TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I.

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................03

Introdução...............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 - Observação e Interação na Escola....................................................................06

2- Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na        escola.................................................................................................................... 07

3 - Plano de Aula.......................................................................................................10

4 - Regência..............................................................................................................14

Considerações Finais..............................................................................................15

Referências Bibliográficas......................................................................................17

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

RA

Curso: Pedagogia e Licenciatura

Semestre: 5º

Ano: 2015

Início do estágio: 10/03/2015

Término do Estágio: 13/04/2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Professora Maria Josué Pereira

Endereço:  Centro, Abadiânia- GO, CEP 72940-000

Telefone: (62) 3343-2279

Responsável Adelson Oliveira Araujo

I – INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

Será desenvolvido no Ensino Fundamental I.Este è  o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área e regência, poderemos formar o perfil de professor que queremos ser.

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

1 - ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA.

  1. A entrevista foi concedida pela coordenadora pedagógica Cristiane, que prontamente respondeu todas as questões levantadas, questões que mostra como funciona a parte da coordenação da escola e as suas formas de organização pedagógica.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

Nome do coordenador pedagógico (a):

Série/Ano

(1) Quais são as suas atribuições?

Responsável pela política pedagógica da escola e pelo processo de articulação das ações didático-pedagógicas nela desenvolvidas, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. As atribuições são administrativas e pedagógicas.

(2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?

Planejamento anual baseado em matriz curricular e plano semanal para melhor desenvolvimento dos conteúdos. Os projetos são desenvolvidos de acordo com cada data comemorativa ou que foram elaborados no planejamento.

(3) Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes?

Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

A formação dos docentes são momentos pedagógicos que tem o objetivo de contribuir na formação dos professore. São oferecidos cursos de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação com temas relacionados a Educação.

(4) Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?

Em alguns casos sim, mas os professores que formam nossa equipe interagem bem com a teoria e a pratica.

2 - OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

A escola Municipal Professora Maria Josué Pereira possui um espaço bem amplo, com quadra de esporte, refeitório, um espaço para as brincadeiras muito amplo, onde os alunos na hora do recreio saem para brincar. Em relação as salas, são bem amplas, arejadas, possuem cadeiras de acordo com a faixa etária  dos alunos para acomodá-los melhor. Em cada sala há um armário onde as professora guardam os cadernos e livros dos alunos, há também uma mesa para a professora realizar as suas atividades, as salas há quadro de giz, ventilador, um filtro de água, possuem uma decoração que tem como objetivos ajudar o aluno em seu aprendizado e deixar a sala mais acolhedora.

A rotina da escola são estas: antes de entrar na sala de aula, eles se organizam em filas no pátio, juntamente com todas as outras turmas do período para o momento da oração, depois cada professor levam seus alunos até a sala, em cada sala há 23 alunos.

Sentados cada um em uma cadeira, porém, em grupos a professora os cumprimenta e logo faz a chamada. Então inicia se a aula com o calendário, para os alunos saberem que dia é, qual dia da semana, mês e ano, em seguida começa a realizar as atividades, que está dentro do planejamento de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com