TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

Por:   •  30/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

Nome do Evento: Mesa-redonda

Tema: A contrarreforma do Ensino Médio

Interessado: Genair Christo Viana

E-mail: genair.viana@ifms.edu.br

Instituição: Parceria entre UFMS e IFMS

Local do Evento: Anfiteatro Salomão Baruki

Introdução

Ao se analisar o sistema educacional brasileiro o Ensino Médio é a etapa da educação básica que mais provoca debates. A consideração é que é nesta etapa que se encontra os maiores problemas. Comumente, esses debates estão relacionados a diversas questões, como: a sua qualidade; o acesso e a permanência dos estudantes; à sua identidade e finalidades. Esses debates ocorrem geralmente após a publicização de relatórios do desempenho dos estudantes, através de avaliações em larga escala, como: o PISA, o IDEB, o ENEM entre outros. Essas discussões, muito embora sejam relevantes, traz no seu íntimo, uma disputa por um projeto societário. Por um lado, temos os liberais conservadores, que insistem em aplicar os princípios da Teoria do Capital Humano, que preconiza que as finalidades da educação derivam das necessidades econômicas e o indivíduo, enquanto sujeito de direitos, converte-se em consumidor dos serviços educacionais. De outro lado, composto por segmentos da sociedade acadêmica e educacional, que propõem um projeto que garanta uma formação geral e integrada na perspectiva da emancipação política e social dos adolescentes, que promova o ser humano acima de qualquer interesse mercantil (MORAES, 2017). É com bases nessas ideias que a mesa redonda intitulada a Contrarreforma do Ensino Médio, organizada pelo Instituto Federal de Educação (IFMS), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e os sindicatos Associação de Docentes da UFMS (ADUFMS) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), pretende analisar as reformas do ensino médio. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFMS/IFMS (ensino médio, especialização, graduação e pós-graduação), professores das redes municipais e estaduais, coordenadores, diretores de escolas e estudantes.

Programa do Evento

  • A História do Ensino Médio no Brasil;
  • A Reforma do Ensino Médio no contexto das políticas atuais;
  • Escola em tempo integral no contexto da contrarreforma.

Discussão

  • A solução para a educação brasileira é privar os alunos das disciplinas escolares?
  • Como o ensino será financiado com uma PEC que congela os gastos na educação?
  • Como os jovens que trabalham irão cumprir um ensino com uma carga horária maior?
  • É possível encontrar na história da educação brasileira precedentes históricos?
  • A reforma do ensino médio moderniza ou retrocede a educação no Brasil?
  • Teremos estrutura para cumprir um ensino com carga horária próxima a educação em tempo integral? O que define uma educação integral?
  • É válido que os professores da educação profissional possam ser substituídos por indivíduos hipoteticamente com notório saber? Quais os prejuízos?
  • Quais itinerários serão ofertados em Corumbá? Há garantia de escolha por parte dos alunos?
  • Qual a relação entre a PEC 55, a lei da mordaça, a reforma trabalhista e previdenciária, a BNCC e a Reforma do Ensino Médio?
  • É válido curricularizar um notório conhecimento do aluno, advindo de um ensino não regular? Quais os riscos?

Parecer sobre o evento

No debate realizado no dia 05/10/2018 com o tema: A contrarreforma do ensino médio no contexto histórico das reformas da educação secundária no Brasil, com destaque ao “novo ensino médio”, que se originou através da Medida Provisória (MP) nº 246/2016, que deu origem à lei nº 13.415/2017, teve seu início ao debate Mesa-redonda com a fala do professor Ronny M. de Moraes, que começou sua fala agradecendo aos presentes e logo falou sobre a história do ensino médio no Brasil, que para ele a reforma do ensino médio não é tratado com o publico e por isso é vista como uma contrarreforma. O professor Ronny falou que o desleixo com a educação já vem desde o império, e também falou que a educação foi escopo de estudo de mais de 20 anos na vida dele, e que fez mestrado e doutorado falando sobre as farsas que rodeiam e permeiam a educação desde 1920. Ele defende o título “contrarreforma”, devido as tentativas que já fizeram ao longo dos anos nas leis educacionais. Ele ressaltou que o estado tenta resolver o que o liberalismo econômico deixou e ressaltou que a educação está sempre a reboque do comercio.

Segundo Ronny ouve uma primeira reforma na educação e não houve sucesso nessa reorganização da educação, citou também, o manifesto do pioneiro em 1932, onde reuniu 28 professores e foi escrito um documento que, tinha por objetivo criar uma escola laica, também disse que em 1937 ouve uma 4ª constituição e que em 1942 foi criado o decreto de número 244, e em 1961 foi criado a LDB, logo após em 1971 foi criada a nova lei educacional de nº 5692, onde dizia que todos os cursos tinham que ser profissionalizante, alguns anos depois foi criado a lei de nº 7.044 de 1982, e em 1996 foi feito uma reforma na LDB, e continuou o discurso falando da lei 13.415 de 2016, que segundo ele foi um retrocesso para educação Brasileira. Finalizou seu discurso, dizendo que, a tentativa dessa contrarreforma é uma volta ao passado, é praticamente o desenterro de muitas leis, e que já fracassou várias vezes nessa mesma tentativa equivocada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (152.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com