TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.880 Palavras (20 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

 RELATÓRIO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO  01/07/20 A 31/07/2020

Unidade Escolar:  Irmã Dulce- Maternal II C - Manhã

Nome: Alice Gonçalves de Camargo

        

BLOCO – INDICAÇÕES CULTURAIS

01/07 a 04/07

TRABALHO PROPOSTO

MINHAS OBSERVAÇÕES

  1.  CONCEIÇÃO EVARISTO

       

         Negra e de família pobre Conceição Evaristo conseguiu superar obstáculos, como por exemplo o preconceito racial, a classe social menos favorecida, e se tornou uma escritora famosa e reconhecida e que luta e faz críticas ao preconceito sofrida pela sua raça. Com base no que chama de “escrevivência” – ou a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência de vida da própria autora e do seu povo –, ela compõe romances, contos e poemas que revelam a condição do afrodescendentes no Brasil. A poeta traz em sua literatura profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. É Uma mulher que tem cuidado de abrir espaços para outras mulheres negras se apresentarem no mundo da literatura. Conceição Evaristo mostra a permanência da exclusão do negro desde a escravidão no período colonial brasileiro.

  1. ADRIANA CALCANHOTTO

        Sempre gostei muito da cantora Adriana Calcanhotto, gosto de várias músicas em especial duas desse Cd Adriana Partimpim: Ciranda da Bailarina e Saiba. Com essa indicação tive oportunidade de conhecer o Cd completo e gostei muito, pela qualidade das letras e a riqueza do show. Cantora inteligente, voz marcante, delicada é uma música de encanta e faz bem para os ouvidos. Nesse álbum mesmo são músicas infantis mais de compositores que fazem parte da música popular brasileiro, enriquecendo assim, o repertório musical das crianças. É um disco infantil mas que agrada todas as idades.

  1. MAXWELL ALEXANDRE

       Em um país culturalmente racista, onde o índice de mortalidade de negros e pardos é quase três vezes maior que o de brancos, o termo pardo costuma ser alternativa para velar a negritude. Apropriando-se da semântica, Maxwell faz uso de materiais na cor parda para criar narrativas que enaltecessem personagem negros. Já que o pardo foi criado como desígnio para esconder a negritude, então, é algo pejorativo, usado para esconder.  Começou a pintar de pardo tudo o que ele não gostava. Escondendo algumas coisas, o cenário. Percebeu, assim, que as figuras (que não estavam pintadas) vinham para a frente. O pardo, nesse caso, enaltecia e não era mais pejorativo, explicando a maneira que ressignifica e empodera a representação do negro.

A grande sacada é que Maxwell Alexandre justapõe cenas cotidianas de resistência da periferia, como por exemplo, embates com a PM. Maxwell Alexandre é uma das vozes mais ativas pela igualdade racial na cena artística nacional, retrata em sua obra uma poética urbana que passa pela construção de narrativas e cenas estruturadas a partir de sua vivência cotidiana pela cidade e na Rocinha, onde nasceu, trabalha e reside.

  1. DJAMILA RIBEIRO

     O livro começa a partir da história pessoal de Djamila que mostra de forma clara e sem floreios como o racismo é cruel no Brasil. Entre os temas discutidos está o ataque as celebridades negras, a intolerância religiosa de matriz africana e a política de cotas raciais. A maioria dos textos do livro foram extraídos de uma seleção de textos publicados pela autora na sua coluna do Carta Capital. O livro de Djamila Ribeiro, traz fatos autobiográfico, onde ela conta episódios de preconceito que sofreu desde pequena e que foram, nitidamente, motivadores para que ela se tornasse uma das maiores representantes do feminismo negro no Brasil. Os textos do livro têm como objetivo trazer à luz o racismo e o machismo que são parte da estrutura da sociedade brasileira.  Para Djamila, é importante falar de um feminismo negro, já que o feminismo universal não contempla todas as possibilidades de ser mulher. A mulher negra sofre uma combinação de opressões – o machismo e o racismo – o que a coloca num lugar de existência diferente daquele da mulher branca, que sofre opressão por seu gênero, mas não pela cor de sua pele. 

“A gente luta por uma sociedade em que as mulheres possam ser consideradas pessoas, que elas não sejam violentadas pelo fato de serem mulheres. Quando as pessoas entendem que a gente está lutando por justiça social, por equiparação e por equidade, não tem motivo para não ser feminista. Se você é uma pessoa inconformada com as injustiças e com as desigualdades, você é uma pessoa feminista e talvez não saiba que seja. Não tem nenhum bicho de sete cabeças. O que a gente quer, na verdade, é uma sociedade livre de desigualdades e violência.”


