TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL-I

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

Relatório De Estágio Fundamental-I

Por: 12172127  •  24/5/2014  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

FLÁVIA DE OLIVEIRA SILVA

4300067740

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL-I

VALPARAÍSO-GOIÁS

2014

FLÁVIA DE OLIVEIRA SILVA

4300067740

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMNETAL-I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

VALPARAÍSO-GOIÁS

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno...........................................................................04

Introdução............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental:

1 – Observação e Interação na Escola..................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola....................................................................................................................10

3 – Plano de Aula..................................................................................................12

4 – Regência..........................................................................................................14

Considerações Finais...........................................................................................16

Referências Bibliográficas.....................................................................................17

Anexos...................................................................................................................18

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Flávia de Oliveira Silva

RA: 4300067740

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2014

Início do estágio: 10/03/2014

Término do Estágio: 06/06/2014

I – INTRODUÇÃO

O trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental-I aqui apresentado foi realizado na Escola Passinhos do Saber, que se situa no Bairro Novo Friburgo, na Cidade Ocidental, com o objetivo de colocar em prática, a teoria do que foi aprendido no Estágio da Educação Infantil.

Nesse estágio tive a oportunidade de observar que são oferecidos alguns elementos que podem aprofundar a compreensão do ensino aprendizagem entre as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental-I. No ambiente escolar foi realizado uma observação da instituição, depois uma análise do o Projeto Político Pedagógico da escola. O estágio contribui para um melhor aprendizado, pois tendo contato com a vivencia escolar o acadêmico tem um melhor conhecimento do regimento de uma escola, um contato com a realidade, além de proporcionar a relação da teoria à prática, fazendo com que se faça presente à reflexão da realidade observada e das experiências vivenciadas.

O estágio de observação/interação e regência do Ensino Fundamental tem como objetivo, desenvolver a prática exercida em sala de aula. Realizei a observação e interação participativa e a regência aonde foi ministrada várias aulas para as turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano na escola acima citada. No decorrer das aulas pude perceber a importância do preparo para a docência, e especialmente no levantamento das condições concretas do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Por isso é importante analisar as articulações entre o projeto político pedagógico e a organização do trabalho didático na sala de aula que é referido como o campo de estágio a qual fundamentação que tem tudo sobre a prática docente para o futuro professor.

II – DESENVOLVIMENTO:

a) Observação e Interação.

Observei que a escola tenta proporcionar aos seus alunos novas experiências dentro de cada faixa etária, e através delas adquirir novos conhecimentos. Estimula a curiosidade, o descobrimento do mundo através da vivência com o meio que nos cerca (como a natureza, a urbanização, as diferenças locais, e mundiais, dentre outras descobertas).

A escola é utilizada como fonte inspiradora do trabalho educativo, juntamente com os professores, pais e funcionários, o processo de crescimento pessoal e intelectual para que o aluno desenvolva suas potencialidades, na vivência da fraternidade e do diálogo, a fim de interagir positivamente na sociedade em que vive, e se tornar uma pessoa mais humana e solidária.

A interação em todas as turmas foi muito importante, pois tive a oportunidade de colaborar com a minha ajuda na hora das atividades auxiliando os professores e principalmente as crianças. Já na observação das crianças aproveitei melhor para conhecer as turmas no pátio no momento do (recreio) houve muita colaboração nas brincadeiras eleitas para aquele dia em específico e nas salas com as rodas de leitura, na distribuição de livros e preenchimento de agendas.

b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

A entrevista foi realizada com a coordenadora pedagógica da instituição na qual revelou o quanto é complexo relacionar a teoria com a prática utilizada em sala de aula, pois não há uma associação, pela maior parte do quadro de docentes, do fazer pedagógico com o estudo teórico.

Tendo em mente realizar uma análise reflexiva da prática pedagógica em campo, conversei com um profissional da instituição do estágio aonde pude observar o quanto cada profissional exerce um papel importantíssimo para um bom desempenho das atividades escolares, e para que esse desempenho aconteça à escola conta com a ajuda de todos os funcionários; dentre eles existem a diretora, a coordenadora, a porteira, os funcionários do serviço geral e um quadro de docentes de oito professores.

No período do estágio a coordenadora é bem solicita em relação ao desempenho do estágio e a função da mesma é considerada e vista como um suporte muito importante que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades ligadas ao processo de ensino e aprendizagem da escola. Dessa maneira existe a possibilidade de identificar as funções de formadora, articuladora e transformadora no papel desse profissional no âmbito escolar.

Foi através desta entrevista que pude perceber a variedade de atribuições pedagógicas dadas ao coordenador, aonde além de atender as necessidades pedagógicas, providencia os recursos didáticos e pedagógicos, acompanha o andamento dos cadernos de plano de aula, organizar apresentações de projetos, promover reuniões de pais, organizar encontros pedagógicos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com