TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  13/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.238 Palavras (17 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KEIDY ALVARES DE ARAÚJO – RU 726576

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UTA DIVERSIDADE CULTURAL

FORMOSA

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KEIDY ALVARES DE ARAÚJO – RU 726576

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UTA DIVERSIDADE CULTURAL

Relatório de Estágio Supervisionado EJA (Educação de Jovens e Adultos) da UTA Diversidade Cultural Fase I, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário UNINTER.

Tutor Local: Zinivaldo Pereira da Silva

Centro Associado: Formosa-Goiás

FORMOSA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.......................................................06

2.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA........................................................06

2.3REFLEXÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO............07

2.3.1Caracterização dos espaços de observação.....................................................10

2.3.2Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada...................10

2.3.3 Caracterização da turma estagiada...................................................................10

2.3.4Perfil do Professor observado Durante o Estágio Supervisionado...................11

2.3.5 Descrição das aulas assistidas.........................................................................11

2.3.6Descrição das atividades de avaliação observadas..........................................12

MODELO DE PLANO DE ESTÁGIO..........................................................................12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................17

ANEXOS ....................................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

        O estágio é uma ação ocasionada no intuito de coletar saberes sobre algo que se deseja. No caso desta pesquisa, a mesma se volta para a análise de um estágio realizado em uma instituição de ensino localizada na cidade de Formosa-GO. O estágio proporciona ao acadêmico um momento único, situações diferentes que possibilitam o conhecimento e contato com a prática educacional.

        Cabe lembrar que este estágio será realizado na EJA, Educação de Jovens e Adultos. Nesse aspecto, todos os saberes expostos no decorrer deste trabalho centram-se nessa modalidade de ensino.

        A sala de aula é um espaço onde engloba uma grande diversidade de pessoas e concepções e elas sempre devem ser consideradas. Por isso, o estagiário deve estar preparado para presenciar certas situações e abordar tudo, pois o contato com a realidade tende a enriquecer a bagagem de saber de um futuro educador.

        A escola é a segunda casa do aluno, pois isso é preciso ter educadores e profissionais preparados para atender as necessidades de cada indivíduo. É um espaço importante e que deve ser trabalhado conteúdos que podem contribuir com o processo de desenvolvimento do ser humano. Assim, é essencial que exista profissionais com uma ampla bagagem de conhecimento para mediar saberes e ensinamentos.

        Este trabalho tem a principal intenção de apresentar conhecimentos teóricos e práticos relacionados a prática de estágio. São saberes relevantes e de grande valia para a formação de um estudante que pretende atuar na área mesmo sabendo que a educação é mercada por intensos desafios que aos poucos vem sendo ultrapassados por pessoas que realmente reconhecem que o país carece de uma educação de qualidade.

        Desse modo, esta pesquisa será estruturada em várias partes, onde em cada uma encontra-se informações referentes à área pedagógica e sobre o estágio realizado. São conhecimentos encontrados em obras literárias que tratam sobre o respectivo assunto com bastante ênfase e dados coletados no decorrer das aulas observadas durante o processo de estágio.

        Portanto, espera-se com a realização desta pesquisa mostrar de maneira aprofundada sobre os principais aspectos estudados e de tudo o que se relaciona com a prática do estágio. O estágio é um momento único, mas que gera um pouco de medo nos futuros educadores que pretendem um dia estar ministrando aulas e colaborando com o processo educacional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

        A instituição de ensino escolhida para ser estagiada chama-se “Escola Municipal Projeto Paranã”. Essa escola é localizada no Assentamento Projeto Paranã na Zona Rural da cidade de Formosa-GO. Desse modo, algumas informações podem ser obtidas por meio dos seguintes contatos: Telefone (61) 9813-7601/e-mail escolamunicipalprojetoparana@gmail.;com.

        Observa-se que a escola estagiada apresenta diferentes modalidades de ensino, dentre elas a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA em períodos variados. Assim, cerca de duzentos e oitenta e oito alunos são atendidos anualmente, moradores que constantemente tem visto melhorias promovidas por essa instituição.

        Importante enfatizar que o estágio iniciou-se no dia 09 do mês de Fevereiro e finalizou-se em 24 de Março no período da noite. A EJA, Educação de Jovens e Adultos foi à turma escolhida para ser observada, pois na mesma há estudantes com diferentes perspectivas que chamam a atenção e educadores que realizam um trabalho essencial respeitando a particularidade de cada aluno.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

        Percebe-se que a concepção pedagógica da “Escola Municipal Projeto Paranã” centra-se no próprio acolhimento, interação e disseminação do bem-estar entre os alunos. O papel do educador volta-se para a promoção de aulas mais dinâmicas, criativas e a apropriação de momentos distantes da monotonia e tradicionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com