TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.064 Palavras (25 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 25

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Alta Floresta ‘D’ Oeste  RO

2018

ROSENI RODRIGUES DA SILVA CAMARGO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Rozangela E. da Silva

Tutor de sala:

Alta Floresta ‘D’Oesta  RO

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PLANOS DE AULA        7

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **

                                       

                                           INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio curricular obrigatório  na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Ensino fundamental Educação Infantil Boa Esperança situada na P.50 km 22 na cidade de Alta Floresta D’Oeste-RO no distrito Marcão, no segundo semestre de 2018, tendo como base aperfeiçoar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa. 

 A escola disponibilizou uma turma de Pré II de crianças de até (5) cinco anos de idade com (13) treze alunos em sala, para o acadêmico o objetivo é conhecer o funcionamento da escola, a sua história, sua missão, seus projetos, obter informações sobre a quantidade de alunos e funcionários, o acompanhamento dos pais ou responsáveis na aprendizagem dos alunos, de onde provêm os recursos da escola, seu patrimônio e ainda como proceder ao regimento escolar.

 A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande. A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.  

Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.

https://www.passeidireto.com/arquivo/1699572/relatorio-educacao-infantil-do-sexto-periodo-do-curso-de-pedagogia

https://roubervalbarboza.wordpress.com/2013/05/11/relatorio-de-estagio-em-educacao-infantil/

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                  O Estágio Curricular Obrigatório educação infantil foi realizado do dia 10 a 26 de setembro 2018, na Escola Municipal de Ensino fundamental educação infantil Boa Esperança, instituição publica situado na P50 Km 22 na cidade de Alta Floresta D’Oeste-RO no distrito Marcão. Fica na zona rural de fácil acesso, a instituição foi fundada em 1985, e sua atual diretora, Helena Maria Paz.

                 O estágio em questão tem como objetivo conhecer o funcionamento da escola, a sua história, sua missão, seus projetos, obter informações sobre a quantidade de alunos e funcionários, o acompanhamento dos pais ou responsáveis na aprendizagem dos alunos, de onde provêm os recursos da escola, seu patrimônio e ainda como proceder ao regimento escolar.

 A instituição atende uma demanda de 240 alunos dividida entre o turno matutino e vespertino, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental e

Médio, sendo esse uma extensão da escola urbana que atende na zona rural, as crianças atendidas têm entre 4 e 17 anos de idade. Todos os alunos tanto do turno vespertino como o matutino moram na zona rural e dependem de transporte escolar oferecido pela prefeitura.

A instituição prioriza muito a presença da família na escola. No entanto, a realidade de muitas famílias que por questões econômicas, tem uma jornada de trabalho extensa, por isso surge a necessidade da escola criar estratégias que considerem as diversidades das famílias para que todas, de alguma forma, tenha garantida sua participação na vida escolar de seus filhos.

A escola possui 3 pavimentos, tendo 9 salas de aula, e uma de Atendimento Educacional Especializado (AEE) cozinha, biblioteca, 2 banheiros (sendo 2 deles para alunos com necessidades especiais) e área de lazer com rampas de acesso. Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria, juntamente com a sala de professores.

O quadro de funcionários é composto por uma diretora, uma coordenadora, vinte professores, uma professora de interprete de libras por necessidade de um aluno com deficiência auditiva, nove serventes escolares, dois guardas sendo todos profissionais qualificados para o cargo e a maioria efetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (363.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com