TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO EM COORDENAÇÃO PEDAGOGICA

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  20.531 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA [pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

        

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

        

BOA VISTA, RR

JULHO DE 2015[pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, UMA TEIA DE RELAÇÕES

BOA VISTA/RR

JUNHO / 2015

IZABEL RAMOS DE SOUZA DA SILVA[pic 9]

LUCIA MARIA RAMOS FERREIRA

O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, UMA TEIA DE RELAÇÕES

Relatório analítico-descritivo apresentado como exigência para aprovação parcial na disciplina de Estágio supervisionado IV, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, orientado pela Profª MSc:  Elizangela Ramos

BOA VISTA/RR.

JUNHO/2015

SUMÁRIO [pic 10][pic 11]

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
  2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO...........................................................................7
  3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................9
  4. DESCREVENDO AS ATIVIDADES VIVENVIADAS...............................................12
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................17
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................18

ANEXOS....................................................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado com base nos resultados obtidos através de observações realizadas durante o Estágio Supervisionado IV, na sala de coordenação pedagógica da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, em Boa Vista/RR. Tem por objetivo descrever as atividades vivenciadas, bem como relatar nossas percepções a respeito do trabalho do coordenador pedagógico escolar na prática do seu oficio.

O relatório faz parte das atividades obrigatórias da disciplina Estágio Supervisionado IV e a fundamentação deste trabalho teve também como embasamento teóricos estudos nas disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico, Coordenação Pedagógica e Fundamentos da Gestão Escolar do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

As observações se deram na sala da Coordenação Pedagógica onde atuam dois coordenadores em turnos diferentes. A coordenadora do turno matutino é formada em pedagogia, lecionava na referida escola quando foi convidada a fazer parte da equipe gestora. O coordenador do turno vespertino também é formado em pedagogia, foi gestor em outra escola e trabalhou na Secretaria Municipal de Educação onde exercia um cargo burocrático. O mesmo não lecionou na escola e o seu cargo não foi por indicação, mais por transferência da Secretaria Municipal de Educação.

Tendo em vista que a função fundamental do coordenador pedagógico é cuidar da formação e do desenvolvimento profissional do professor de forma a garantir um processo de ensino-aprendizagem saudável e bem sucedido para os alunos, torna-se necessário conhecer como se desenvolve esse trabalho numa realidade tão complexa que é a escola, onde o coordenador pedagógico assume diversas funções que envolvem tarefas burocráticas, atendimento a alunos e pais, planejamento de todo o processo educativo, emergências e imprevistos e principalmente a formação em serviço dos professores com os quais trabalha.  

        Neste sentido faz-se necessário o contato do aluno do Curso de Pedagogia com esta realidade complexa, afim de que por meio da observação e do estudo teórico desenvolva suas próprias categorias de análise e síntese na compreensão da realidade em que deverão atuar.

        Com o Estágio é possível também que, nós alunos, aprimoremos nossas escolhas profissionais na educação, a partir do contato com a realidade dessa profissão, por isso o estágio se torna de suma importância no processo de formação.

        Ele foi desenvolvido da seguinte forma, primeiro elaboração do plano de trabalho para direcionar as ações que seriam desenvolvidas, em seguida observação da rotina dos supervisores pedagógicos da escola campo, depois, intervenção com base no plano de ação e finalizando com a elaboração do relatório analítico-descritivo contendo a seguinte estrutura, caracterização do campo, a fim de se ter uma compreensão da estrutura física da escola e das condições materiais a que os pedagogos estão inseridos, fundamentação teórica, com o intuito de se fazer um diálogo com os autores estudados ao longo do semestre que abordaram as questões pertinentes ao tema do estágio, descrição das atividades vivenciadas a fim de relacionar a prática com o aporte teórico estudado na disciplina de Estágio e demais disciplinas que abordam o tema Coordenador pedagógico, e considerações finais na qual enfatizamos a importância do estágio supervisionado na formação acadêmica, elencando as análises provenientes de nossas observações bem como os pontos que mais contribuíram para uma melhor compreensão do trabalho do coordenador pedagógico no chão da escola.

A partir dos conceitos revistos nas disciplinas Organização, Coordenação, Gestão e também de discussões em sala de aula, elencamos no plano de ação as seguintes questões que serviram como base em nossas observações na prática do estágio. As questões foram: Sabendo que o trabalho do pedagogo se dá no campo da mediação, como acontece a relação com os professores, pais e demais integrantes da equipe escolar?Há um trabalho de formação junto à equipe de professores? Como é desenvolvido? Qual objetivo se pretende com este trabalho? Há um plano específico de trabalho da coordenação, está articulado com o Projeto Político Pedagógico da escola?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com