TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.995 Palavras (24 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 24

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Educação Infantil.

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Educação Infantil.

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Kamila Dower Ronqui.

Tutor de sala: Lilían Arroyo da Rocha Pinheiro.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO................................................................04

3 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................11

4 PLANOS DE INTERVENÇÃO................................................................................12

4.1Introdução...................................................................................................12

4.2 Referencial Teórico....................................................................................13

4.3 Plano de aula – Intervenção na Educação Infantil ...................................15

4.4 Relato da aplicação do projeto .................................................................12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................20

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................22

1 INTRODUÇÃO

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. O estágio também serve para aproximar o academico da realidade escolar, onde o mesmo pode perceber os desafios que a futura profissão lhe oferecerá.

O presente relatório tem a intenção de documentar minha experiência de estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Creche Municipal de Educação Zilda Santos Souza, no segundo semestre de 2014, com o objetivo de verificar na pratica tudo que tenho aprendido na teoria, aprimorando meus conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre.

O relatório é composto de uma descrição do que observei e experiências vivenciadas durante meu estágio, como o plano de intervenção elaborado, que trabalhei os cinco sentidos, tema fundamental para essa fase, pois é quando a criança começa a descobrir o mundo e o seu próprio corpo. Esse processo se torna essencial na minha formação, pois é nesse momento, nesse contato com as crianças, com o ambiente e com as dificuldades do dia a dia, que vou descobrindo o quanto é maravilhoso esse processo, onde a aprendizagem parte de minimos detalhes, de coisas simples mas que transformam vidas. É impossível não se apaixonar por essa profissão, pois e gratificante observar e sentir na pele o amor que as crianças emanam para o professor, mesmo diante de todas as dificuldades da educação brasileira.

O relatorio é composto não apenas do processo de aprendizagem em sala, mas de observações de todo o ambiente escolar, onde busquei expor todas as experiências vividas nesse período encantador.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A creche Municipal de Educação Infantil Zilda Santos Souza é uma instituição pública, mantida por recursos da prefeitura municipal de Cerejeiras. De acordo com dados levantados, a instituição possui 28 anos de existência, sendo hoje uma das escolas mais procuradas por pais do municipio.

Os alunos são oriundos de diversas classes econômico-sociais, com estruturas familiares diversas. Há crianças com vulnerabilidade social, economica e emocional, no entanto, há também, crianças com boa estrutura familiar, emocional e financeira.

A creche municipal Zilda Santos Souza, mudou-se recentemente de prédio, localizando-se atualmente à Rua Minas Gerais, n° 1776, bairro Floresta, municipio de Cerejeiras – Rondonia. O local escolhido para a construção da escola foi de suma importancia para a comunidade, pois facilitou o deslocamento da população, por estar localizada em uma área relativamente calma, além de elevar o prestigio do bairro, que se encontrava até o momento sem nenhuma unidade de ensino.

A escola conta atualmente com cerca de 23 funcionarios, sendo:

• 01 (Uma) Gestora;

• 01 (Uma) Coordenadora Pedagógica

• 12 (Doze) Professoras;

• 06 (Seis) Zeladoras e merendeiras;

• 01 (Um) vigia diurno;

• 02 (Dois) vigias noturnos.

Atualmente a Creche atende sua clientela no período das 6h e 30 min ás 17h e 30 min, sendo assim distribuido : matutino 06:30 horas ás 11:30, vespertino 12:30 ás 17:30 horas e integral das 6:30 ás 17:30 horas, de segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com