TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

Nome do Evento: MESA REDONDA NA “A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

Interessado: LUIZ FABRICIO SILVA DE ARRUDA

E-mail: fabricioarruda@msn.com

Instituição: IFMS

Local do Evento:Anfiteatro Salomão Baruki

INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta os pontos relevantes visto na mesa redonda, realizado no Anfiteatro Salomão Baruki ,no dia 05 de Novembro de 2019, relatando os principais idéias e discussões sobre as mudanças causadas pela reforma do Ensino médio no Brasil, debatido as mudanças que podem ser negativa para uma educação de qualidade e a perda do senso crítico dos futuros alunos .

Tema: História do ensino Médio no Brasil

Palestrante: Prof. Ronny M . Moraes UFMS

Foi mostrado através de projeção em tela o panorama, e uma linha de tempo, mostrando as condições políticas e econômicas do momento, condições essas que influenciaram diretamente para o nível de ensino.

 Foi destacado o liberalismo entres os anos de 1929 e 1932, destaque  para o decreto nº 19.890 do ano 1931 que dispõe sobre a organização do ensino secundário.

No ano de 1932 deu-se o manifesto dos pioneiros na qual o programa educacional contido no Manifesto dos pioneiros da educação nova previa um sistema completo de educação, destinado a atender às necessidades de uma sociedade que ingressava na era da técnica e da indústria. Esse sistema deveria atender também a toda a população, e não apenas a uma minoria privilegiada, constituindo um instrumento de libertação não só da ignorância como da miséria. Os encargos do sistema educacional deveriam ser assumidos pelo Estado, com a cooperação de todas as instituições sociais.

No ano de 1934 a nova Constituição  e já no ano de 1937 a 4ª constituição Inicio do Estado Novo .

Agora no ano de 1961 criação da  primeira LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.

E mais atualmente em 1996 nova atualização da LDB.

E agora em 2017 a lei 13.415 que estamos discutindo

 

Tema : A Reforma do Ensino Médio no contexto das políticas atuais

Palestrante: Prof. Thiago T. Artero IFMS

Foi mostrado através de projeção, que as políticas atuais não favorecem a melhoria da educação, devido a influencia gerada,pelo Banco Mundial, que vem ditando os caminhos a serem seguido pela política educacional no Brasil. Contudo fica claro no meu ponto de vista a necessidade sim de uma reforma educacional, mas que ela busque a melhoria no que se refere a transmissão do conhecimento, em não a busca de soluções que venham economizar investimento na área educacional. Como foi mostrado pelo professor Thiago as políticas publicas estão sendo contraproducente com relação a uma educação de qualidade.

Com relação as reformas do ensino médio, ficou duvidas com relação as áreas de conhecimentos que ficaram disponibilizados para os alunos. Há grande possibilidade de falta de opção uma vez que estamos vivendo congelamento de gasto, como irão ser implantadas escolas que atendam todas as áreas dos conhecimentos? uma vez que isso demanda mais profissionais e estruturais adequadas.

A falta de escolha em escola ocasionará grandes deslocamentos de alunos de uma escola para outras, uma vez que as escola podem não atender todas as áreas, ou essa falta de escolha pode causar um único itinerário vocacional.

Tema: Escola em Tempo Integral no Contexto da Contrarreforma

Palestrante: Prof. Gilson L. Domingos IFMS

Já em inicio da palestra, o professor Gilson coloca em discussão as políticas publicas das instituições e criações das Escolas em Tempo Integral. Em sua opinião a Escola de tempo Integral seria uma forma de proporcionar o aluno educação de forma a forma o senso critico do mesmo, mais a realidade não é essa pois quando se fala em Escola de tempo Integral, não se pode dizer que a mesma esta apta a formação do aluno. Foi colocado como parâmetro as Escolas do município, que mesmo em tempo Integral não atende nem em logística, uma vez que as escolas não foram adaptada para essa política e realidade, assim como os profissionais não foram capacitado para esse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com