TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia Atividades Finais

Por:   •  9/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOPEDAGOGIA

1 – Vídeo: Transtorno de Aprendizagem e Desenvolvimento - Psicopedagogia e Psiquiatra Infantil (Youtube)  www.youtube.com/watch?v=_LH8j9sUEwA

Este vídeo é um bate-papo entre a Psicopedagoga Carla Silva e a Doutora Aline Mussuri (Pediatra e Psiquiatra Infantil).

Carla Silva chama a atenção para a máxima “Cada criança tem seu tempo”, pois se o cérebro tem marcos de desenvolvimento, a criança está se desenvolvendo cronologicamente, mas cognitivamente está atrasada, é preciso investigar o motivo. Ela também disse que os pais poderiam acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil que vêm na caderneta de vacinação e acabam passando batidos. Ainda salientou que os estímulos são muito importantes, pois quando chega a hora da poda neuronal e a criança não recebeu adequadamente os estímulos para seu desenvolvimento, configura-se uma perda grande e é fácil jogar a culpa em possíveis distúrbios de aprendizagem quando o problema real é a falta de estimulação.

A Doutora Aline abordou a plasticidade cerebral e exemplificou como o cérebro pode se reorganizar de modo a conseguir executar uma função perdida por dano cerebral, por exemplo. Ela também evidenciou como a investigação sobre a causa da queixa e seu o tratamento médico/medicamentoso devem trabalhar em conjunto com a estimulação da criança, para que se possa avançar no tratamento. A doutora enfatizou que a pesquisa e a intervenção precoce são indispensáveis.

Sobre o TDAH a doutora disse que a medicação pode ser temporária e a medida que a criança aprende a lidar consigo o medicamento pode se tornar desnecessário. Além disso, a criança com TDAH pode ter dificuldades apenas na aprendizagem, apenas no desenvolvimento ou em ambos. Ela ainda disse que é responsabilidade do professor, enquanto conhecedor da turma, dividi-la em grupos quando a proposta for esse tipo de trabalho, pois os grupos são parte integrante do desenvolvimento social e essa escolha pensada proporciona um contato mais diversificado entre as crianças, ampliando suas possibilidades de interação.

Alguns dos principais transtornos de desenvolvimento a serem investigados, de acordo com a doutora: Distúrbios de fala, Atraso intelectual, Distúrbio de condução. A doutora ressaltou que os problemas de ordem física interferem e podem desencadear transtornos de aprendizagem. O trabalho com o psicopedagogo é importante para que se determine onde focar a intervenção em cada caso.

A psicopedagoga trouxe que nem sempre a criança distraída para a aprendizagem tem algum problema de aprendizagem, os fatores externos podem contribuir para isso, como o próprio ambiente escolar, por exemplo. Por fim, ela enfatizou a importância de um trabalho conjunto entre família, escola e demais profissionais envolvidos (psicopedagogo, fonoaudiólogo, psiquiatra, etc) e a boa comunicação entre essas partes.

2 – Vídeo: A Aprendizagem (Youtube)   www.youtube.com/watch?v=BaC65DQFn7I 

O processo de aprendizagem é o modo como adquirimos novos conhecimentos, desenvolvemos competências e alteramos comportamentos. Aprender, segundo a psicopedagoga Nádia Bossa é “desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa”.

O processo de aprendizagem requer a participação ativa do sujeito que aprende e neste processo estão envolvidos: os processos cognitivos, o corpo, a condição efetiva/emocional e a condição biológica do organismo. Ou seja, considera-se o ser humano como um todo e, portanto, é necessária uma investigação global quando se percebe que a criança não está aprendendo.

 Através da interação com o meio, espontânea e mediada, a criança vai assimilando conceitos que servem de pano de fundo para que no futuro ela possa escrever sobre isso e com base nisso.

3 – Resumo do artigo: A APRENDIZAGEM HUMANA: CADA PESSOA COM SEU ESTILO - Maria Cristina Natel; Rita Maria Lino de Tarcia; Daniel Sigulem revistapsicopedagogia.com.br

As estratégias adotadas, a maneira como se lida com os desafios, é diferente de uma pessoa para outra. Segundo os teóricos estudados neste artigo, o estilo cognitivo é individual e relativamente estável e a importância de se conhecer este dado é porque os estilos cognitivos predominantes podem influenciar o modo de aprender e consequentemente o modo de ensinar e a interação entre professor e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com