TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ptd quimica

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO ESTADUAL SÃO LOURENÇO

 ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROFª:  DALILA CARDOSO

DISCIPLINA: QUÍMICA

SÉRIE/TURMA: 3º B

CURSO: ENSINO MÉDIO

ANO LETIVO: 2014

1º SEMESTRE

CONTEÚDO ESTRUTURANTE:

MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUÍMICA, QUÍMICA SINTÉTICA

CONTEÚDO BÁSICO:

FUNÇÕES QUÍMICAS

CONTEÚDO ESPECÍFICO:

Fundamentos da Química Orgânica

Conceitos básicos: Histórico da Química Orgânica, estruturas e propriedades fundamentais do átomo de carbono, importância da Química Orgânica no mundo contemporâneo.  

Classificação das cadeias carbônicas.

Conceito de função orgânica

Regras básicas de nomenclatura oficial.

Funções orgânicas: Hidrocarbonetos alifáticos e Hidrocarbonetos cíclicos.

Funções oxigenadas: Álcoois, Fenóis, Enol, Aldeído, Cetonas e Ácidos carboxílicos.

JUSTIFICATIVA:

O estudo das funções orgânicas permite aos alunos discutirem a questão do valor mercadológico dos alimentos e a importância da dieta. Com esse conhecimento poderão selecionar melhor os alimentos que consomem, levando em consideração seu valor nutritivo. O conhecimento sobre funções orgânicas também é necessário para que os alunos entendam a ação de remédios, drogas e venenos nos organismos vivos.

         Em nosso dia-a-dia utilizamos uma infinidade de produtos, objetos e materiais constituídos por enorme quantidade de substâncias químicas orgânicas. Um conhecimento básico em Química Orgânica já permite ao cidadão comum conhecer muitas dessas substâncias e, por conseguinte, dispor de melhores condições de vida para si e seus familiares, como também, participar efetivamente na sociedade.

Para a aprendizagem sustentada da Química Orgânica é fundamental que os alunos, inicialmente, adquiram sólidos conhecimentos sobre estruturas moleculares, normas para formulação e nomenclatura de diversificados compostos orgânicos. Assim, nos processos de ensino e de aprendizagem dos diversos conteúdos acima apresentados, é imprescindível que as atividades sejam desenvolvidas de forma sistemática.

O estudo das funções orgânicas permite aos alunos discutirem questões como o valor mercadológico dos alimentos ou sua importância em dietas, por exemplo. Com esse conhecimento básico, poderão selecionar adequadamente os alimentos que consomem, levando em consideração seu valor nutricional. Da mesma forma, o conhecimento sobre funções orgânicas também é necessário para que os 3

alunos compreendam a ação de medicamentos, drogas e venenos nos organismos vivos, assim como o uso adequado e seguro de diversificados produtos de limpeza, plásticos, tintas, solventes e combustíveis na sua vida cotidiana.

A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual e equânime. Combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, empreender reeducação das relações étnico-raciais não são tarefas exclusivas da escola. As formas de discriminação de qualquer natureza não têm o seu nascedouro na escola, porém o racismo, as desigualdades e discriminações correntes na sociedade perpassam por ali.

Para que nosso colégio desempenhe a contento o papel de educar, é necessário que se constitua em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e de posturas que visem a uma sociedade justa. A escola tem papel preponderante para eliminação contínua das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.

Para obter êxito, nosso colégio e seus professores não podem improvisar. Têm que desfazer essa mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu, reestruturando relações étnico-raciais e sociais, desalienando processos pedagógicos. Isto não ficará reduzido a palavras e a raciocínios desvinculados da experiência de ser inferiorizados vividos pelos negros, tampouco das baixas classificações que lhe são atribuídas nas escalas de desigualdades sociais, econômicas, educativas e políticas.

Diante dessa realidade, na abordagem do conteúdo básico FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS, apresentado neste PTD, oportunamente (conforme o conteúdo específico em estudo) serão aplicadas atividades atendendo à Lei nº 10.639/2003, às Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

Nas aulas sobre os conteúdos específicos acima apresentados serão utilizados os métodos a seguir:

• Método dialético durante as aulas expositivo-dialogadas sobre os conteúdos básicos e específicos propostos e sua importância no cotidiano;

• Leituras e discussões;

• Resolução de exercícios;

• Quando possível, apresentação e discussão de vídeos sobre funções orgânicas envolvendo aplicações de compostos químicos no cotidiano e suas consequências.

