TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 5

PARECER DESCRITIVO 

Nome do aluno: Vinicius Antunes Lindolfo Ventura

Data de Nascimento: 22/04/2010

Ano: 1º ano       Turma: 12     Periodo: Matutino    Ano Letivo: 2017

Professora Regente: Sabrina Elias Ferreira Elias

Auxiliar de Ensino de Educação Especial: Silvia Regina Gonçalves

 

Neste parecer consta o desenvolvimento do aluno Vinicius dentro de suas habilidades de aprender e desenvolve-se na comunidade escolar. Os criterios aqui utilizados são elaborados e realizados através da observação individual diária na participação, atenção, curiosidade, avaliação e demais formas trabalhadas na area de ensino.

Aspecto sócio-emocional 

Vinicius é uma criança que não conversa, ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria, mas demonstra sentimentos afetivos, conseguindo demonstrar através de gestos como abraçar e beijar.

Para facilitar a socialização costumamos mante-lo envolvido nas atividades em sala de aula. Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo ele só realiza as atividades e participa mediante a intervenção da professora.

Ele não manifesta  hábitos de higiene ao usar o banheiro, após o uso sempre tem de ser lembrado de lavar as mãos, isso acontece também após a hora do lanche com relacão a lavar mãos e boca. Seu vocabulario é bastante restrito devido a Apraxia. quando conseguimos fazer com que ele fale; as palavras que ele fala são: migo Vini, não, sim. Isso acontece mais quando incistimos pra que realize as atividades e quando o grupo esta agitado. Um outro ponto pertinente é que ele não gosta de pintar devemos orienta-lo a "colorir." O aluno dialoga com os demais alunos e não interage nas brincadeiras durante o intervalo com execção de quando uma menina vem buscá-lo pra brincar de correr.

Aspectos psicomotores 

As funções motoras fina e grossa ainda não estão bem desenvolvidas, apresenta dificuldade em locomover-se em escadas.  Faz uso da mão direita e segura o lápis com certa dificuldade. Na atividade de recorte e colagem recorta com apoio da professora o contorno solicitado. Tem uma coordenação motora fina restrita com dificuldade. Na coordenação olho-mão realiza dentro de suas limitações, encaixa peças de quebra cabeça ampliado. Esquema corporal: observamos que possui condições de desenvolver equilíbrio ao logo do tempo tendo em vista sua dificuldade inicial. Ser humano e saúde: É capaz de identificar as partes de seu corpo fazendo atrvés de gestos.

Aspecto cognitivo (aprendizagem) 

Vinicius foi diagnosticado com Apraxia, por isso temos dificuldades em entende-lo muitas vezes ele costuma não aceitar e compreender as solicitações dos professores , encontra-se no nível pré-silábico, identifica  todas as letras do alfabeto fazendo associação da letra à figura. Possui dificuldade em colorir fazer movimento de pinça, esparando sempre o comando do professor.

O aluno reconhece cores, desenhos, reproduz o que lhe é pedido, muitas vezes sem formas, mas quando perguntado onde esta a figura nos mostra fazendo-se entender.

 Identifica as formas geométricas, os números em sua sequência e desordenados de 1 a 30. Relaciona quantidades ao numeral, mas não identifica noções relacionadas às quatro operações; só o faz com uso de material concreto não registra e nem expressa seu conhecimento oralmente. Realizar atividade de encaixe com restrição. Faz-se entender sempre que está no contexto,  mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência o alfabeto, numeros e silabas.

Ainda não demonstra interrese em participar das atividades porpostas; muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.

Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança 

Buscamos organizar as atividades para o aluno, a partir do método fônico e buscamos trabalhar as ideias matemáticas, através da ludicidade, adaptando sempre que necessario suas atividades. Os momentos de explicação priorizamos o uso de material concreto, não deixando de lado o material didatido, caderno, sua atividades são adaptadas dentro do material fornecido."Acredito que só vai haver inclusão quando todos entenderms como ela deve ser, temos que acreditar no potencial de cada criança e suas limitações e não deixarmos ele se ver como diferente".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com