TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO - EJA

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  1.524 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

A Escola CESEC “Dona Afonsina”, situada á Rua Sacramento, nº317, Bairro Centro, Pará de Minas – MG, o atendimento é das 12hs00min às 22hs00min, sua tipologia é J. 0. 3. 5. 1. 6, seu telefone é o (37) 32322909. A dependência administrativa da escola é estadual e suas modalidades de ensino são a EJA – Educação de Jovens e Adultos e os Exames Especiais de Banca Permanente de Avaliação. Abrange os tipos de Ensino Fundamental e Médio. A diretora da escola é a senhora Idalila Mara de Araújo Sousa, vice-diretor Adelson Viegas Ferreira, especialista Tânia M.R.B.S. Morais.

Quanto à estrutura física da escola, a mesma não possui sede própria, funcionando atualmente em uma casa residencial adaptada para funcionar como escola. Possui 12 salas, e o ambiente administrativo e técnico – pedagógico, consta de sala da direção e especialistas, sala de professores, banheiros para pessoal docente, discente e administrativo, secretaria e arquivo anexo, mecanografia, cantina e refeitório, biblioteca, sala de informática (inutilizável, pois está a espera de autorização para uso dos computadores), sala de testes e avaliações e sala de avaliação da Banca Permanente.

A escola atende uma clientela formada por jovens e adultos vindos de toda zona urbana e rural de Pará de Minas, bem como de municípios vizinhos. Esses alunos pertencem a classes sócio–econômicas diversificadas e levam para a escola diferentes educações moral, religiosa e cultural, isso faz com que os profissionais da escola inovem sempre em seus fazeres pedagógicos.

O público da escola é de alunos que não concluíram os seus estudos em época oportuna e alguns alunos buscam oportunidade de aproveitamento de estudos. Para estudar no Ensino Fundamental o aluno deverá ter mais de 15 anos e para estudar no Ensino Médio o aluno deverá ter mais de 18 anos.

Atualmente o Cesec tem 800 alunos matriculados. A matrícula pode ser feita diariamente, não existe data nem período. O Cesec é um curso semi-presencial, que oferece professor que tira dúvidas e material didático. O aluno do Cesec vai à escola o dia que pode e fica o tempo que puder.

A aprendizagem da EJA acontece em módulos, a cada preparação de módulos é aplicado um Plano de Estudos (exercícios) no valor de 20 pontos e uma avaliação no valor de 80 pontos, o aluno deve alcançar um aproveitamento de 50%. Os profissionais aconselham seus alunos que façam de três em três disciplinas de cada vez para não sobrecarregar o aluno.

Na escola funciona também a Banca Permanente, as avaliações são diárias, porém, nessa modalidade não tem professor para tirar dúvidas e nem material didático de apoio. Quando o aluno desejar, ele pode ir e fazer o agendamento para fazer a prova da área de conhecimento escolhida (Linguagens, Matemática, ciências da Natureza e Ciências Humanas). Esse agendamento acontece em horários previamente divulgados.

O Projeto Político Pedagógico da escola segue os ideais de Luckesi em seus sistemas avaliativos, o que mostra a preocupação da escola com seus alunos, eles respeitam o ritmo e o tempo de cada aluno.

Os alunos podem merendar no turno da tarde e no turno da noite.

Observei aulas de Biologia, Artes, Geografia, Produção de texto, Matemática. Cada disciplina tem sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com