ESTUDOS



BLOCO 1 – ARTICULAÇÃOCOM O ESTUDO ANTERIOR: A EDUCAÇÃO INTEGRAL

1ª Semana 06/07 a 10/07_

REALIZAR A LEITURA DO “DOCUMENTO ORIENTADOR – SME” (P. 6 -22). DESTACAR AS IDEIAS PRINCIPAIS DO DOCUMENTO E CITAR QUAIS ARTICULAÇÕES COM AS FAMÍLIAS PODEREMOS REALIZAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA.

Ideias principais

  • A Secretaria Municipal de Educação elaborou e vem construindo estratégias para apoiar as escolas e fazer o que é possível para garantir a todos os nossos alunos aprendizagem de excelência e a continuidade nos estudos, tanto durante o período de aplicação das medidas de distanciamento social quanto após o retorno das atividades presenciais.

  • Conteúdos educativos que serão transmitidas pela TV Câmara.
  • Aproximação com vistas ao acolhimento e manutenção de vínculos e promoção do acesso aos conhecimentos às crianças e famílias, contribuindo com o desenvolvimento integral e percursos de aprendizagem dos alunos nesse período por meio de atividades remotas emergenciais.
  • Acolhimento e apoio aos gestores no planejamento e desenvolvimento de ações em tempo de pandemia.
  • Elaboração pela equipe técnica da SME e disponibilização de roteiro de estudos com propostas formativas organizadas para o cumprimento do tele trabalho dos docentes, a partir de 13 de abril de 2020. Inicialmente estudos voltados a continuidade de percursos formativos iniciados pela rede com a retomada de fundamentos da Educação Integral e Competências Gerais.
  • Produção de vídeos para veiculação na TV Câmara e outras mídias com base nas propostas

Ou ampliação das sugestões do material “Brincadeiras e interações: um convite às famílias e crianças para brincarem juntas”.

  • O planejamento das atividades de apoio aos estudos dos alunos em casa, as aproximações comas famílias e estudantes, as formas de articulação com a própria equipe escolar, as estratégias definidas no coletivo para a continuidade do ensino e da aprendizagem de forma remota, devem estar em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da escola e, na medida do possível, com os Planos de Ensino docente para cada ano/turma/ciclo/termo, a fim de garantir unicidade, continuidade e acessibilidade a todos.

  • As estratégias para realização de atividades escolares não presenciais devem considerar essencialmente os direitos de aprendizagem, a diversidade dos estudantes da rede e as diferentes abordagens de aproximação com as famílias e estudantes em um momento de incerteza como o atual.
  • O docente necessitará olhar sempre para o Plano de Ensino elaborado no início do ano letivo e repensá-lo para propor as estratégias de aproximações às familiais e aos estudantes da forma mais adequada à realidade desse momento.
  • A frequência do professor será comprovada pela entrega dos relatórios dos roteiros de estudos, rotina semanal de atividades propostas aos estudantes, diário de classe preenchidas em consonância com as habilidades e as competências essenciais e blocos de atividades para esta situação emergencial.
  • Caberá à equipe gestora, o acompanhamento das ações de aproximação às famílias e aos estudantes, com intuito de encorajá-los a um maior engajamento com relação às propostas de atividades remotas, que terão duração por tempo indeterminado, buscando soluções conjuntas para interações de todos- professores, pais e alunos.

Articulações significativas

  • Criação de grupos de whatsap da sala de aula para disponibilizar atividades a serem realizadas pelas crianças com acompanhamento das famílias, sempre sendo auxiliados e acompanhados pelos professores da sala.

  • Ligações para as famílias para acompanhar e saber como está sendo desenvolvimento das crianças nesse período atípico.
  • Envio de cartas as crianças como forma de criação de laços e estreitamento escola/família.
  • Troca de informações sobre as crianças no momento da entrega dos kits alimentação.

ASSISTIR A LIVE “A VEZ E A VOZ DAS CRIANÇAS” – ADRIANA FRIEDMANN. RESPONDER AS QUESTÕES RELACIONADAS AO VÍDEO:

1) Por que o professor deve revisitar sua infância e o que essa ação influencia no trabalho docente em sala de aula?

