TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade Relacional: Coreografia continuada

Por:   •  24/4/2019  •  Artigo  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

Psicomotricidade Relacional: Coreografia continuada

Luana Clarelys Pereira Santana

Maria Adrielly da Silva Correia

Maria Conceição de Fontes Tavares

Rafael do Nascimento Vila nova

Professor-Orientador Renatha Costa de Siqueira Batista

Resumo

O presente estudo abordou a Psicomoticidade na Educação infantil e sua importância no processo de desenvolvimento. Teve como objetivo promover as relações interpessoais, estimular o senso cognitivo e motor, refletir a importância da inclusão nas atividades lúdicas, buscando refletir sobre a temática da educação na infância, o equilíbrio estático, dinâmico, corporal, lateralidade e concentração.

Palavras- chave: Habilidades Motoras, Desenvolvimento da criança, 1º ano fundamental

Abstract

The present study dealt with the Psychomorticity in Childhood Education and its importance in the development process. It aimed to promote interpersonal relationships, stimulate the cognitive and motor sense, and reflect the importance of inclusion in play activities, seeking to reflect on the theme of early childhood education, the static, dynamic, corporal balance, laterality and concentration.

Key words: Motor Skills, Child Development, 1st grade.

Introdução

Sabe-se que a educação tem uma função essencial e importante no processo de desenvolvimento social e motor da criança. Por isso a necessidade das escolas em criar um ambiente favorável onde a criança possa despertar um melhor desenvolvimento psicomotor.

As relações de desenvolvimento de cada criança estão ligadas diretamente a afetividade, cognição e organização, portanto, esses três processos envolvidos são preenchidos com os três conhecimentos básicos que norteiam a psicomotricidade que são: movimento, o intelecto e o afeto.

Com base nos estudos sobre psicomotricidade, este trabalho tem por objetivo geral o desenvolvimento psicomotor infantil com crianças do 1º ano.

Objetivos específicos:

- Promover as relações interpessoais;

- Refletir à importância da inclusão nas atividades lúdicas;

- Estimular o senso cognitivo e motor.

Sendo assim, mediante as observações feitas durante a intervenção pedagógica na escola, podemos ressaltar a importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil.

Metodologia

Fizemos nossa pesquisa qualitativa na sala do 1º ano da Escola Santa Luzia com um questionário verbal coletivo, sobre o lúdico psicomotor e as atividades como ocorreu na escola, essa pesquisa foi realizada em sala de aula com 17 alunos e uma professora polivalente.

Com a professora fizemos perguntas de viés específicas sobre as atividades lúdicas da classe também notamos que quatro alunos com necessidades especiais e como eram feitas tais atividades para incluí-los, percebemos o lúdico feito mais em jogos de tabuleiros.

Fundamentação Teórica

História da Psicomotricidade

A Psicomotricidade no Brasil foi norteada pela escola Francesa, durante as primeiras décadas do século XX, quando as mulheres adentraram no trabalho formal enquanto suas crianças ficavam nas creches, a escola francesa também influenciou mundialmente a psicomotricidade infantil, a psicologia e pedagogia. A figura de Depré, neuropsiquiatria é de fundamental importância para o âmbito psicomotor, pois afirma a independência da debilidade motora (antecedente do sintoma psicomotor) de um possível correlato neurológico.

Diferentes autores definem a Psicomotricidade como uma motricidade de relação, começa a ser delimitada uma terapia que ao despreocupar se da técnica instrumentalista e ao ocupar-se do “corpo de um sujeito” vai dando progressivamente, maior importância á relação, afetividade e ao emocional. O psicomotricista situa-se assim, na compreensão do gênese do psiquismo e dos elementos fundadores da construção da imagem e da representação de si. O sintoma psicomotor instala-se, quando ocorre um fracasso na integração somatopsiquica, conseqüente de fatores diversos, seja na origem do processo de constituição do psiquismo, ou em função de disfunções orgânicas ou psiquismos. A patologia psicomotora é uma patologia do continente psíquico dos distúrbios da representação de si cuja sintomatologia pode se apresentar no somático ou psíquico.

Educações Psicomotoras

Abrange todas as aprendizagens da criança, processando por etapas progressivas e especificas conforme o desenvolvimento geral de cada indivíduo. É realizada em todos os momentos da vida por meio de percepções vivenciadas como uma intervenção direta nos aspectos cognitivos, motores e emocional, estruturando o indivíduo como um todo. A educação passa pela facilitação das condições naturais e prevenção de distúrbios corporais ela se realiza na escola, na família e no meio social, com a participação de educadores, dos pais e dos professores em geral (professores de natação, atividades aquáticas, judô, balé, ginástica, dança, arte educadores, magistério etc.). Dirigiram-se prioritariamente as crianças em condições que enfatizam essa área da Educação.

O papel e lugar do Educador Psicomotor na educação geral corresponderão naturalmente às diferentes etapas do desenvolvimento da criança. No curso da segunda infância, a educação psicomotora permanece sendo o núcleo fundamental de uma ação educativa que começa a diferencia-se em atividade de expressão, organização das relações lógicas e as necessárias aprendizagens de leitura escrita. No curso da “grande infância”, a diferenciação entre as atividades educativas se faz mal acentuadamente, e a educação psicomotora mantém então a relação entre as diversas atividades que concorrem simultaneamente ao desenvolvimento de todos os aspectos da personalidade.

Psicomotricidade Relacional

É uma atividade baseada no brincar espontâneo e na comunicação não-verbal que permite a criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto expressar suas dificuldades relacionais e ajudar a superá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com