TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quebrando Paradigmas

Por:   •  7/3/2016  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Quebrando Paradigmas

A corrente teórica que fundamenta a situação de aprendizagem exposta no video é o Behaviorismo, visto que os macacos eram estimulados e assim feito o estudo de seus comportamentos pois essa corrente defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação.

Podemos destacar alguns pressupostos básicos visto no video como o principio de causa e efeito, o comportamento sendo moldado pelo ambiente onde ocorre a ação, e também o comportamento observável dos macacos.

O princípio da causa efeito que é o vinculo que relaciona fenômenos diferentes fazendo com que alguns deles apareçam como condição de existência do outro. No cotidiano a causa está associada à ação de alguém que cria algo. A causa precede o efeito e o efeito depende da causa.

Atualmente podemos distinguir a causa e efeito em duas perspectiva que são opostas que é a racionalista que não é o caso em questão e a empirista que está ligada ao nosso contexto, ou seja, o empirista identificam a causa e efeito com uma sucessão de fatos no tempo, já que a relação ente causa e efeito entre fenômenos não pode ser comprovada, mas apenas consagrada pelo costume.

O comportamento quando é moldado pelo ambiente onde ele ocorre, o animal aprende qual é o comportamento desejável para alcançar determinados objetivos, nesse caso é o ato de confrontar-se com o outro macaco afim de não deixá-lo subir para apanhar a banana para não ser punido com um banho. Podemos adequar essa parte do texto ao que chamamos de reforço positivo, ou seja, o indivíduo é exposto ao reforço aprendendo o comportamento adequado.

Agora destacamos o comportamento observável que ocorrem a depender da situação , visto que , conforme os macacos ao decorrer da situação foi averiguando que ao pegar a banana seriam punido, quando trocou todos os macacos não ficando nenhum remanescente do primeiro grupo ainda assim com a troca de todos nenhum do segundo grupo comeu a banana e sem saber o motivo pelo qual isso acontecia.

Contudo pode-se concluir que toda manipulação cientifica seja ela com animais ou seres humanos devem ser decorrentes de experimentos em que a aplicação sistemática e frequente de certos procedimentos demonstre validade também podemos dizer que o homem é produto do meio, pois os seres humanos desenvolvem suas características em função das condições presentes no meio em que estão inserido. Partimos do princípio de que manipulando os elementos no ambiente o qual vivemos podemos controlar o comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com