TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para escrever uma dissertação

Artigo: Recomendações para escrever uma dissertação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Artigo  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução.

Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os dias. Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da violência nas cidades, para a repressão dos pais. É mundial a preocupação com a bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao futebol, ao cinema, à música. A vida cotidiana traz constantemente a necessidade de exposição de ideias pessoais, opiniões e pontos de vista. Em alguns casos, é preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar diferente. Em todas essas situações e em muitas outras, utiliza-se a linguagem para dissertar, ou seja, organizam-se palavras, frases, textos, a fim de, por meio da apresentação de ideias, dados e conceitos, chegar-se a conclusões. Em suma, dissertação implica discussão de idéias, argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto.

Técnicas Dissertativas.

O primeiro passo para compor uma redação dissertativa é que em todas as propostas de redação, o aluno recebe uma tese ou uma orientação, que traz com detalhes o que é proposto para a construção da redação. É necessário fazer um estudo dessa proposta, tentando extrair a palavra chave e o tema principal que deve ser trabalhado. Após extrair da orientação sua ideia básica, deve-se iniciar o seu primeiro parágrafo. Para isso, faça uma afirmação pessoal em torno do assunto, evidenciando sua opinião sobre a tese. Para se tornar mais simples a introdução do assunto pode ser usada, no começo da introdução, expressões do tipo: “É inadmissível”, “É vergonhoso”, “É inevitável”, “É inaceitável” e assim por diante. Após inserir o assunto, partimos então para a análise da consequência imediata causada pelo assunto tratado. Nesse caso, deve-se relacionar consequências de caráter mais social. É importante lembrar, que em um texto dissertativo-argumentativo colocamos, na introdução, dois ou três argumentos que defendam a tese tratada na redação. O ideal é usarmos até três linhas na construção de nossa introdução.

O desenvolvimento é elaborado em, no máximo, três parágrafos, de acordo com o número de argumentos colocados na introdução, pois no desenvolvimento deve-se explicar cada argumento, individualmente. No segundo parágrafo da redação, contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto...”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante. Por isso é importante sempre ler jornais e revistas, para que tenha algum assunto para usar como exemplo. Em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com