TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ciência Política no Brasil Império

Por:   •  27/11/2018  •  Dissertação  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

Ciência Política II

Portugal – século XIII - expulsam os mouros e colocam um rei – sócio da navegação para quebrar a hegemonia de Veneza – Colombo, Tratado de Tordesilhas – século XV.

Tratado de Tordesilhas:

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado em 4 de junho de 1494 entre Portugal e Espanha. Ganhou este nome, pois foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas. O acordo tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV.

O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas

De acordo com o Tratado de Tordesilhas, uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde serviria de referência para a divisão das terras entre Portugal e Espanha. As terras a oeste desta linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste eram de Portugal.

Séc XV – invenção das caravelas:

• Portugal era um reino unificado, portanto sujeito a menos convulsões e disputas, contrastando com a França e a Inglaterra;

• A expansão marítima era boa para diversas classes, grupos sociais e instituições. Para os comerciantes existia a perspectiva de um bom negócio; para o rei era uma forma de aumentar a receita e motivo de prestígio; para o povo era a expectativa de uma vida melhor;

• Portugal – gosto pela aventura;

• Portugal – aperfeiçoamento das técnicas de navegação tanto na cartografia como nas caravelas.

Quais eram os bens buscados por Portugal?

Ouro e especiarias. O ouro era a moeda confiável.

As especiarias eram associadas a produtos raros, utilizadas como tempero, remédio ou perfumaria. O valor alto das especiarias se explica pelos limites das técnicas de conservação existentes na época e também pelos hábitos alimentares.

Feitorias: postos fortificados de comércio que Portugal implantou a princípio na costa da África.

Ilha da Madeira: dois sistemas agrícolas paralelos, sendo o trigo e a cana de açúcar. A plantação era incentivada pelos mercadores genoveses e pelos judeus. O regime de escravidão era o que dominava nessas plantações.

O Brasil colonial:

• Chegada de Cabral e instalação do governo geral em 1549;

• Governo geral durou até as últimas décadas do século XVIII;

• Entre 1500 e 1535 – exploração do pau Brasil, morte de indígenas.

A crise do antigo regime:

• O antigo regime era o conjunto de monarquias absolutas que imperavam na Europa desde o século XVI;

• O liberalismo do ponto de vista econômico defendia que o Estado não deveria interferir na individualidade, limitando-se a garantir segurança e educação dos cidadãos;

• Do ponto de vista político, o liberalismo defende o direito de representação dos indivíduos. Direito de organizar a nação a partir de uma lei básica, ou seja, a Constituição;

• Os democratas defendiam o sufrágio universal enquanto que os liberais defendiam a representação limitada por classes.

A crise do sistema colonial:

Em meados do século XVIII Portugal era considerado um país atrasado em relação às potências europeias como Inglaterra e França.

O Brasil colônia entrou em um período de depressão devido a crise do café e do ouro.

Vinda da família Real para o Brasil:

A Europa vivia em crise e Napoleão avançava com seu exército. Para fugir de Napoleão, Dom João VI veio para o Brasil.

A família real portuguesa desembarcou no Brasil em 1808. Logo ao chegar, Dom João VI declarou a abertura dos portos as nações amigas (entenda-se como amiga, a Inglaterra). Esse ato colocava fim aos trezentos anos de sistema colonial quando se tratava em comércio. A abertura dos portos favoreceu a Inglaterra e também os proprietários rurais produtores de bens para exportação

Dom João transferiu a sede da monarquia portuguesa para o Brasil e realizou intervenções militares, inclusive para não deixar que a Bacia da Cisplatina fosse da Argentina.

Em 1808 veio a público o primeiro jornal impresso na colônia, além da abertura de teatros e bibliotecas. Claro que isso foi feito com o interesse de agradar a corte.

Em dezembro de 1815 Dom João VI elevou o Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

Com a derrota de Napoleão, Dom João voltou para Portugal e deixou Pedro I em seu lugar. Nada é tão ruim que não possa piorar!!!

Sobre Dom Pedro I:

Chegou ao Brasil em 1808 junto com a família real portuguesa, seu pai Dom João VI e sua mãe Carlota Joaquina. Dom Pedro se tornou o primeiro imperador do Brasil em 1822 e permaneceu até 1831.

Desobedecendo as ordens de Portugal que pediam seu retorno, declarou a famosa frase do ‘Dia do Fico’ em 1822. Declarou a independência do Brasil em 1822. Na prática pouca coisa mudou, pois no Brasil a classe dominante ainda mantinha seus privilégios e a maioria da população era escrava, sem poder de participação política.

Durante seu governo foram criados os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, porém ao notar que ele poderia perder espaço nas decisões políticas, criou o Poder Moderador de forma a manter sua palavra com sendo a última.

Pedro I autorizou gastos com a guerra da Cisplatina, gerando muitas críticas ao seu governo. Posteriormente se envolveu na disputa do trono português e somadas as revoltas internas, culminaram na sua decisão de abdicar o trono e voltar para Portugal. Calma, ainda vai piorar!

O processo de independência:

Para entender como foi o processo de independência é necessário saber como era o panorama da Europa no plano político, econômico e social. A revolução francesa com a queda do absolutismo e a revolução industrial foram temas importantes que influenciaram o modo de pensamento das metrópoles com as suas colônias.

Ao mesmo tempo em que a Europa passava por mudanças, havia no Brasil uma crise colonial causada principalmente pelo monopólio comercial de Portugal sobre os produtos brasileiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com