TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I.

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................03

Introdução...............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 - Observação e Interação na Escola....................................................................06

2- Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na        escola.................................................................................................................... 07

3 - Plano de Aula.......................................................................................................10

4 - Regência..............................................................................................................14

Considerações Finais..............................................................................................15

Referências Bibliográficas......................................................................................17

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

RA

Curso: Pedagogia e Licenciatura

Semestre: 5º

Ano: 2015

Início do estágio: 10/03/2015

Término do Estágio: 13/04/2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Professora Maria Josué Pereira

Endereço:  Centro, Abadiânia- GO, CEP 72940-000

Telefone: (62) 3343-2279

Responsável Adelson Oliveira Araujo

I – INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

Será desenvolvido no Ensino Fundamental I.Este è  o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área e regência, poderemos formar o perfil de professor que queremos ser.

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

1 - ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA.

  1. A entrevista foi concedida pela coordenadora pedagógica Cristiane, que prontamente respondeu todas as questões levantadas, questões que mostra como funciona a parte da coordenação da escola e as suas formas de organização pedagógica.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

Nome do coordenador pedagógico (a):

Série/Ano

(1) Quais são as suas atribuições?

Responsável pela política pedagógica da escola e pelo processo de articulação das ações didático-pedagógicas nela desenvolvidas, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. As atribuições são administrativas e pedagógicas.

(2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?

Planejamento anual baseado em matriz curricular e plano semanal para melhor desenvolvimento dos conteúdos. Os projetos são desenvolvidos de acordo com cada data comemorativa ou que foram elaborados no planejamento.

(3) Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes?

Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

A formação dos docentes são momentos pedagógicos que tem o objetivo de contribuir na formação dos professore. São oferecidos cursos de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação com temas relacionados a Educação.

(4) Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?

Em alguns casos sim, mas os professores que formam nossa equipe interagem bem com a teoria e a pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com