R: Colocar-se em cena recordações - lembranças da nossa infância, nossas memórias lúdicas encaminha-se para a valorização das experiências pessoais no processos de atuação com as  com crianças. Essas memórias lúdicas se fazem presentes em todo adulto, educador/a e constroem crenças, ideias, concepções, representações que afetam o modo de compreender e agir na docência para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que o vivido nas relações com as pessoas durante a nossa vida nos constituí como humanos.

2) Por que nosso maior desafio, enquanto educadores, é nos colocarmos como aprendizes? Como podemos mudar isso na rotina escolar?

R: Porque considera-se ainda que o brincar não está presente nas práticas pedagógicas cotidianas em contextos de educação infantil ou quando está presente encontra-se, na maioria das vezes, vivido esporadicamente, de forma mecanizada e excessivamente dirigido. Nós como professores precisamos mudar nossa visão de que o aprendizado só acontece de maneira mas mecânica, e que no brincar é que a criança aprende e se desenvolve. O professor precisa ser mais aberto as brincadeiras na sala de aula.

3) Quais colocações da live de Adriana Friedmann você considera mais relevantes para a nossa realidade na Unidade Escolar?

  • Importância do brincar e também da escuta das crianças pelo professor.
  • Valorizar a infância e a vida das crianças, a sociedade as vezes rouba a infância e isso inclui a escola.
  • Resgatar nossa infância é importante para vermos o quanto brincamos ou não e que o quanto isso foi importante, e partir daí darmos a importância necessário ao brincar para os nossos alunos.
  • Através desse resgate podemos entender que cada criança é única, na sua vivencia familiar, na sua cultura, na sua diversidade e vermos a importância de respeitar essas diferenças.

PEDIMOS QUE ELABOREM UMA SÍNTESE DO BLOCO 1:

          O Bloco 1 veio trazer informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para dar continuidade as ações pedagógicas nessa época atípica que estamos vivendo de pandemia. Fala da criação do canal onde diariamente são mostradas atividades para os alunos da rede, onde cada dia as atividades são direcionadas para um segmento. Da criação de grupos de whatsap, facebook pelas professoras onde são disponibilizadas atividades, brincadeiras, atualidades para os alunos e as famílias e as mesmas dão o retorno no grupo, onde fotos e vídeos das crianças realizando as atividades são compartilhados.

          Outro ponto foi trazer a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e também a importância de se dar voz a criança dentro da sala de aula, para que ela tenha sua singularidade respeitada. Mostra a importância do professor reviver a sua infância, para poder mudar nossa visão de que o aprendizado só acontece de maneira mas mecânica, e que no brincar é que a criança aprende e se desenvolve. O professor precisa ser mais aberto as brincadeiras na sala de aula. Muitos professores não tiveram tantas experiências quando crianças com o brincar e hoje parecem bloqueados para deixar que o brincar aconteça dentro de sala de aula. Já aquele professor que teve mais experiências lúdicas tem um pensamento diferente quanto a importância do brincar.

Bloco 2 – ISOLAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

2ª Semana 13/0 a 17/07

REALIZAR A LEITURA DO TEXTO “COMO ZELAR PELA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL?” – PAULO FOCHI (PORTAL LUNETAS).     DE ACORDO COM A LEITURA DO TEXTO DE PAULO FOCHI, RESPONDA: - VOCÊ CONCORDA COM AS COLOCAÇÕES DO AUTOR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL? JUSTIFIQUE.

          Concordo, Paulo Folchi fala do desespero de algumas escolas em mandar atividades, receitas prontas para os alunos fazerem em casa, indo contra o que vem sendo falado a tanto tempo sobre o cuidar e o educar, sobre a importância do brincar, das interações para que o desenvolvimento da criança aconteça. Nós não podemos fazer esse tipo de oferta apenas para o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas pois, além de desrespeitar os princípios orientadores que o próprio Conselho Nacional de Educação nos dá, estaríamos na contramão daquilo que nos últimos anos defendemos sobre a especificidade do que significa educar e cuidar das crianças em contextos de vida coletivo, nos seus seis primeiros anos de vida. Outro ponto que também acho importante é que não podemos querer que os pais consigam desenvolver o nosso trabalho, eles não são pedagogos e se eles conseguissem desenvolver o papel do professor nosso trabalho não seria necessário. Em casa, as crianças devem fazer papel de filhos e os pais papel de pais. As escolas podem e devem divulgar bons conteúdos, informar as famílias sobre as situações que estamos vivendo, sobre como solicitar o auxílio emergencial, sobre boas ações que acontecem nas cidades, ou seja, espalhem mensagens que reforcem o valor dos encontros, da vida e do ser humano, tirar o foco de cumprir apenas conteúdos e dias letivos.

