aprendido ou adquirido Pavlov chamou de reflexo condicionado. Pavlov  descobriu que, assim como se estabelece uma resposta, pode-se também extingui-la, se a campainha continuasse tocando repetidas vezes , sem que o alimento aparecesse logo após, o animal deixaria de apresentar o reflexo salivar ao ouvir a campainha, portanto para que o cão continuasse a demonstrar reflexo salivar condicionado era imprescindível que o alimento surgisse ao mesmo tempo que o som da campainha.

O condicionamento em seres humanos foi estudado principalmente em crianças, e os autores empregaram a expressão resposta condicionada (RC). Watson acreditava que vários medos que os adultos apresentam foram adquiridos na infância, por condicionamento.

O condicionamento de respostas produz efeitos de longo alcance. Uma criança condicionada a temer problemas de matemática pode generalizar o medo a outras matérias, e talvez, ate a situação inteira.Pavlov observou que a resposta estabelecida por condicionamento pode ser extinta. Uma criança que temia animaizinhos, estava comendo, ela levou ao aposento um coelhinho engaiolado e deixou –o distante da criança, que continuou comendo olhando o coelhinho na gaiola, bem longe dela. Nas refeições seguintes, durante alguns dias, num processo muito gradual, o coelhinho engaiolado ficava cada vez mais perto, ate que a criança se aventurou  a tocá-lo procurando acariciar o animal.

O condicionamento é o resultado de estimulações simultâneas ou de duplas estimulações repetidas ou, ainda, de emparelhamento de estímulos. O condicionamento é a substituição de um estímulos primário, que de modo natural, elicia determinada reação(alimento) por outro antes indiferentes ou neutro (som da campainha). Com a repetição combinada em números suficiente de vezes, ela aprenderá a pensar no objeto ao ver a palavra impressa (leitura).

Skinner: Condicionamento Operante

A psicologia de Skinner é uma psicologia de “organismo vazio”, que estuda as condições ambientais (estímulos), pesquisando o modo como afetam o repertorio de respostas do organismo. Conhecer a teoria de aprendizagem de Skinner e essencial ao professor, pois ela fornece técnicas para o trabalho em sala de aula.

Em 1938 Skinner relatou uma de suas observações sobre o comportamento de ratos brancos, para realizar os experimentos ele inventou uma caixa retangular,à prova de luz e som. Em uma da paredes dessa caixa há um orifício por onde passa água, uma pequena bandeja de alimentos e uma barra horizontal, do lado de fora da caixa, há um deposito de bolinhas de alimentos, esse deposito deixa cair na bandeja  uma bolinha toda vez que se pressiona a barra para baixo.

Procurando por alimento o rato pisa na barra horizontal, fazendo com que caia uma bolinha de alimento na caixa, imediatamente após apanhar e comer a primeira bolinha, o animal pressiona novamente a barra e, assim vai repetindo a reação com muita rapidez. Os ratos aprendem rapidamente a pressionar a barra, quando o ato resulta o aparecimento de alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com