TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR E NARRATIVAS

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA            

FERNANDA MARIA STIVAL BRITTO

RELATÓRIO DE INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR E NARRATIVAS

PONTAL DO PARANÁ

2018


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA            

FERNANDA MARIA STIVAL BRITTO

RELATÓRIO DE INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR E NARRATIVAS

Apresentação de relatório para avaliação da disciplina Práticas Pedagógicas I, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Orientadora: Prof.ª. Mestre Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara

PONTAL DO PARANÁ

2018


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        03

1 INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO        05

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        05

2.2 CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE        07

2.3 RECURSOS NO AMBIENTE ESCOLAR        08

2.4 CURRÍCULO        08

2.5 RECURSOS PEDAGÓGICOS        09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        12


APRESENTAÇÃO

O presente documento é um relato de experiência na observação da realidade escolar na educação infantil, da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica I, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com objetivos de conhecer a parte estrutural da instituição, a sua prática pedagógica, as relações sociais entre os docentes, funcionários, crianças e a família. Minha metodologia foi de estudos teóricos e confrontar a prática na observação de cada dia. Utilizei cadernos de anotações. Observando principalmente a rotina de cada turma, o seu desenvolvimento pedagógico, as condições físicas, as relações sociais, as atividades, os recursos disponíveis. Mesmo não atuando na prática, foi impossível não se envolver. Mesmo sendo um estágio de observação percebi o quanto as crianças são espontâneas e se aproximam daqueles que estão estagiando, abrindo mais uma discussão no campo de estágio.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências observadas no estágio de observação da realidade escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, referente a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica I, realizado na Escola Municipal Artur Tavares, no Balneário Atami de Pontal do Paraná, no mês de abril durante 4 dias, com 3 horas diárias.

O estágio é um período importante na vida do estudante, pelo fato de que é através dele que podemos observar as vivências, as rotinas e as práticas pedagógicas realizadas na escola, de forma que oportuniza o contato com os funcionários (as), professoras e os alunos, nos permitindo uma identificação (ou não) com a profissão pela qual estamos buscando. O período de observação da escola ocorreu desde a estrutura física e funcionamento da mesma, à prática das professoras, sua forma de atuar em sala (com ou sem planejamento) e o relacionamento de todos (as) os funcionários (as) com os alunos. Assim, pretendo descrever a análise das etapas vividas durante todo período de observação.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 A Escola Municipal Artur Tavares está localizada à Avenida Espanha, s/nº no Balneário Atami, município de Pontal do Paraná, em uma rua sem calçamento e sujeita a alagamentos devido à proximidade com um dos canais que cortam o balneário. Fica localizada entre a Vila Itatiaia e Pontal do Sul, este último mencionado é o final do município e não tem outra saída terrestre a não ser voltando pelo mesmo caminho, a PR 412. Essa é uma rodovia de mão simples, sem acostamento e, por esse motivo, muito perigosa para a chegada e saída dos alunos, pois se apresenta como o único acesso à escola.    

O trânsito, com a chegada da empresa Techint, aumentou consideravelmente, com um grande número de automóveis, ônibus e caminhões que circulam em função da empresa. Não há lombada, faixa ou placa de advertência que indique a circulação dos alunos de nossa escola.

Somos um município litorâneo, porém não totalmente dependente do turismo próprio dessas regiões, até mesmo por não possuirmos uma infraestrutura adequada a essa atividade.

 A estrutura física da escola está em boas condições para o atendimento às crianças dessa localidade.

A distribuição do espaço consiste em 07 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 biblioteca, 01 refeitório, secretaria/recepção, sala da direção, sala da coordenação, sala dos professores, 04 banheiros femininos, 03 masculinos, 01 adaptado, 02  para funcionários, 01 sala de dança, lavanderia, cozinha, despensa de alimentos, despensa de materiais de limpeza, 01 auditório, 01 campo de futebol e pátio coberto.

A escola atende, no período matutino 78 alunos e no período vespertino 91 alunos. Hoje, a escola tem também, instalada em suas dependências, um “Polo da UAB- Universidade Aberta do Brasil”, criada pela Lei Municipal 1376 de 18 de dezembro de 2013.

O Polo da UAB oferta cursos de nível médio técnico, graduação e pós-graduação à comunidade local e demais interessados em formação em EAD (Ensino à Distância) gratuita. Atende atualmente 192 alunos/as nos cursos de graduação de Pedagogia, Letras Português/ Espanhol, Administração e Tecnólogo em Gestão Pública e em dois cursos de Especialização: Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Todas em parceria com a UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Além destes cursos, em parceria com a IFPR- Instituto Federal do Paraná oferta cursos técnicos (Pós-Médio) nas seguintes área: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos, proporcionando atendimento à aproximadamente 340 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com