APÓS ASSISTIR AOS EPISÓDIOS DA SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA” DESTAQUE AS CONSIDERAÇÕES MAIS RELEVANTES, PARA NÓS EDUCADORES, A RESPEITO DA CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL.

  • Discutir as relações que se estabelecem durante os primeiros anos de vida do bebê e a influência delas no desenvolvimento físico, emocional e social dessas crianças.
  • O terceiro episódio da série, “Livre para Aprender”, retrata diferentes estágios e aspectos do aprendizado, desde a gestação até o resto da vida, que envolve o brincar, a imaginação, desenvolvimento de linguagem, entre outros.
  • Retrata o desenvolvimento das crianças, demonstrando com o cérebro dos bebês é incrível e como eles já começam a aprender desde quando estão no útero materno.
  • A importância das brincadeiras para as crianças também é abordada, já que estimula a criatividade e a imaginação, contribuindo para o aprendizado.
  • Aborda questões como licença-maternidade, a importância da figura paterna, a responsabilidade de instituições (como a escola) e de governos na formação da criança, além de pobreza, direitos humanos, violência e abandono.
  • Cuidar, acolher e valorizar a infância hoje, é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária amanhã.
  • Investir na primeira infância é formar adultos bem-sucedidos. 
  • O pai representa para a criança a ideia de que existe um mundo além da mamãe.
  • As brincadeiras devem fazer parte da agenda das crianças tanto quanto atividades como escovar os dentes, ir à escola e dormir e brincar no ambiente dos pais é muito importante e significativo, brincar com as panelas da casa, associar objetos diferentes em brincadeiras.
  • Não são apenas os pais que devem carregar a função e os desafios de formar um ser humano. Parentes, instituições e governos também têm o dever de proporcionar condições para que não só os pequenos mas seus cuidadores possam se desenvolver.
  • Mostrar o quão cruciais são os primeiros anos na formação de um novo ser humano trazido ao mundo. Para isso, o documentário entrevistou famílias e retratou cenas familiares as mais diversas, em termos econômicos, étnicos e culturais.
  • Médicos e pesquisadores falam da importância do estímulo que as crianças devem ter.

SOLICITAMOS QUE SEJA ELABORADO UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DO BLOCO 2:

     Esse bloco veio abordar dois temas, a importância do brincar e das interações e também sobre a formação da criança desde a barriga da mãe, a criança não é uma folha de papel em branco e está em constante desenvolvimento.

      Mostra a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, destaca-se então que ela está em uma constante fase de crescimento, agindo, interagindo e transformando o mundo, portanto a infância é fundamental para que aprenda a brincar, pois é através do brincar que a criança desenvolve, constrói pensamentos e seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo a interagir com a realidade. O professor de Educação Infantil é alguém capaz de ajudá-la a se comunicar, a expressar sentimentos de alegria, tristeza, angústia, sempre partindo do brincar, pois é através do brincar que a criança desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas.

      O desenvolvimento da criança começa de fato no momento da concepção. Os cuidados durante a gestação, portanto, são determinantes para o processo de desenvolvimento, já que diversas estruturas do corpo estão em fase de formação. A relação afetiva é que vai estruturar  a criança, mostrando que independente de quaisquer formatos em que se organize uma família ou um grupo de pessoas disposto a se dedicar nesse intenso zelo repleto de desafios, o que está em jogo é o tempo que se dedica a criança, a capacidade de se envolver empaticamente com ela, ser verdadeiro e honesto quanto aos seus limites e sentimentos, estimulá-la com brincadeiras e atividades lúdicas, se permitindo envolver nesse universo infantil para melhor atendê-lo.

BLOCO 3 – REFLEXÃO SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3ª Semana 20/07 a 24/07

REALIZAR A LEITURA DO DOCUMENTO “PARA UM RETORNO À ESCOLA E À CRECHE QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCADORES”, DE MARIA MALTA CAMPOS.   A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO SUGERIDO E REFLEXÃO SOBRE OS TEMAS ABORDADOS, RESPONDA: - QUAIS AÇÕES VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE SEREM CONTEMPLADAS NO RETORNO ÀS AULAS, COM BASE NO TEXTO?

