TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUDAMENTAL.

A sala de aula

        

O estágio referente ao Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, no período de 27/02/2012 a 17/04/2012, num total de 108 horas, conforme registrado na planilha de controle de horas de estágio, devidamente assinada pelo profissional responsável e vai descrito a seguir.

Durante o período acompanhei as professoras Sônia Regina de Camargo- portadora do RG 13.191-551-4.1ºano A, Maria Hilário Catarino RG 3.836.840 e Rosana Nunes Martins RG 10.915.637.

As professoras Sônia, Rosana e Maria Hilário tem uma metodologia construtivista, esta sempre aguçando o interesse dos alunos, buscando estratégia para transferir o conteúdo de forma significativa.

           As docentes tem uma rotina flexível, abordando os assuntos de maneira diversificada envolvendo a turma nos conteúdos propostos.

As professoras passam os conteúdos na lousa explica a atividade a ser feita e da autonomia para os alunos realizarem as atividades e quando aplica atividades em folha, é o mesmo procedimento.

Aspecto físico e interação aluno-aluno

     As salas nas quais foram observadas por mim possuem em média 35 alunos e o espaço comportam esse número de alunos. A capacidade é para no máximo 40 alunos.

Nas aulas a professoras são dedicadas e se preocupam com o aprendizado dos seus alunos. Normalmente os alunos sempre estão calmos e os dias que eles aparecem alterados a professora logo tenta reverter o comportamento através de brincadeiras rápidas em sala de aula e uma dela é a forca.

Observações a respeito da aula e do desenvolvimento do aluno

        

As aulas que acompanhei, todas foram maravilhosa, então dento da visão construtivista.

Os alunos demonstram interesse nos conteúdos, pois os mesmo são apresentados de forma lúdica, propiciando um entendimento maior, contribuído para aprendizagem.

A aula de português foi uma das aulas que mais gostei, os conteúdos e as estratégias são pensados no desenvolvimento do aluno.

Teve uma aula de português que a professora trabalhou Estrutura de frase/ Antônimos com objetivo dos alunos assimilarem palavras com sentidos contrario leitura e interpretação do texto.

As professoras fazem a leitura da apostila, em seguida trouxe uma explicação sobre o texto.

Em seguida os alunos copiaram uma historia e uma grande quantidade de exercício para em seguida fazer o antônimo das palavras.

As atividades foram feitas com auxilio da professora. Em nenhum ela passou a resposta.

Os alunos responderam em grupos as frases destacadas. Todos os alunos conseguiram alcançar o objetivo da professora nesta atividade que é levar o aluno a refletir sobre aspectos da língua e da linguagem relevantes tanto para o desenvolvimento oral e escrito quanto para capacidade de analise de fatos da língua e da linguagem. Por isso os conteúdos mais trabalhados nas aulas são os exercícios.

Durante esse processo de estagio a professora trabalhou todos os assuntos de forma que permita a compreensão e participação dos alunos.

Como as aulas de matemática ela trabalha o tema de forma ampla, dialogando bastante com a sala o uso dos numerais no cotidiano, explicado com paciência, a forma na qual ela explica é clara e objetiva.

As demais matérias  também são  trabalhada de forma lúdica e significativa.

Observei que cada professora tem a sua estratégia para prender atenção dos alunos enquanto ela explica as atividades propostas.

As aulas são muito criativas e prazerosas, elas conseguem transmitir o conteúdo de maneira significativa, tem uma paciência incrível, demonstra gostar muito da profissão.

As aulas são dinâmicas, ou seja, a professora trás as atividades fazendo relações com cotidiano dos alunos.

Avaliação do professor

As professoras mantém a atenção dos alunos enquanto ela explica, os alunos dispõem de uma atenção especial, principalmente aqueles alunos que tem dificuldade.

As professoras tem uma avaliação continua, pois acredito que observando o desenvolvimento dos alunos diariamente a cada atividade proposta e com a sondagem, ela consegue identificar melhor as dificuldades de cada um, os aspectos: sociais, emocionais, físicos e cognitivos e com o portfólio de cada aluno.

Organização das atividades (principalmente as atividades de linguagem)

A professora interage com todos, para que eles possam se sentir acolhidos e se expressem espontaneamente nas atividades.

 Observei que as professoras envolve os alunos no mundo da escrita, utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita).  Procurando desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, identificando diferentes expressões por meio da participação criando situações em que a escrita e a leitura adquiram significados, ao processo de compreensão das relações entre a oralidade e a escrita e compreensão do sistema alfabético a uma melhor compreensão e produções de textos escritos. Na leitura uma  das professora dramatizou as falas da personagem, focando nas expressões. Na atividade realizada no caderno, ela explicou e ensinou como recortar diferentes expressões com as mãos. Em um segundo momento percebeu que a professora promove pistas significativas para a compreensão do sistema alfabético, como DVD, leitura, Dramatização e apostilas. A maneira que a professora Sônia desenvolve as atividades de leitura e escrita considerou excelentes as demonstrações e explicações, colocações, justificativas e questionamentos aplicados pela professora foram fundamentais no processo de aprendizagem, promovendo situações que incentivaram a troca entre os alunos e o acesso a diferentes fontes de conhecimento da linguagem. Observei que a forma de organização do espaço e os portadores de escrita tornam-se essenciais. Portanto, as hipóteses que as crianças constroem a respeito da escrita são influenciadas pela qualidade do material disponível. Neste sentido, saliento que, além de promover atividades que despertem o desejo dos alunos para a compreensão da escrita alfabética, é importante o professor estar atento quanto à ação motivadora, valorizando a construção do aluno, expressando seus avanços e estimulando os alunos a investigar e a enfrentar os desafios de aprender um sistema de escrita com segurança. Momentos de atendimento individuais, ou seja, uma interação professor-aluno é imprescindível para a construção da linguagem escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com