TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  10/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.901 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Federal da Paraíba[pic 1][pic 2]

Centro de Educação

Departamento de Metodologia de Educação

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Supervisionado II

Professora: Dr. Maria Lúcia da Silva Nunes

Relatório do Estágio Supervisionado II

JULIANNE CORREIA DE FIGUEIREDO

João Pessoa/ Janeiro 2010


JULIANNE CORREIA DE FIGUEIREDO

Observação na sala do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Durmeval Trigueiro Mendes

[pic 3]

João Pessoa janeiro/2010


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................

4

Apresentação da escola ....................................................................................

6

RELATO DIA-A-DIA...........................................................................

8

1ª Observação: caracterização da sala .....................................................

8

2ª Observação: alunos.................................................................................

9

3ª Observação: professora..........................................................................

9

4ª Observação: as aulas de português.......................................................

10

5ª Observação: as aulas de matemática....................................................

11

CONCLUSÃO.........................................................................................

13

ANEXOS...................................................................................................

14


INTRODUÇÃO

Neste relatório objetiva-se em descrever nossa observação da sala em que fazemos estágio e a partir de então relatar as atividades desenvolvidas durante nossas idas à escola que observamos.

Da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Durmeval Trigueiro Mendes localizada no bairro do Cristo Redentor próximo ao mercado público, observei a sala do primeiro ano onde fazia estagio pela manhã mediante o projeto da prefeitura ao qual fazia parte, tendo por professora Idinadja Rodrigues, com cerca de 23 alunos matriculados mas que frequentam mesmo é em torno de 19 alunos.

Durante a disciplina de estágio I conhecemos a escola, que é o objetivo do mesmo, nos direcionando também a observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa – coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar, essa observação nos permitiu a coleta de informações extremamente importantes, para que pudéssemos elaborar nosso projeto de intervenção pedagógica – Docência/Regência – em sala de aula que será executado em alguma outra etapa do estágio.

O Estágio Supervisionado é a melhor maneira de proporcionar a nós alunos(as) da graduação em licenciatura a oportunidade para complementar nossa formação profissional, pois ele nos ajuda a entender, conhecer e refletir sobre nossa futura profissão, a conhecer como está a educação em nossas escolas de fato, o que é necessário para melhorá-la e o que fazer quando estiver na prática. Mesmo estando na escola diariamente, só após ter passado este período na instituição estagiando foi só através do estagio supervisionado que passei realmente a conhecer melhor a escola como num todo e a observá-la mais profundamente mediante ao que nos era exigido.

        Como sabemos o estágio supervisionado objetiva oportunizar ao aluno estagiário o conhecimento da prática pedagógica desenvolvida no campo de estágio, a partir da caracterização, contextualização e análise desta prática na escola e na sociedade e da vivência de experiências pedagógicas de docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, articuladas aos projetos educativos das escolas ou experiências de escolarização.

        É através dele que podemos tirar muitas de nossas dúvidas ao iniciar nossa vida acadêmica no curso de pedagogia, pois muitos de nós nunca tínhamos tido anteriormente contato com a sala de aula e ao atuar inicialmente como professores é normal que surjam inúmeros anseios e dúvidas quanto ao nosso futuro como profissionais, por isso é fundamental o estágio supervisionado para retirar muitas de nossas desconfianças com nós mesmos ao dirigir uma sala de aula sós. O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro e único contato do futuro educador com a realidade escolar antes de se inserir no mercado, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

        Contudo, podemos certificar que o conhecimento retirado da vivência na escola ou instituição de ensino é concreto, delimitado por circunstâncias espaços-temporais e socioeconômico-culturais. Por isso, o estágio ultrapassa a observação da atividade docente-discente e abrange toda a ação pedagógica, possibilitando a representação de um conteúdo amplo e desafiador.

O estágio não deve ser visto como “pólo prático” do curso, mas como uma aproximação à prática, na medida em que haja uma integração entre as disciplinas para que ocorra a discussão teórica da realidade escolar brasileira. (PIMENTA & GONÇALVES, 1990, p. 129).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (172.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com