TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Instituto Butatan

Por:   •  17/2/2017  •  Bibliografia  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPUS PIRITUBA

Jessica Isabel Silva

Metodologia e Didática de História e Geografia

  Visita ao “Instituto Butantã” - Relatório


UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPUS PIRITUBA

Jessica Isabel Silva RA- 1299204836

                

Metodologia e Didática de História e Geografia

Visita ao “Instituto Butantã” - Relatório

Trabalho desenvolvido na disciplina Metodologia e Didática de Historia e Geografia, apresentada á Anhanguera Educacional como exigência para formação 5º semestre em Pedagogia, sob orientação da Educadora Valéria Gargano.

  1. Introdução

Ao visitarmos o Instituto Butantan, percebemos o quão valioso é para o aprendizado de crianças, jovens e adultos. O instituto tem uma variedade de lugares a serem visitados, onde o instituto bactericida é um dos lugares de maior prestigio , pois foi onde inicio a sua historia.

O instituto conta com uma área grande a ser observada, desde o Museu de Biologia, Museu Histórico, Museu de Microbiologia, ate o Reptiliário, Serpentário, Macacário, entre outros locais. E cada local proporciona experiências e aprendizados de diversas maneiras.

  1. O Instituto

O nome Butantan, segundo etimologistas, é originário do tupi e quer dizer "terra dura dura". Seu surgimento deveu-se a uma epidemia de peste bubônica no Porto de Santos, em 1899, levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico. Temerário que a doença atingisse a capital do Estado, o governo convocou o Instituto Bacteriológico para tentar resolver o problema. 

Entretanto, devido principalmente à expansão da cafeicultura, os trabalhadores rurais (na maior parte imigrantes) viam-se frequentemente submetidos a acidentes ofídicos. As serpentes venenosas transformavam-se em um grande problema que, juntamente com a peste bubônica, atentava contra o desenvolvimento paulista.

Além da produção de soros e vacinas, a pesquisa e a preocupação em divulgar amplamente a ciência e a atuação do Instituto sempre estiveram presentes em seu cotidiano.

  1. Transmitindo o conhecimento ao aluno.

A visita ao Instituto Butantã nos traz um leque de opções para a realização de uma aula diferente das que as crianças vivenciam em sala de aula.

Pensando em uma aula de Geografia para crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, é uma ótima oportunidade de mostrar e desenvolver conceitos de espaços e lugares de uma forma lúdica, portanto, divertida para as crianças.

Ao chegar ao Instituto Butantã cada aluno receberá um guia. Com esse guia em mãos as crianças realizarão uma caça ao conhecimento pelo Instituto, onde a professora informa o local onde vão visitar e eles vão acha-lo no mapa que está no guia, após identificar o lugar precisam juntos encontrar o lugar a ser visitado, como fossem um guia turístico.

        Todos os lugares visitados são importantes e extremamente interessantes, mas o foco dessa aula é o Museu Histórico, onde iram reconhecer o que lhe são mostrados nos livros de historia, onde poucos ou nenhum tiveram contatos com tais objetos, já que os mesmos vivem na era digital. Cada objeto, parede e pisos, são originários da época onde foram criados as primeiras vacinas, então ao chegarmos nesse ambiente será feito uma breve explicação pelo professor apontando ao aluno essas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com