TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RCNEI – Linguagem Oral e Escrita

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 6

Texto – RCNEI – Linguagem Oral e Escrita (páginas 117 á 131)

1 – Por que é importante a aprendizagem da linguagem oral e escrita para a criança na Educação Infantil e o que significa aprender a língua segundo RCNEI.

Podemos considerar que aprendizagem oral e escrita são dois elementos fundamentais para ampliar as possibilidades de inserção e a participação nas práticas sociais.

Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados culturais, e com eles, os modos pelas quais as pessoas de seu meio sócio cultural entendem, interpretam e representa a realidade.

2 – Qual o papel da Educação Infantil na aprendizagem da linguagem oral e escrita?

A linguagem oral e escrita se constitui em dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças, essas ampliações de capacidades são associadas as quatro competências linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever.

3 – “As diversas instituições concedem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modo bastante diferente”

Com base nessa afirmação, explique quais as diferentes concepções da linguagem oral e de aprendizagem da mesma, segundo o texto. 

Nas concepções da linguagem oral e de aprendizagem isso irá acontecer como um processo natural da criança em função de sua maturação biológica que no caso vai prescindir de ações educativas planejadas para favorecer a aprendizagem, acreditando – se que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para a criança aprender, tendo isso como concepções terão então resultados e orientações para ensinar as crianças com listas pequenas de palavras, cuja aprendizagem será de forma cumulativa e crescerá gradativamente.

4 – Em relação à linguagem escrita, quais as diferentes concepções de ensino e aprendizagem:

A ideia de prontidão para alfabetização está presente em várias práticas, por um lado, há uma crença de que o desenvolvimento de determinadas habilidades motoras e intelectuais, necessárias para aprender a ler e escrever, é resultado da maturação biológica havendo pouca influência externa. Há também os que advogam a existência de pré – requisitos relativos á memoria auditiva, ao ritmo, á discriminação visual e etc, que devem ser desenvolvidos para possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Assim como exercícios de mimeografados de coordenação perceptivos – motora, como passar o lápis sobre linhas pontilhadas, ligar elementos gráficos.

Em outra concepção, a aprendizagem da leitura e da escrita se inicia na educação infantil por meio de um trabalho com base na cópia de vogais e consoantes, ensinadas uma de cada vez, tendo isso como objetivo das crianças associarem a repetição e a memorização de silabas, essa pratica em geral irá realizar – se de forma progressiva: primeiro as vogais, depois as consoantes, em seguida as silabas até chegar às palavras.

5 – Faça um resumo sobre as pesquisas realizadas nas últimas décadas:

As pesquisas realizadas, nas últimas décadas são baseadas em análise de produções das crianças e das práticas correntes, têm sido apontadas novas direções no que se refere ao ensino da linguagem oral e escrita.

A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.  Quanto mais as crianças puderam falar em situações diferentes, como por exemplo, contar o que lhes acontece em casa, contar histórias, dar recado etc, Mais poderão desenvolver a sua capacidade comunicativa de maneira significativa. Porém a linguagem não é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças, mas ela é também um processo de letramento em construção oral e de escrita.

A partir disso, as crianças começam a elaborar hipóteses sobre a escrita, mas dependerá muito do seu desenvolvimento e do convívio com as pessoas, pois pode ser tanto um processo lento ou rápido, pois para aprender a ler e a escrever, as crianças devem possuir um processo de conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só a escrita que representa, mas também toda forma que ela representará graficamente na linguagem.

Isso irá significar então que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidade relacionado á percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório – motoras. Será num processo no qual as crianças precisaram resolver problemas de natureza logica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português irá representar a linguagem, e assim poderão escrever e ler por si mesmas.

Baseado nessas concepções podemos então dizer que a aprendizagem da linguagem escrita e oral é concebida através de processos e representações de aprendizagem no dia a dia.

6 – Expliquem quais são as implicações para a pratica pedagógica e quais as principais transformações provocadas por essas pesquisas, ou seja, por essa nova compreensão do processo de aprendizagem da escrita pela criança.

O conhecimento que as crianças constroem sobre a escrita acontece e elaboram hipóteses originais numa tentativa de compreende – lá, cria – se então mais possibilidades para as instituições da educação infantil enriquecer este processo.

Porém essa concepção supera a ideia de que é necessária, uma determinada idade, ou classes de alfabetização para ensinar a ler e escrever, pois aprender a ler e escrever fará parte de um longo processo individual, embora esse conhecimento de construção de aprendizagem seja a aberta a interação social, na escola e fora dela, e isto estará totalmente ligado em práticas sociais de leitura e escrita.

7- Levante as ideias principais sobre o desenvolvimento da linguagem oral:

A construção da linguagem oral é o principal meio de comunicação e que devemos dominar os diversos sistemas linguísticos, portanto serão na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre as pessoas que seremos comunicadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com