TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE REFLEXIVA

Por:   •  1/6/2022  •  Dissertação  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA DE ENSINO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE REFLEXIVA II

O desenvolvimento deste plano de aula será trabalha na era contemporânea, com o foco no período do Regime da Ditadura Militar no Brasil (1.964 – 1.985), destinada para 9º ano do ensino fundamental, tendo como tema “Reflexão sobre a Liberdade de Expressão no período do Regime Militar Brasileiro, Cale-se?”.

Esta aula tem como objetivo geral permitir aos alunos compreenderem a importância da liberdade de expressão, comparar com o presente e a relevância da música como forma de resistência. Assim os alunos deverão ser capazes de refletir sobre o conceito de liberdade, pois serão desafiados a questionarem de como seriam viver na época da repressão em meio a Ditadura e, de como podemos entender a liberdade de expressão da época em relação aos dias de hoje. Analisar através da canção como se deu um desses movimentos da resistência, tendo como base a música Cálice de Chico Buarque, escrita em 1.973 e lançada em 1.978.

O conteúdo será desenvolvido tendo como base o Regime Militar Brasileiro, período de 1.964 a 1.985, para tanto serão apresentados os conceitos de democracia e de liberdade de expressão, de como se deu o golpe, que cerceou a liberdade, o que é a ditadura, como se deu a repressão e quem foram os alvos dessa repressão e os motivos, a formas de resistência e o quanto a resistência se apresenta na canção Cálice de Chico Buarque. Serão apresentados os artistas que compôs e interpretaram a música e os motivos que levou a censura da canção e o exílio desses artistas.

Como atividades os alunos receberão a letra da canção impressa, esta que será fornecida pela escola e em duplas desenvolveram análises sobre a letra da canção e qual o sentido do trocadilho das palavras. Durante essa análise será projetado a imagem da letra da música censurada no projetor de slide. Terminada essa atividade, na sequencia, assistirão aos vídeos do youtube, clips da canção, vídeo I – interpretados por Milton Nascimento e Chico Buarque e o vídeo II, com imagens da época, com a música ao fundo, utilizando os equipamentos da própria sala de aula, (internet, computados e o projetor) que seguirá de um debate entre todos, pontuando além das palavras relevantes da letra, análise das imagens dos vídeos, assim como a expressão dos intérpretes, a entonação das vozes do coro na canção e as imagens das fotos dos movimentos de repressão e resistência contidas no segundo vídeo. E como atividade para casa deverão entregar um trabalho dissertativo individual, de 20 linhas, trazendo a reflexão sobre o tema “Como eu entendo a Liberdade de Expressão”.

Os recursos e materiais que serão necessários para o desenvolvimento da aula será o material impresso da letra da música (Buarque, 1.973), acesso à internet, além do projetor de slides para transmitir a imagem da letra censurada (Domingos, 2.015) e para a apresentação dos vídeos do you tube (Cálice, 1973) e (Chico, 1.973).

O período da Ditadura Militar no Brasil, foram anos marcados pelo autoritarismo, repressão e violação dos direitos humanos, em que a liberdade de expressão foi duramente censurada pelo poder vigente. Portanto é de muita relevância a conscientização do aluno, no sentido de que ele se torne capaz de refletir e questionar sobre a importância da liberdade de expressão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com