TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: “DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO”

Por:   •  7/12/2021  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        LAB. DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LM1M4

PROFº PAULO HENRIQUE CORREIA ARAÚJO DA CRUZ

CAIO VINICIUS DALLA VECHIA DE OLIVEIRA

IT3010341

RESENHA: “DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO”

O capítulo tem como objeto de estudo a avaliação, e concentrou os esforços em informar o papel da avaliação; os objetivos curriculares; princípios a seguir e onde evitar erros; potencialidades; lugar da avaliação na prática profissional do professor.

A avaliação é um processo intrínseco a aprendizagem e assume um papel regulador e objetos bem definidos. Esse processo possuía natureza seletiva e classificatória, no entanto hoje a abordagem possui um caráter formativo. Especificamente ao tratar da matemática a avaliação tem o objetivo de avaliar a apropriação por parte dos alunos dos conceitos matemáticos, utilização e a relação dos alunos com essa área.

Diferentes áreas da sociedade possuem interesse nos resultados avaliativos, os professores para o planejamento, os alunos para o feedback, autoridades educativas para o planejamento macro, os pais para acompanharem o desempenho de seus filhos. Portanto a avaliação possui vários propósitos, sendo assim demanda dos professores diferentes estratégias de avaliação.

A princípio temos,

avaliação diagnóstica: que finda observar o conhecimento acumulado que o aluno possui e que muitas vezes são pré-requisitos para um novo tema.

avaliação formativa: tem o intuito de observar o progresso e a formação do aluno acerca de um determinado conceito matemático.

avaliação sumativa: essa avaliação tem o objetivo de determinar os níveis de conhecimento dos alunos após fechamento e um ciclo, geralmente é atribuída uma escala de avaliação.

avaliação aferida: retornar o máximo de informação sobre o desempenho dos alunos de diferentes escolas para a estrutura educativa.

avaliação especializada: analisa casos de alunos que necessitem práticas especializadas de avaliação, ela possui caráter subjetivo por estar em função de uma necessidade do aluno.

        Os resultados obtidos e quantificados em escalas não devem ser confundidos. O processo de avaliação tem o objetivo de tomadas de decisões frente a um resultado obtido, já as escalas que seriam um subproduto da avaliação, têm caráter informativo.

        O produto esperado da avaliação é uma tomada de decisão a respeito da condução do aprendizado dos alunos e com isso é importante a participação dos alunos em uma autoanálise para o processo de melhoria do próprio aprendizado.

        Com alguns princípios a serem seguidos, a avalição deve ser transparente, de natureza construtiva e não punitiva, de diferentes formas e métodos, deve compreender o currículo e integrar-se ao processo de aprendizagem. A avaliação como integrante do aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com