  • Deverá ocorrer um período de acolhimento e adaptação onde as crianças possam expressar seus sentimentos e suas reações a essa experiência, e se acostumar a uma nova rotina pós pandemia.
  • A criança deverá sentir-se apoiada com a aceitação de possíveis mudanças observadas em seus comportamentos, habilidades e conhecimentos.
  •  Frequentar a escola, sem sofrer discriminação, no caso da própria criança ou algum membro de suas famílias ter sido vítima da Covid-19.
  • A família deve ser orientada e a compartilhar decisões a respeito dos cuidados e do acompanhamento da criança em casa nesse período de retomada da frequência à escola ou creche.
  • A família deve a ser tranquilizada sobre possíveis problemas de adaptação da criança devido ao período de afastamento da escola ou creche.
  • A escola poderá ter disponível um canal de comunicação que permita estar sempre informada sobre mudanças no funcionamento da escola ou creche que afetem a criança.
  • Os professores devem ter o direito a terem suas saúdes protegidas, com a prevenção da infecção pelo Coronavírus, terem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e adequados para a realização do seu trabalho na escola e creche.
  • Os professores devem voltar a seus ambientes de trabalho antes das crianças, de maneira que possam planejar o retorno das crianças, construir os protocolos de trabalho e cuidado, assim como participar de formações com as diferentes áreas que precisam estar envolvidas com o retorno das atividades educacionais, tais como Educação, Saúde, Psicologia e Assistência Social.

PARA FINALIZAR, ELABORE UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O SEU ESPAÇO DE TRABALHO, DO BLOCO 3:

              Professores e alunos terão que desenvolver resiliência e capacidade de inovação, para se adaptar ao novo cenário. Também terão que trabalhar a autogestão, uma vez que a educação e o trabalho remoto devem permanecer em algum nível, além de aperfeiçoar competências ligadas à empatia, que é um dos maiores aprendizados deixados pela pandemia.

A nova escola no cenário pós-coronavírus terá que ser mais humana. Terá que aperfeiçoar sua relação com as famílias e acolher seus alunos, cuidando do seu desenvolvimento integral: corpo, mente e emoções. Embora a liberação de retorno das atividades escolares presenciais ainda não tenha uma previsão segura e global, é importante ter uma data para organizar não somente as aulas a distância, como direcionar as ações necessárias para a retomada das atividades na escola.  Será preciso revisitar o planejamento do ano e começar a repensar as atividades previstas para o restante de 2020, principalmente as demandas extraclasse que seriam realizadas visando estabelecer quais delas poderão ser canceladas, quais serão modificadas e quais serão mantidas. Preparar o ambiente escolar, seguindo todas as medidas de saneamento recomendadas pelos órgãos oficiais da saúde, especialmente com a disponibilização dos materiais recomendados, como álcool gel e máscaras.

Além disso, de nada adianta possuir os aparatos de segurança e higiene se os funcionários não souberem utilizá-los. Portanto é preciso desenvolver um plano de capacitação para toda equipe da escola com relação aos procedimentos e protocolos recomendados para o COVID-19.

Podemos imaginar que tudo estará resolvido com a reabertura das escolas, mas a verdade é que essa será mais uma mudança na vida das crianças. Depois de meses em casa, elas terão que voltar à rotina de acordar cedo, ficar boa parte do dia distante dos pais e a se relacionar fisicamente com professores e colegas em um cenário que ainda exigirá cuidados de prevenção ao vírus. O papel da escola é acolher essa criança que vive esse momento histórico na sociedade, respeitar os seus sentimentos, suas angustias e mudanças de comportamento, e, aos poucos voltar a rotina.

BLOCO 04 - CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

4ª Semana 27/07 a 31/07

PARA AMPLIAR NOSSA REFLEXÃO, PROPOMOS A LEITURA DO ARTIGO “INFÂNCIA E TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA”, DO INSTITUTO ALANA. APÓS A LEITURA E ASSISTIREM AOS VÍDEOS, SOLICITAMOS QUE SEJAM DESTACADAS AS CITAÇÕES RELEVANTES DO TEXTO E DOS VÍDEOS. LER TAMBÉM “EDUCAÇÃO INFANTIL: O CUIDADO COM AS ATIVIDADES NO PERÍODO DA PANDEMIA”, DE DÉBORA GAROFALO. E NÃO ESQUEÇA DAS CITAÇÕES RELEVANTES DO TEXTO:

“INFÂNCIA E TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA”, DO INSTITUTO ALANA.

