TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VIAGEM AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Por:   •  6/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES

Campus Caicó – Curso de Pedagogia

Disciplina: Educação Infantil

Docente: Nazineide Brito

Discente: Josenildo Alves da Silva

RELATÓRIO DE VIAGEM AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA


Em uma viagem á cidade de Natal-RN no dia 02 de maio de 2016, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nós alunos do 3º período do Curso de Pedagogia visitamos o NEI (Núcleo de Educação da Infância) que fica localizado no Campus Universitário – Lagoa Nova –Natal – RN.

A viagem teve como objetivos, vivenciar acerca da organização administrativa e técnico-pedagógica, bem como o trabalho docente numa instituição de Educação Infantil, como também, favorecer a articulação dos conhecimentos construídos por nós alunos durante o componente curricular Educação Infantil ministrado pela professora Dr. Nazineide Brito e o conhecimento do cotidiano de instituição de educação infantil, focalizando principalmente nos seus aspectos administrativos e técnico-pedagógico.

Partiu-se do Ceres Caicó-RN às 04h00min chegando-se ao NEI por volta das 08h30min, dando uma parada em Tangará-RN para tomarmos café da manhã o qual durou aproximadamente 30 minutos.

Chegando ao NEI fomos recebidos pela coordenadora pedagógica, depois fomos para o auditório onde foi feito uma breve exposição, via slide, sobre a fundação, organização e administração da instituição.

O NEI foi fundado em 17 de maio de 1979 com o proposito de atuar como creche para os filhos de professoras, alunas e funcionárias da UFRN, recebendo crianças a partir de 3 meses de idade. Depois foi definido como pré-escola atendendo crianças de 1 ano e 8 meses aos 5 anos e 11 meses de idade. Já em 2010 ampliou a oferta de ensino para a educação básica, com a implantação do ensino fundamental, atendendo crianças de 6 anos aos 9 anos.

 Desde 2008 o ingresso das crianças foi ampliado para a comunidade em geral e a partir de sorteios.

A metodologia de ensino do NEI consiste em desenvolver atividades significativas, centrada na curiosidade de forma que desperte interesse por parte dos alunos. A ação pedagógica se dá via tema de pesquisa, o qual é escolhido dentro do contexto sociocultural dos alunos, valorizando o conhecimento prévio dos mesmos. É portanto, questionando, discutindo, dialogando, pesquisando, explorando, experimentando, manipulando e comparando os elementos do ambiente que as crianças do NEI constroem os seus conhecimentos.

A rotina diária do NEI segue uma sequencia de momentos, tendo como objetivo a construção da orientação, segurança e autonomia da criança.

Em um segundo momento fomos conhecer as instalações da referida instituição, começamos pelo bloco da administração e coordenação e em seguida fomos para outro bloco onde funciona salas de aula de ensino infantil, depois conhecemos o bloco onde funciona as séries de ensino fundamental.

Todas as salas são planejadas de forma que estimulam a prática de determinadas atividades: canto da leitura, canto dos jogos, canto do faz de conta, canto da arte, canto da roda, como também espaços delimitados nas paredes para disposição das produções das crianças – textos coletivos e imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com