Para o desenvolvimento da metodologia de ensino, serão utilizados os recursos didáticos e tecnológicos abaixo:

• Livro didático adotado;

• Quadro de giz;

• Laboratório de informática (recurso para ilustrar e complementar o estudo dos conteúdos, como também, para a realização de pesquisas na Internet e trabalhos escolares);

• Laboratório de ciências;

• Biblioteca escolar;

• Aparelho DVD (quando necessário);

• TV Multimídia, para a apresentação de vídeos e imagens em sala de aula, durante as discussões sobre os conteúdos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

• Compreenda as estruturas das ligações nos átomos de carbono das moléculas orgânicas e saiba usar esse conhecimento para a montagem de fórmulas químicas e o entendimento das propriedades físicas e químicas dos compostos;

• Aprenda a identificar corretamente as diversas funções orgânicas através das fórmulas químicas e nomes de seus compostos;

• Aprenda a escrever corretamente os diversos tipos de fórmulas químicas dos compostos orgânicos de acordo com as funções a que pertencem;

• Conheça as regras de nomenclatura oficial e usual, específicas para cada função orgânica, e saiba usá-las para nominar os compostos orgânicos;

• Conheça as aplicações de diversos compostos orgânicos no cotidiano;

• Conheça as características e propriedades das substâncias orgânicas utilizadas na Cultura Afro-Brasileira e Africana: nas artes, na alimentação, na medicina popular e nas cerimônias de caráter religioso;

• Conheça os benefícios e malefícios dos aditivos químicos utilizados nos alimentos;

• Conheça os riscos toxicológicos de medicamentos e outros compostos químicos de várias funções orgânicas, usados no cotidiano.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

Resolução de exercícios

Relatório dos experimentos

Prova escrita

Discussão das atividades propostas pelo livro texto

BIBLIOGRAFIA:

PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2014.

FELTRE, Ricardo- Química/Ricardo Feltre, v.1. 6 ed .São Paulo, Mderna, 2004

MORTIMER, Eduardo Fleury – Química, volume único 1 ed. São Paulo, 2007

Referência da bibliografia didática:

SANTOS, Wilson L. Pereira et.al.- Química e Sociedade, volume único. 1 ed. São Paulo, Nova Geração, 2011

VÁRIOS AUTORES- Livro Didático Público do Estado do Paraná- SEED

COLÉGIO ESTADUAL SÃO LOURENÇO

ENSINO FUNDAMENTAL E  MÉDIO

PROFª:  DALILA CARDOSO

DISCIPLINA: QUÍMICA

SÉRIE/TURMA: 3º B

CURSO: ENSINO MÉDIO

ANO LETIVO: 2014

2º SEMESTRE

CONTEÚDO ESTRUTURANTE:

MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUÍMICA, QUÍMICA SINTÉTICA

CONTEÚDO BÁSICO:

FUNÇÕES QUÍMICAS

REAÇÕES QUÍMICAS.

CONTEÚDO ESPECÍFICO:

Funções oxigenadas: Sais de ácidos carboxílicos, anidridos de ácidos, éter, ésteres e haletos Orgânicos;

Funções nitrogenadas:  Aminas, amidas, nitrilos e nitrocompostos;

Isomeria;

Reações Orgânicas.

isomeria

JUSTIFICATIVA:

         Para o estudante do ensino médio, o conhecimento básico da reatividade das substâncias orgânicas é muito importante, pois tem reflexos diretos na Bioquímica, na Toxicologia, na indústria de produtos orgânicos e em situações da vida cotidiana como, por exemplo, combustões e outras oxidações de vários produtos químicos de uso corriqueiro, fermentações, saponificação, neutralizações ácido-base, etc. Diante desses contextos, torna-se imprescindível a aprendizagem sustentada desses conteúdos pelo estudante, pois assim, este poderá contribuir, como cidadão consciente e responsável, para uma melhor qualidade de vida em seu entorno.

        O fenômeno da isomeria é muito frequente e importante na Química Orgânica e, mais ainda, na Bioquímica e na Química Farmacêutica, uma vez que, por exemplo, enzimas e hormônios vegetais e animais, em geral, somente têm atividade biológica quando seus átomos estão arrumados em uma estrutura bem definida. Como consequência direta desse fato, certos medicamentos somente agem de modo benéfico em nosso organismo se suas moléculas possuírem arranjos estruturais espaciais bem definidos para seus átomos.

         Considera-se muito importante a compreensão dos fundamentos de Química Orgânica que estão relacionados com situações da vida cotidiana dos alunos. Nesse contexto também se insere o estudo da isomeria. É necessário que o aluno saiba montar e nomear corretamente diversas estruturas moleculares de acordo com as características das funções da química orgânica, e compreender a sua relação com os tópicos da isomeria.