  • Pesquisadores e especialistas, bem como as recomendações de organizações como sociedades de pediatras, UNICEF e Organização Mundial da Saúde defendem que em uma relação saudável com o ambiente digital deve prevalecer boas experiências e o respeito à privacidade e a capacidade de desconectar das crianças.

  • O ambiente digital têm dois grandes papéis durante a pandemia: ajudar as crianças a cultivar laços afetivos e mantê-las aprendendo.
  • A tecnologia pode manter os estudantes engajados na experiência de aprender em casa ao mesmo tempo que os mantêm conectados à professores e colegas, trocando sobre o que os reúne: o conhecimento, a convivência, o trabalho de aprender e ensinar.
  • As pesquisas mostram que famílias que fazem da tecnologia uma experiência compartilhada entre crianças e adultos formam jovens mais capazes de usufruir o que há de melhor no ambiente digital e de lidar com as ameaças que encontrarão no caminho.
  • O equilíbrio digital é importante, mesmo durante a quarentena. A Organização Mundial da Saúde estabelece como diretriz que as experiências digitais não podem competir com nenhuma atividade essencial ao desenvolvimento pleno da infância: alimentação, sono, movimento e interação humana.
  • Ao Estado cabe elaborar políticas públicas de inclusão que proporcionem a todas as crianças e adolescentes acesso e uso das tecnologias com qualidade. 

 “EDUCAÇÃO INFANTIL: O CUIDADO COM AS ATIVIDADES NO PERÍODO DA PANDEMIA”, DE DÉBORA GAROFALO.

        

  • Os estudantes estão sentindo falta da escola, mas, as crianças pequenas sentem muito mais, principalmente porque essa é a fase de interação e de aprendizagem mútua, o que exige um olhar e cuidado diferenciado por parte de educadores ao propor atividades.

  • Na escola, as atividades para a educação infantil são guiadas a partir de rotinas. É importante ressaltar aos pais que em casa as crianças também necessitam manter esse ritmo e que ele faz parte de um importante aprendizado cognitivo.

  • É preciso levar em consideração que tarefas escolares agora precisam ser ministradas pelos familiares. É uma situação difícil, já que muitos pais devem distribuir a atenção com o trabalho e não possuem a formação e o preparo docente.
  • A atividade pode recorrer a temas que possam lembrar, de alguma maneira, a escola.
  • É importante orientar familiares que guardem as atividades realizadas pelos filhos, com uma forma de registro. Os portfólios podem ser realizados em ambientes digitais e colaborativos,  para que haja também uma troca com o educador ou impresso para ser apresentado em um possível retorno presencial, que ajudará o professor a nortear e replanejar as aulas.
  • É importante também que professores conversem entre si, para a troca de sugestões e soluções para dificuldades que possam surgir durante o trabalho pedagógico.
  • Os familiares possuem muitas dificuldades de conduzir atividades e muitas as vezes não se sentem preparados para realizá-las com as crianças. Por isso, orientá-los por meio de atividades guiadas pode contribuir para o sucesso da condução das mesmas e deixar todos mais seguros.

RELATÓRIO FINAL

          

              As indicações culturais desse teletrabalho foram muito boas e ricas, vieram mostrar a importância de se respeitar as diferenças, as diversidades, sejam elas culturais, de raça, de gênero, de classe social. Trouxe personagens que lutam por esse respeito e que conseguiram vencer o preconceito e alcançar os objetivos traçados. Além disso, essas pessoas conseguem dar o exemplo e encorajar muitas pessoas a vencerem esses preconceitos, ajudam em causas sociais, que estão presentes no nosso cotidiano. Seja na família, na escola, no trabalho, ou no ambiente social, temos que aprender a conviver e a respeitar as diferenças e os diferentes. A vida é assim, cada um é diferente do outro e tem sua maneira de entender, enfrentar e realizar a vida. Afinal, são as diferenças que movem o mundo e impulsionam o progresso. Imagine se todos nós tivéssemos os mesmos gostos, as mesmas as mesmas opiniões, que chatice seria. O que não devemos deixar é que as escolhas dos outros, sua maneira de pensar, ou seu estilo de vida, nos afetem ou incomodem a ponto de criar discórdia, ofensas e mágoas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (322.5 Kb)   docx (293.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com