TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PEDAGOGIA - EAD

CAMILA KELEN ARAÚJO SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL I

TIMÓTEO – MG

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PEDAGOGIA - EAD

CAMILA KELEN ARAÚJO SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL I

Aluna: Camila Kelen Araújo Silva

Preceptora: Tânia de Magalhães

Turma: 16

Etapa: 04

Polo: Timóteo

RA: 1085775

TIMÓTEO – MG

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. IDENTIFICAÇÃO....................................................................................05
  3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO......................................................05
  1. ESTRUTURA FÍSICA........................................................................05
  2. PROFISSIONAIS DA ESCOLA.........................................................06
  3. CLIENTELA.......................................................................................07
  1. REALIDADE EXTERNA Á ESCOLA.......................................................07
  2. A ESCOLA E SUA CULTURA.................................................................08
  3. OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA.................................................................................................09
  4. A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA............................................................................................11

7.1 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA.......................................11

7.2 ROTINA SEMANAL..........................................................................12

        7.3 ESPAÇOS FORMADORES DE APRENDIZAGEM..........................12

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................14
  2. REFERÊNCIAS.......................................................................................15
  3.  ANEXOS................................................................................................16


  1. INTRODUÇÃO

Em atendimento a Lei Federal nº 9394/96, Resolução nº 440/2000, a aluna Camila Kelen Araújo Silva, realizou o Estágio Curricular Supervisionado - Educação Infantil I, na escola “João e Maria Centro de Educação Infantil”, situada na Avenida Almir de Souza Ameno, nº 50, Bairro Funcionários, na cidade de Timóteo.

O presente trabalho consiste no desenvolvimento das seguintes atividades: A escola e sua história; A escola e sua cultura; Os Fundamentos do Projeto Político-Pedagógico da escola; A Prática do Projeto político Pedagógico no cotidiano da escola.

A ESCOLA E A SUA HISTÓRIA

  1. IDENTIFICAÇÃO

O João e Maria Centro de Educação Infantil é uma instituição educacional de caráter privado, situada na Avenida Almir de Souza Ameno, nº 50, Bairro Funcionários, Timóteo- MG. Foi fundada no ano de 2009, com atendimento inicial voltado para a faixa etária de 04 meses a 03 anos, sendo compreendido com atendimento em Creche. Atualmente, o atendimento prestado compreende as idades entre 04 meses e 05 anos.

O compromisso da escola é o de atender a seus alunos e pais dentro de um centro especializado, promovendo o desenvolvimento integral da criança de quatro meses a cinco anos completos, correspondentes às turmas de Berçário, Maternal I, Maternal II, Maternal III, 1º e 2º Períodos.

A instituição educacional em questão fundamenta seu trabalho na concepção construtivista sócio-interacionista, pois se acredita que o trabalho na educação infantil baseado nesta abordagem possibilita aos alunos a construção e transformação constante de seu conhecimento, por meio das relações interpessoais com o outro, com seus pares e com o meio no qual está inserido.

  1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

3.1Estrutura Física

Os espaços físicos e instalações do João e Maria Centro de Educação Infantil foram projetados atentando para as particularidades, características e necessidades de cada faixa etária atendida, assim como as necessidades da prestação dos serviços da escola.

Os espaços das salas, refeitórios, banheiros, minicidade, parquinho, dentre outros, foram planejados junto à coordenação pedagógica, educadoras e pais, garantindo exclusividade, segurança e qualidade nas ações de ensino aprendizagem para a Educação Infantil.

A infra estrutura da escola é composta por: Sala de Aula - Maternal II ao 2º Período; Sala de Faz de Conta; Espaço Baby – Berçário e Maternal I (Banheiro/ Dormitório/ Espaço para Estimulação/ Audiovisual/ Psicomotricidade/ Cantinho de Leitura e Atividade); Videoteca; Parquinho (Play, espaço para ducha e ladrilho); Piscina de Areia; Horta; Mini quadra; Mini cidade; Refeitório I; Refeitório II; Banheiros com instalações em tamanho infantil; Banheiro adulto; Rampas de acesso com piso antiderrapante; Sala de Reunião e Planejamento; Secretaria; Cozinha; e Área de serviço.

O uso dos espaços físicos é organizado a partir da rotina escolar e ocorre de forma alternada, onde as situações planejadas e intencionais preveem momentos de atividades espontâneas e outras dirigidas, com objetivos éticos, políticos e estéticos da proposta pedagógica.

Os principais equipamentos para cuidados e educação dos alunos e atendimento institucional levantados foram: Computadores; Máquina Fotográfica; Mesas e cadeiras em tamanho adulto; Mesas e cadeiras infantis; Cadeirões para refeição; Bebês conforto; Berços; Trocador; Colchonetes; Armários para adultos; Estantes; Escaninho adulto; Escaninho infantil; Quadros brancos; Micro Sistens; Televisores; Dvds; Cds; Livros para planejamento e capacitação; Livros de Literatura Infantil; Móbiles; Blocos psicomotores; Motoquinhas, carrinhos e velocípedes; Escorregador; Casinha de boneca; Blocos lógicos; Brinquedos dramáticos; Brinquedos de montar/empilhar/encaixar; Quebra cabeças; Jogos para seriação; Jogos para classificação; Jogos de operação; Fantoches; Dedoches; Lápis de cor; Alfabeto móvel; Pincéis para pintura; Giz de cera; Tinta guache; Massa de modelar; Folhas e papéis diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (934.6 Kb)   docx (770.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com