TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatória Quimica Aula Pratica

Dissertações: Relatória Quimica Aula Pratica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

TESTE DE CHAMA

1. OBJETIVO

O ensaio teve como objetivo verificar a presença de determinados elementos químicos nos sais utilizados, através do teste da chama, e comparar com o padrão de cores do espectro de emissões para conhecidos elementos.

3. INTRODUÇÃO

Amparados de algumas matérias como fio de platina e balão de fundo chato completo com álcool e um pavio, iniciamos o experimento acendendo o seu Pavio, Posteriormente banhávamos o fio de platina num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento, a seguir mergulhávamos novamente o fio no ácido e assim coletávamos uma pequena amostra do sal desejado para que fosse colocado próximo a chama, procedemos de forma semelhante em 5 amostras de sal.

4. EXPERIMENTO

Observando atentamente podemos notar a mudança de coloração da chama quando colocado diferentes amostras de sal em contato com o fogo. Observe o resultado encontrado na tabela a seguir:

1.Cloreto de Bário-Verde Amarelado-BaCl2

2.Cloreto de Sódio-Amarelo Alaranjado-NaCl

3.Cloreto de Cálcio-Vermelho Tijolo-CaCl2

4.Cloreto de Potássio-Violeta Clara-KCl

5.Cloreto de Estrôncio-Vermelho Carmim-SrCl2

5.DISCUSOES

Notamos na tabela acima a variação de cor no experimento realizado com o Cloreto de Cálcio (N°3), essa variação pode ter ocorrido devido às contaminações possíveis nos materiais. Já nos outros sais a coloração encontrada foram as esperadas.

6. CONCLUSÃO

Observamos que cada sal possui uma coloração característica devido à disposição dos elétrons nas camadas de energia, quando um sal recebe uma quantidade bem definida de energia os elétrons tendem a saltar para uma camada mais externa, assim quando perdem energia os elétrons voltam para sua camada original, assim sucessivamente, emitindo desta forma uma luz característica de cada cátion.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com