O fenômeno da isomeria é muito frequente e importante na Química Orgânica e, mais ainda, na Bioquímica e na Química Farmacêutica, uma vez que, por exemplo, enzimas e hormônios vegetais e animais, em geral, somente apresentam atividade biológica quando seus átomos estão arranjados em estruturas moleculares bem definidas.

Como consequência direta desse fato, certos medicamentos somente agem de modo benéfico em nosso organismo se suas moléculas possuírem arranjos estruturais espaciais bem definidos para seus átomos.

Considera-se muito importante a compreensão dos fundamentos de Química Orgânica que estão relacionados com situações da vida cotidiana dos alunos. Nesse contexto também se insere o estudo da isomeria. É necessário que o aluno saiba montar e nomear corretamente diversas estruturas moleculares de acordo com as características das funções da química orgânica e compreender a sua relação com os tópicos da isomeria.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

• A abordagem dos tópicos sobre ligações químicas entre átomos e estrutura molecular envolvendo os casos de isomeria será desenvolvida de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos observando-se a interação com o conteúdo estruturante MATÉRIA E SUA NATUREZA;

• As relações entre isômeros geométricos e ópticos com substâncias químicas de origem natural serão desenvolvidas de acordo com os princípios propostos para o conteúdo estruturante BIOGEOQUÍMICA;

• As abordagens de tópicos relacionados com a obtenção industrial e aplicações de isômeros serão desenvolvidas de acordo com o contexto proposto para o conteúdo estruturante QUÍMICA SINTÉTICA;

Nas aulas sobre os conteúdos específicos acima apresentados, serão usados os métodos de ensino a seguir:

• Método dialético durante as aulas expositivo-dialogadas sobre os tópicos da isomeria ;

• Oficina em sala de aula ou laboratório de ciências, para construção de modelos moleculares de isômeros pelos alunos, usando bolas de isopor, varetas de madeira, cola, tintas de cores variadas e outros utensílios necessários;

• Resolução de exercícios diversificados, propostos no livro didático ou pelo professor;

• Leituras e discussões.

Para o desenvolvimento da metodologia de ensino, serão utilizados os recursos didáticos e tecnológicos abaixo:

• Livro didático adotado, para ilustrar as explicações e como fonte de consultas;

• Quadro de giz;

• Laboratório de informática (recurso para ilustrar e complementar o estudo dos conteúdos, como também, para a realização de pesquisas na Internet e trabalhos escolares);

• Laboratório de ciências;

• Biblioteca escolar;

• Modelos moleculares pelo professor (ensino) e pelos alunos (aprendizagem);

• TV Pendrive, para apresentação de slides e vídeos sobre isomeria.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

• Compreenda as estruturas das ligações nos átomos de carbono das moléculas orgânicas e saiba usar esse conhecimento para a montagem de fórmulas químicas e o entendimento das propriedades físicas e químicas dos compostos;

• Aprenda a identificar corretamente as diversas funções orgânicas através das fórmulas químicas e nomes de seus compostos;

• Aprenda a escrever corretamente os diversos tipos de fórmulas químicas dos compostos orgânicos de acordo com as funções a que pertencem;

• Conheça as regras de nomenclatura oficial e usual, específicas para cada função orgânica, e saiba usá-las para nominar os compostos orgânicos;

• Conheça as aplicações de diversos compostos orgânicos no cotidiano;

• Conheça as características e propriedades das substâncias orgânicas utilizadas na Cultura Afro-Brasileira e Africana: nas artes, na alimentação, na medicina popular e nas cerimônias de caráter religioso;

• Conheça os benefícios e malefícios dos aditivos químicos utilizados nos alimentos;

• Conheça os riscos toxicológicos de medicamentos e outros compostos químicos de várias funções orgânicas, usados no cotidiano.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

Resolução de exercícios

Relatório dos experimentos

Prova escrita

Pesquisas Bibliográficas

Discussão das atividades propostas pelo livro texto

BIBLIOGRAFIA:

PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2014.

FELTRE, Ricardo- Química/Ricardo Feltre, v.1. 6 ed .São Paulo, Mderna, 2004

MORTIMER, Eduardo Fleury – Química, volume único 1 ed. São Paulo, 2007

Referência da bibliografia didática:

SANTOS, Wilson L. Pereira et.al.- Química e Sociedade, volume único. 1 ed. São Paulo, Nova Geração, 2011

VÁRIOS AUTORES- Livro Didático Público do Estado do Paraná- SEED

Cianorte, 2014

________________________________________________

PROF.ª: DALILA CARDOSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com