TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA ROSA ANTUNES

RESUMO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

SÃO PAULO

2014

ADRIANA ROSA ANTUNES

RESUMO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Resumo da história da educação no Brasil,apresentado à matéria, como parte do requisito para aprovação na referida disciplina.

Orientador: Prof.º  Mestre Leandro

SÃO PAULO

2014

RESUMO

Chegada do europeu em 1500,nega-se a tradição cultural do nativo, os jesuítas não trouxeram somente a moral os costumes e a religiosidade europeia, trouxeram também os métodos pedagógicos

Período Jesuítico ( 1549-1759)

Padre Manoel da Nóbrega, Irmão Vicente Rodrigues, José de Anchieta, os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento (Ratio Studiorum).

Ensino religioso e o ensino das primeiras letras, educação básica, sistematização do ensino em etapas.

Em 1759, expulsão de todas as colônias portuguesas, o marquês de Pombal, primeiro ministro de Portugal de 1750-1777, houve um retrocesso organizacional das escolas.A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal, ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado, (aulas régias).

A Reforma Pombalina de Educação substitui o sistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice-reis nomeados por Portugal, é instituído o “subsidio literário”, imposto destinado a manutenção dos ensinos primário e médio.

Esta situação somente sofreu uma mudança com a chegada da família real ao Brasil em 1808-1821(Período Joanino), ensino voltado para a coroa, para os nobres, estruturação foram criadas em função da corte, academia militar, jardim Botânico.

Período Imperial (1822-1888)

D. Pedro I, Proclama a Republica, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O artigo 179 desta Lei Magna dizia que a instrução primária e gratuita para todos os cidadãos ( branco, euro descendentes, corte), os escravos não eram cidadãos. Para suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou “ensino mutuo”. No período imperial, teve a lei que regulamentou a educação de todos (escolas primárias, Liceus, ginásios e academias), institui o ensino primário para o sexo feminino.

Primeira República ( 18889-1929)

Reforma de Benjamin Constant, liberdade e laicidade do ensino, gratuidade da escola primária, percebe-se a influência da filosofia positivista. A ênfase literária e clássica de nossa educação tem seus dias contados, fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.

Período Segunda República ( 1930-1936)

A Revolução de 30,foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção, uma geração de grandes educadores, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Almeida Junior, criado o magistério, a Universidade de São Paulo é criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com