TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatoria de Praticas Pedagógicas Gerais

Por:   •  1/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.210 Palavras (25 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 25

introdução:

O presente trabalho visa apresentar o relatório das observações escolares feitas  na escola João XXIII, tema traçado na disciplina de práticas pedagógicas. E dizer que as práticas pedagógicas são vistas como atividades ligadas às práticas docentes, e como cita um blogueiro[1], “as práticas pedagógicas são vistas como técnicas organizadas intencionalmente para atender a determinadas expectativas educacionais solicitadas ou requeridas por uma dada comunidade escolar” para o nosso a comunidade escolar dita é o nosso curso, neste ponto as nossas expectativas estão centradas em conher a estrutura dessa grande infraestrutura que é a escola. E  como citado no livro (normas para a produção de trabalhos científicos na UP,2003:4) ‘os relatórios de práticas pedagógicas resultam de um trabalho científico destinado à pesquisa de determinadas questões pedagógicas, relacionadas às práticas das mesmas, e através destas práticas os estudantes ganham a capacidade de articular o conhecimento científico com os psicopedagógicos e didáticos, neste âmbito contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino” isso porque as práticas fazem com que o futuro professor se aproxime daquilo que se chama de realidade escolar. O presente relatório não foge das margens desses comentários. Nesse contexto pretende-se que através deste relatório conheçamos o funcionamento máquina administrativa escolar, tarefas dos membros da escola.

O relatório encontra-se dividido em capítulos[2], e o primeiro capítulo esta centrado em colocar os objetivos previstos com a execução trabalho e a metodologia usada na execução do mesmo. O segundo capítulo cetra-se no conhecimento da história da escola desde a sua fundação até a atualidade, a localização Geográfica, os limites e bem como uma vista do mapa com recurso a satélite. O terceiro capítulo encontra-se centrado na descrição da organização e gestão da escola, funcionamento da escola, turnos de lecionação,  efetivo escolar e formação de professores. O quarto capítulo centra-se na constituição da escola, Recepção, secretaria, GV/ Rádio escolar e setor disciplinar. O quinto capítulo trata do lugar de aprendizagem dos alunos, salas de aulas, bibliotecas, sala de Informática, laboratório e área para jogos. O capítulo 6 esta centrado em tratar sobre: o nível de desistências por parte dos alunos, a supervisão escolar, relação da escola com a comunidade, atividades extra-curriculares, documentos normativos, segurança da escola e área de saúde. O Capitulo 7 trata das questões ligadas ao uso dos uniformes por parte dos alunos e professores, materiais usados pelos professores e outros funcionários da escola, livro de turma, organização do livro de turma, Cantina da escola, Papelaria e reprografia, critérios de avaliação dos alunos, instrumentos de consolidação da matéria, limpeza da escola e carinha da escola. O Capitulo 8 centra-se no estudo da relação da escola com a comunidade.

Também se encontra uma conclusão, onde faço uma resenha ou o resumo das atividades para mel compreensão deste.

E para melhor esclarecimento das informações temos os anexos, onde poeram ser consultados certos caracteres que se calhar podem vir a estar em branco ao longo do relatório. Tendo em conta que o trabalho é de gênero científico, também consta uma bibliografia que vêm com a indicação das fontes que foram usadas para a execução do relatório presente.

Capitulo I

1.2 - Objetivos:

O meu objetivo com este trabalho é de conhecer a realidade escolar, como afirma um excerto de “NHAMUANE, Cristovão Francisco - Relatório de Pratica Pedagógica Geral, a escola é um espaço fechado que permite a realização de projetos pedagógicos encerados no meio social que se abre cada vez mais para o exterior, esta organizada duma maneira que condiciona a aprendizagem e que tem as suas características do funcionamento.” Indo neste ponto de vista pretendo conhecer este espaço fechado que é a escola e verificar a maneira pela qual as atividades são desempenhadas nelas, deste ponto tentando responder a questão “oque está por detrás da realidade escolar?” desde a sua estruturação externa até a interna. Procurar saber num todo sobre como funciona a caneta administrativa escolar.

1.3 - Metodologia de trabalho:

 A metodologia[3] usada para execução do trabalho,  Foi uso de uma entrevista direcionada aos membros da direção da escola com a finalidade de obter destes as informações da escola, pois estes são tidos como os líderes da escola, e o pessoal que melhor conher a escol e o seu funcionamento.

Um inquérito direcionado ao pessoal da escola, isso para poder fazer um bom balanceamento das informações.

Para além destes métodos um dos métodos também usado para execução do trabalho foi o método de observação direta, o que permitiu uma melhor observação dos caracteres externos da escola, isso também permitiu fazer a descrição de quase todo o ambiente escolar, desde as salas, os gabinetes dos diretores, o pátio, o campo e outros.

O outro critério foi o processo de co certas pessoas que se relacionam com a escola desde a sua fundação, isso para permitir um bom melhor nivelamento das informações.

1.4 – Fases da elaboração do trabalho:

A elaboração do trabalho compreende as seguintes fases:

Trabalho feito na sala de sala: surgimento da questão de observação da escola supra citada na sala de aula da práticas pedagógicas, a explicação sobre oque na verdade ia se fazer no campo e a revisão e elaboração do inquérito de observação escolar.

Trabalho feito no campo: a o processo de observação escolar que culminou com a observação direta e descrição do observado. a entrevista com as entidades competentes e o processo da síntese  de atividades e a elaboração do próprio relatório.

1.5 – sustentação teórica:

Segundo Naíde Alfredo, ampud, MARCONI e LAKATOS (2004:275) “ observação é uma técnica de coleta[4] de dados para conseguir informações utilizando os sentidos na obtenção de determinados aspetos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se deseja estuda. ” A minha base encontra-se centrada neste comentário, pois como traçado nos objetivos, pretende-se observar a realidade escolar num todo, examinando o nível de informações e bem como o nível de funcionamento de uma escola, isto controlando os pontos positivos e negativos do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (974.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com