TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  1/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

UNIUBE[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ANA CLÁUDIA DE PAULA AMARAL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES

2014

UNIUBE[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ANA CLÁUDIA DE PAULA AMARAL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da conclusão do Estágio supervisionado do curso de Pedagogia referente a VI etapa.

BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES

2014

INTRODUÇÃO

O estágio nos anos iniciais do ensino fundamental I realizou-se na Escola Municipal Luciene Matos Ferreira, localizada no Município de Barra de São Francisco.

O estágio teve como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, convivam com os alunos, professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegrias, realizações. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologia disponíveis. Esse período de estágio foi de grande proveito para o meu enriquecimento profissional e uma valiosa oportunidade de contribuir para a melhoria de uma Educação de qualidade.

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

       Nota-se que no cotidiano escolar no Ensino Fundamental l tanto o PPP quanto o RCNEI estão presentes na prática pedagógica. A escola oferece duas etapas da Educação Básica. Durante o período de observação percebi que as professoras trabalham sempre com roda de conversa, sendo que sobre esta atividade o RCNEI (2002) diz que “a participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências” (ECNEI vol.3, 2002, p.138).

       Ao observar a sala de aula  na Escola Municipal Luciene Matos Ferreira, pude constatar que a relação pedagógica interativa entre professor-aluno/aluno proporciona um clima de confiança e segurança entre os sujeitos da educação, facilitando a aprendizagem, promovendo, no processo de ensino/aprendizagem uma inter-relação dialógica de respeito, amizade, valorização, estímulo e participação. O professor como mediador do conhecimento, procura trabalhar de forma que asseguram vínculos de significação e de sentido entre o aluno e o conteúdo escolar. Utiliza para essa medicação, recursos didáticos e metodológicos de ensinos que propiciem a participação dos discentes e a problematizarão frente às questões do cotidiano. A sala de aula é organizada de acordo com o plano de aula, a sala é bem decorada com alfabeto e numeral, com calendário e chamadinha. O quadro branco fixado na parede e a mesa do professor de frente com os alunos, facilitando o trabalho em grupo. Os alunos sentam em fila cadeiras individuais quando a professora pede sentam em grupo ou em duplas.

      Sabe-se que a sala de aula é um espaço de iteração entre pessoas, professor e alunos entre si, cada qual com sua forma própria de percepção e de conhecimento da realidade. Essa percepção da relação pedagógica professor – aluno – conhecimento, exige, por sua vez, uma ação centrada no diálogo permitindo o envolvimento ativo do aluno no processo enquanto sujeito de sua própria aprendizagem e, portanto, capaz de “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver bem com os outros e aprender a ser”. O registro da reflexão sobre a prática constitui-se como instrumento indispensável à construção desse sujeito criador, desejante e autor de seu próprio sonho. O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é história, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste. Quando o professor entra em uma sala de aula, muitos são os desafios que se apresentam a ele.  É com esse espírito que deverá assumir o seu cotidiano profissional. Cada aula será sempre um novo desafio, pois a dinâmica desse cotidiano é enriquecedora. Portanto, uma sala de aula cada dia será diferente da padronizadas que congelam as multiplicidades de situações em que a relação professor/aluno e área, tornam-se um grande desafio.

     No Ensino Fundamental o plano de aula tem que ser flexível, aberto as mudanças.

     Aprender a conhecer que pressupõe saber selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, com espírito investigativo e visão crítica, ou seja, ser capaz de aprender ao longo de toda a vida. Aprender a fazer é o mesmo que desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo. Aprender a viver com os outros, que consiste em desenvolver a compreensão do outro, fortalecendo sua identidade e respeitando a dos outros, valores de pluralidade, de compreensão mútua e de busca de paz.

       O planejamento e a avaliação devem estar sempre presentes e fazer parte da rotina de professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O planejamento adequado deve ter definido o que deseja executar, como e para que. Assim, será possível uma avaliação mais satisfatória, deixando claro ao professor e ao aluno toda a trajetória do trabalho. Dessa forma, é possível reparar os erros, reconstruir a aprendizagem e recomeçar para atingir o objetivo final com êxito. Considerando a realidade e a capacidade do aluno, adequando-se à faixa etária do público-alvo. Com um planejamento estruturado e uma mediação adequada, o professor será capaz de realizar uma avaliação condizente com a proposta inicial. Portanto o processo avaliativo que o professor fará no Ensino Fundamental deve ter como objetivo o acompanhamento do desenvolvimento do aluno para que possa seguir com segurança e sabendo o que está fazendo e aonde quer chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com