TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na educação

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A Psicologia no campo da Pedagogia é de suma importância, pois a mesma contribui e muito para a educação, principalmente no sentido de aprendizagem, pois educar precisa concentrar sua atenção não só no ensinar, mas em desenvolver formas, ou condições que possam promover a aprendizagem.

É importante saber que o principal campo que a Psicologia se destacou foi na educação.

Para a Psicologia, o entendimento, até mesmo a forma de compreender, não é tão simples como parece ser, há diversos fatores de aprendizagem nesta área, um processo a ser cada vez mais estudado e pesquisado, mesmo porque, existem duas correntes na área de aprendizagem, as teorias do condicionamento e as teorias cognitivas.

        Ambas as teorias tem seu papel e a sua importância na área pedagógica, é necessário essas duas áreas do conhecimento humano na vida do professor e do aluno.

Pois com a Psicologia envolvida nas escolas poderá se entender melhor o desenvolvimento do ser humano em sala de aula, e até mesmo fora dela, e poderá entender melhor também o trabalho com as crianças.

        A Psicologia não intenciona colocar-se como ciência que determina o que pode ser patológico e o que define critérios de avaliação do desenvolvimento infantil.

        A Psicologia deve buscar entender o âmbito educativo como um microssistema social, alcançar a meta de ensino, que é o desenvolvimento absoluto da criança num ambiente social.

 

Evolução da Psicologia na Educação

        Ao longo da história a cada formação social a cada formação de organização social ou organização da vida material, correspondeu também uma forma de realizar o processo educacional.

        A Psicologia e as suas origens estão na história do pensamento iniciado com os grupos na antiguidade.

        Seria difícil entender e compreender o processo da história da Psicologia sem perceber sua ligação com a educação.

No Brasil, o estabelecimento dessa relação complexa já se observa desde os tempos coloniais, de maneira que a educação foi um dos meios mais importantes para o desenvolvimento da Psicologia, muitas das conquistas psicológicas dos grandes teóricos tiveram origem a partir da preocupação em aplicar e ajustar o professor-aluno na área da educação, pois os principais conhecimentos científicos da educação era a Psicologia.  

A Psicologia através dos tempos, era uma atividade natural, era considerada a Psicologia do Senso Comum, não tinha nenhum conhecimento cientifico, não seguia normas, não tinha regras especificas, era um conhecimento superficial, adquiridos através das experiências vivenciadas no cotidiano das pessoas.

Na escola tradicional era muito centrado no professor e no aluno, não colocava em pauta a situação do aluno, o aluno era como uma vasilha vazia, em que o professor deveria encher com seu conhecimento.

Na Idade Média, a Psicologia ou os conhecimentos relacionados ao estudo da consciência estavam ligados ao conhecimento religioso.

Com o Renascimento surgiu a Psicologia Moderna que nasceu na Alemanha, no final do século XIX. A tentativa desta nova Psicologia era de solucionar o problema mente e corpo.

E nos Estados Unidos surgiram as teorias do Funcionalismo, o qual os funcionalistas interessavam-se pela aplicação da Psicologia aos problemas relacionados ao funcionamento da mente, sua aplicação era relacionado à adaptação e a reação das pessoas a ambientes diferentes.

No Estruturalismo a tarefa principal da Psicologia era descobrir a natureza das experiências conscientes, era a estrutura da consciência através da análise.

Associacionismo era uma teoria da aprendizagem objetiva, no comportamento manifesto, estas eram a Psicologia Cientifica.

No século XX, teve nova matrizes teóricas da Psicologia, Behaviorismo, com Watson nos Estados Unidos, onde o objeto de estudo desta Psicologia era o comportamento.

Gestalt na Europa, como uma negação da fragmentação das ações humanas, admitiam o valor da consciência da Psicanálise.

Áustria com Sigmund Freud, onde o objeto de estudo é o inconsciente, rompendo com a tradição psicológica da ciência da razão.

Com David Ausubel a aprendizagem significativa, para este psicólogo especialista na área da educação, o prévio conhecimento do aluno é a chave para a aprendizagem significativa.

Vygostsky, o homem e a sua psique, nas construções sociais e históricas, onde o mundo psíquico está ligado ao material, e ao seu meio de vida.

No Brasil, influenciou nas áreas da Educação e na Psicologia Social, pois para este teórico a função do professor tem que despertar na criança seu desenvolvimento psíquico, desenvolver critérios para avaliar as habilidades do aluno, motivar o pensamento de algo novo para haver entusiasmo por parte deste aluno, assim a Psicologia Sócio-Histórica, não tem como conhecer o ser humano sem conhecer seu mundo material e o mundo psíquico, portanto, sua teoria da Psicologia e suas principais contribuições para a educação passou ser muito importante, isto é, de suma importância, pois ele atuou grandemente na área da educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.

Temos Jean Paget, com seus métodos de desenvolvimento infantil, o qual denominou de método clinico experimental, pois era um estudo detalhado e sistemático da percepção e da lógica infantis com destaque especial ao processo de equilibração.

Wallon ao considerar a vida psíquica como processo ensino aprendizagem entre o biológico e o social, trouxe contribuições relevantes para a pedagogia.

Suas teorias comportamentais e cognitivas ajudam o trabalho docente, quando ele desenvolve condições pedagógicas, proporcionando a assimilação do conhecimento.  

Teorias

Psicologia – Aspectos  Conceituais

Contribuições para o âmbito educacional

David Ausubel

Teoria Verbal Significativa

A aprendizagem Significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se de maneira substantiva (não literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo

- Mudança conceptual construtivismo.

- Linguagem verbal onde os professores/educadores devem criar situações didáticas,  com a finalidade de descobrir esses  conhecimentos.

Jean Paget

Teoria Genética da aprendizagem

Concentra-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade

            - É provocar a atividade, estimular a procura do conhecimento, o  professor deve pensar no que a criança pode se tornar e não no que a criança é.

 - Através da Assimilação e Acomodação e dos períodos.

Lev Vygotsky

Teoria Sociocultural

Natureza dialética e dialógica do processo de desenvolvimento humano no campo da Psicologia sujeito  ambiente.

Desenvolvimento das sociedades como para o desenvolvimento do indivíduo que nela se insere.

- Corrente pedagógica socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

- Desenvolvimento mental, intelectual das crianças e professor e aluno a ter um papel essencial no processo de ensino aprendizagem.

- O homem como ser histórico, cultural e social.

Carl Rogers

Psicologia Humanista

Interpretação da pessoa, do individuo em sua totalidade, dando ênfase na importância ao respeito, o reconhecimento do outro.

-  Direcionou para as relações interpessoais, trouxe os conceitos da psicoterapia para a educação, ensino centrado no aluno aplicou os conceitos da psicologia clinica na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com