TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DO TEMA DO PROJETO

Por:   •  19/11/2017  •  Artigo  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO DO TEMA DO PROJETO COM OS ASSUNTOS ESTUDADOS PARA A PROVA

Definir o que é cultura não é uma tarefa fácil ou simples. Se fosse possível definir cultura em uma expressão, poderia se dizer que cultura é tudo aquilo que se refere ao nosso modo de vida. Poderíamos completar dizendo que cultura é um todo complexo e dinâmico que envolve todo conjunto da sociedade. Normalmente quando a palavra cultura aparece é no sentido de tentar dar conta dessa complexidade da dinâmica das relações humanas.

Segundo, Costa; Silveira; Sommer, (2003), Analistas contemporâneos da cultura, chamam a atenção para a ocorrência de uma “revolução cultural”, ao longo do século XX, na qual os domínios do que costumamos designar como cultura se expandiram e diversificaram de uma forma jamais imaginada. A cultura não pode mais ser concebida como acumulação de saberes ou processo estético, intelectual ou espiritual. A cultura precisa ser estudada e compreendida tendo-se em conta a enorme expansão de tudo que está associado a ela, e o papel constitutivo que assumiu em todos os aspectos da vida social. Essa centralidade da cultura – ressaltada, entre tantos pensadores, por Stuart Hall, Fredric Jameson, Néstor Canclini, Beatriz Sarlo, David Harvey – tem uma dimensão epistemológica, que vem sendo denominada “virada cultural”, referindo-se a esse poder instituidor de que são dotados os discursos circulantes no circuito da cultura.

Por isso quando pensamos em uma educação para cultura, é uma educação que trata da nossa vida, que trata da nossa família, das nossas relações interpessoais, do local onde moramos, das nossas crenças, do sistema de decisão politica na qual estamos inseridos, no sistema de manutenção de vida (economia). Ou seja, quando pensamos em cultura, pensamos nessa ordem humana em sua totalidade.

De acordo Costa; Silveira; Sommer (2003) podemos dizer que os Estudos Culturais em Educação constituem uma ressignificação e/ou uma forma de abordagem do campo pedagógico em que questões como cultura, identidade, discurso e representação passam a ocupar, de forma articulada, o primeiro plano da cena pedagógica.

Na relação entre Estudos Culturais e a educação, percebemos que a escola apesar de ser apenas um dos ambientes de ensino do mundo contemporâneo, continua tendo uma forte influência na vida dos jovens.

Segundo Silva (2002 apud FLEURI, 2006, p. 510) o autor verifica que a escola é apontada pelos jovens como um dos principais territórios de vivência de situações discriminatórias, de enfrentamentos invisíveis, mediados pelas significações atribuídas a aspectos visíveis, como a deficiência física, o vestuário, as práticas religiosas, o sexo e a cor da pele.

Além da escola, nós somos instruídos por vários artefatos da mídia, textos impressos, propagandas, noticiários, vídeos, televisão, internet etc. Sofremos constantemente a influencia de uma restrita visão de mundo, de gênero, de sexualidade, de cidadania de forma muitas vezes manipuladora. Para isso a Pedagogia da mídia surge para tratar da prática cultural que vem sendo problematizada, e busca advertir sobre essa dimensão dos elementos de comunicação e informação na vida contemporânea, no qual tem suas implicações na politica cultural que produzem barreiras de classe, gêneros, modos de vida, etnia e outras.

Conforme Kellner e Share, (2008) o objetivo deve ser caminhar em direção à alfabetização crítica da mídia com a compreensão da alfabetização como um processo social que requer amplitude e profundidade, ao plantar as sementes e embasar os passos para a pedagogia transformadora.

A partir dessa breve contextualização sobre cultura, estudos culturais e educação, o projeto de pesquisa intitulado: A IMPLANTAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL NA COLONIZAÇÃO ATRAVES DA EDUCAÇÃO: SEUS REFLEXOS NOS DIAS ATUAIS se relaciona com os estudos culturais no que se refere a busca e o desejo de “descolonização” em relação ao conceito de cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (238.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com