TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio em Gestão

Por:   •  16/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE PEDAGOGIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II

KAROLINE CUNHA CANTANHEDE

RELATÓRIO

ESTÁGIO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

São Luís

2015

KAROLINE CUNHA CANTANHEDE

RELATÓRIO

ESTÁGIO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Relatório acerca dos Dados coletados na Unidade de Educação Básica Elizabeth Fecury, elaborado para obtenção de nota da disciplina Estágio em Gestão e Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, orientado pela Professora Drª Piedade.

São Luís

2015

A Deus, o nosso ajudador. Às nossas famílias e amigos.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por nos conceder disposição e condições de realizar este estágio; por podermos colaborar e trazer informações que, certamente, servirão como resolução de problemas.

À nossa professora, Drª Maria da Piedade Oliveira Araujo pela compreensão, apoio e incentivo.

À Diretora e à coordenadora da escola, por nos receber cordialmente; por demonstrarem interesse e apoio ao nosso trabalho.

À todas as professoras da escola, pela dedicação, esforço e participação.

A todos que contribuíram com o desenvolvimento deste trabalho.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................05

3 REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS AO ESTÁGIO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL...............................................................................................06

4 INVESTIGAÇÃO DA GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR........................06

4.1 Caracterização do Campo de Estágio.....................................................07

4.2 O Processo de Observação Participante................................................08

5 ANALISE DAS ENTREVISTAS.....................................................................09

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................13

   REFERÊNCIAS..............................................................................................14

   ANEXOS........................................................................................................15

   

  1. INTRODUÇÃO

O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional. Ao menos do ponto de vista institucional, é a partir da conclusão deste estágio, que estarei apta a exercer a gestão de instituições escolares.

O objetivo deste trabalho é de socializar as observações, experiências, vivências e práticas do Estágio em Gestão e Organização da educação Infantil e do Ensino Fundamental, realizado na UEB (Unidade de Educação Básica) Elizabeth Fecury, localizada no bairro da Vila Isabel. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos assumidos, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer cada passo desse processo, manifestando também o modo de compreender a experiência desse estágio voltado para a gestão escolar.

Acredito que a formação do gestor certamente não se limita às teorias estudadas na universidade e tampouco encontra suas “diretrizes últimas” a partir das experiências vivenciadas durante a curta experiência desse estágio. É um processo contínuo e, como tal, requer um esforço constante de auto-revisão, na medida em que se deve questionar constantemente a respeito de nossas práticas e nossos modos de compreender a gestão. E, sob essa perspectiva, penso o estágio como uma, entre tantas oportunidades que surgem para me desenvolver como gestora.

Na primeira parte do trabalho irei fazer uma breve fundamentação teórica sobre o que vem ser e como deve ser a gestão escolar das instituições de educação infantil e ensino fundamental. Posteriormente, iniciarei a discussão sobre como foi pensado e organizado o estagio em gestão desde a sala de aula até o primeiro contato com o ambiente escolar, a gestora e os demais sujeitos presentes na instituição com quem convivi até o final deste estagio. Após descreverei como se deu a observação dentro do campo de estagio e caracterizarei o mesmo. Na terceira parte irei apresentar os resultados obtidos através de entrevistas aplicadas com a gestora, duas professoras e uma funcionária e finalmente uma breve conclusão sobre as reflexões feitas durante todo o decorrer do estagio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares.

Enquanto lei complementar da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino. Em cumprimento ao art. 214 da Constituição Federal, ela dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE (art. 9º), resguardando os princípios constitucionais e, inclusive, de gestão democrática.

Apesar da superficialidade com que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trata da questão da gestão da educação, ao determinar os princípios que devem reger o ensino, indica que um deles é a gestão democrática. Mais adiante (art. 14), a referida lei define que os sistemas de ensino devem estabelecer normas para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas de educação básica e que essas normas devem, primeiro, estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema e, segundo, garantir a “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”, além da “participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com