TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 6

Java Script

      Foi denominada linguagem de script, pois esse é o termo que se usa para definir uma linguagem para estender um ambiente já construído, permitindo acesso às funcionalidades já existentes. (SILVA, 2010)

     Java Script é uma influente linguagem de programação utilizada para agregar interatividade a um site.

A linguagem Java Script foi inventada por Brendan Eich, da Netscape, e a primeira versão da linguagem denominada Java Script 1.0 foi introduzida no navegador Netscape 2.0 em 1996. Nesse mesmo ano, a Microsoft lançou sua versão com o nome JScript 1.0 e introduziu-a no então Internet Explorer3.0. Àquela época, em plena guerra dos navegadores, as diferentes implementações das funcionalidades da linguagem nos dois navegadores não seguiam um padrão unificado, causando um verdadeiro martírio para o desenvolvedor implantar scripts para servir ambos os navegadores. SILVA (2010)

      A linguagem Java Script foi desenvolvida para rodar no lado do cliente, ou seja, a interpretação e o funcionamento da linguagem dependem de funcionalidades hospedadas no navegador do usuário. Isso é possível porque existe um interpretador Java Script hospedado no navegador (SILVA, 2010). E mesmo sendo criada tendo como principal propósito, dinamizar os conteúdos, deparou-se com inúmeras mudanças no seu percurso, pois passou a ser segregada pelas empresas que, para atender suas singularidades, desenvolveram navegadores de internet.

     Visto como um “veículo” entra a página e o usuário, o Java Script é letrado, controlado e concretizado dentro do próprio navegador. Portanto, “Isso pode ser considerada uma vantagem, do ponto de vista de que a comunicação se torna mais rápida por estar do lado do cliente, e uma desvantagem, se pensarmos que o programador não consegue garantir segurança, já que a aplicação roda em um ambiente que o desenvolvedor não manipula’’ (MORRISON, 2008).

    Viabilizando a interação da página web em tempo real com os usuários, o Java Script em constante evolução, amplia cada vez mais o seu número de adeptos, tornando-se uma das linguagens essenciais da web, nos dias atuais. O Java script permite que o usuário possa interagir com a página. É uma linguagem que trabalha com eventos, podendo ser considerado um evento, entre outros, clicks do mouse, movimentos do mouse, uma tecla ser pressionada, etc. Também é orientada a objeto, o que entre outras coisas, traz mais organização, produtividade e desempenho para o programador (POWERS, 2008).

A linguagem de programação Java script permite ao desenvolvedor implementar diversos itens de alto nível de complexidade em páginas web, como animações, mapas, gráficos ou informações que se atualizam em intervalos de tempo padrão, por exemplo: Java script é a terceira camada do bolo de desenvolvimento web e front-end, junto com HTML, CSS e PHP. (ZAMPIERI,2018)

     Vista como umas das tecnologias mais populares, entre as webs modernas, o Java Script vem aumentando suas habilidades, trazendo uma nova dimensão de poder e criatividade para os sites. De acordo com Silva (2010), suporta caixas de diálogo padrão para comunicação e alertas para o usuário que navega na página. Permite manipular todas as tags do documento, modificando seus atributos, enquanto o navegador de Internet se encarrega de redesenhar tudo para o usuário que navega ver as modificações que o Java Script realiza na página.

                                    [pic 1]

                      Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript

Css (Cascating Style Sheets)

     Cascating Style Sheets (livremente traduzido como Folhas de Estilo em Cascata) é uma linguagem de formatação de conteúdo que define uma série de regras para definir como será a exibição de elementos da HTML. (DUCKETT, 2010)

     Visto que a HTML não integrava tags para a formatação de páginas, sendo preciso a escrita da marcação para o site, o processo tornou-se algo trabalhoso e de alto custo para os desenvolvedores, fazendo-se necessário o desenvolvimento do CSS, para complementá-la, no ano de 1996, pelo World Wide Web Concostium.

     Segundo, Murphy (2012), é uma linguagem de estilização que complementa o HTML. Ela serve para definir cores, alinhamentos, backgrounds, etc. Sua maior finalidade, é separar o estilo da página, de seu conteúdo, deixando assim, o código mais limpo e facilitando a sua manutenção e escrita.

     Seu principal desígnio é desagregar as configurações de exibição das marcações existentes na HTML, possibilitando um fácil entendimento e o reaproveitamento dos códigos. Dessa maneira, de acordo com Id (2010), foi criada permitindo o mais alto nível de separação dos códigos CSS em um arquivo separado do arquivo HTML em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com