TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO “O MUNDO” DE EDUARDO GALENO

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: ESTUDOS DISCIPLINARES II  (PE:ID)

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO “O MUNDO” DE EDUARDO GALENO

 

Fábio Silveira de Rezende, 1512141

Ivânia Barbosa de Oliveira e Souza, 1514537

Patrícia Andrade Silva, 1515123

 

UNIP POUSO ALEGRE

2015


SUMÁRIO

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO “O MUNDO” DE EDUARDO GALENO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO “O MUNDO” DE EDUARDO GALENO

Em um país com um território tão extenso como o Brasil não é preciso destacar a grande variedade de culturas e povos existentes por aqui. É grande o numero de autores que escrevem sobre essa variedade cultural. São maneiras de pensar, jeitos, gostos, culinárias, raças entre outras coisas, tudo diferente, não é difícil imaginar que o direito de igualdade entre esses povos esteja garantido por leis, como nas Diretrizes Curriculares Nacionais, resolução 4, de 2010, que garante a educação básica a todos sem distinção.

Um autor que costuma expressar a variedade é Galeno que em seu texto “O mundo” apresenta a questão da diversidade e a pluralidade cultural quando expressa “um montão de gente, um mar de fogueirinhas” podemos observar, assim, a diversidade brasileira e seus contextos sociais. Exemplifiquemos, então, a escola que tanto direciona essa questão e permeia uma função social: a transformação.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, resolução 4, de 2010, art. 1º, toda pessoa tem o direito de frequentar a escola, ou seja, independente de qualquer diversidade cultural. No artigo 3º, fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade. Nesse contexto, a cidadania aplicada nas escolas brasileiras, no discurso é pratico, mas quase inexistente aos fatores de igualdade, onde um percentual significativo de crianças e jovens ficam fora da escola. Não apenas pela falta de possibilidade de acesso, mas, principalmente, pela exclusão precoce de um grande número de alunos que a frequentam, o que impossibilita a efetivação desse direito.

Na atualidade, o cenário educacional há um esforço voltado para consolidar a igualdade, mediante a inclusão de comunidades, como: índios, negros, portadores de deficiências. Historicamente são excluídas do direito à educação e desconsideradas nas suas diferenças e particularidades. Princípios consagrados da educação nacional enfatizam o pluralismo de ideias e o apreço à tolerância (art.4º, I, II e IV), que traduzem as funções sociais relacionadas à identidade na diversidade.

Existem diversidades culturais em todo o Brasil, cada região com a sua própria identidade. É necessária uma preparação educacional voltada para cada cultura, considerando suas singularidades. Na formação de um bom cidadão é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com