TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão reflexiva das limitações e oportunidades da prática pedagógica multidisciplinar

Artigo: Reflexão reflexiva das limitações e oportunidades da prática pedagógica multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

É uma ideia de fortalecimento, o que é bom. O problema é se for o único programa disponível para eles", critica.

ETPA 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os projetos multidisciplinares têm se apresentado como um excelente recurso no ensino da engenharia por diversos motivos, dentre os quais podem-se destacar três: o fator motivador, a construção do conhecimento global e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à realidade social do mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho foi analisar reflexivamente sobre os limites e as possibilidades de uma prática pedagógica multidisciplinar. Buscamos através disso, registrar nossos esforços, anseios e expectativas, tanto no processo da nossa formação, enquanto equipe, como também, no trabalho efetivo, que assumimos a compreendendo as relações existentes entre os conteúdos abordados. Após este relato e através desta experiência, constatamos que mais uma vez, a multidisciplinaridade é a essência e o “segredo” de qualquer trabalho que se pretende realmente coletivo, pois, por meio dela, temos a oportunidade de desenvolver não só o espírito de equipe, o espírito coletivo, como também desenvolver a afetividade, a sensibilidade, a percepção, a amizade, a troca de experiências, a solidariedade; enfim, um bem-estar fundamental para qualquer tipo de atividade pedagógica, a ser desempenhada. Por último, o projeto multidisciplinar proporciona ao aluno a oportunidade de exercitar na prática aquilo que faz do engenheiro um profissional tão valorizado no mercado de trabalho: a habilidade em resolver problemas. Quando confrontados com problemas a serem resolvidos, os alunos gradativamente percebem a importância de se desenvolver competências essenciais como o “trabalhar em equipe”, a gestão do tempo, a análise de riscos, o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas, e outros pontos que fazem parte das habilidades essenciais procuradas no mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1999.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed,

ANDRADE, Arnon Alberto Mascarenhas de. Qualidades de Projetos em Educação a Distância. Revista Tecnologia Educacional. nº 139. Nov/Dez.1997,ano XXVI.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. RJ, Bertrand Brasil, 2000

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Aprender Sonhando. Site de Entrevista Educacional. http://www.educacional.com/entrevistas/entrevista0084.asp. Acesso em: 26 maio. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2006a, 2 vol.

www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/.../mostra-memoria-em-movimento-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com